Os pés são provavelmente a parte do corpo que os ciclistas mais se queixam. A estrutura do pé é particularmente complexa e não está preparada para certos requisitos. Não nos devemos esquecer que devido à evolução do ser humano durante milhões de anos, o pé está "desenhado" para caminhar ou correr, não para pedalar.
Quando pedalamos, estamos a pressionar o metatarso de forma mais ou menos constante. Por outro lado, quando caminhamos o apoio principal é feito sobretudo pelo calcanhar e é precisamente esta a origem de muitos dos problemas, como adormecimento e dor na planta do pé.
Se, por exemplo, mudaste de sapatos e agora notas que um dos teus pés adormece (ou eventualmente ambos os pés), o mais provável é que os sapatos novos sejam demasiado estreitos para ti. O fator número um do adormecimento dos dedos do pé é a compressão nervosa em qualquer ponto do pé. Normalmente, é uma pressão lateral produzida pelo formato do sapato.
Quando a largura é a correta, devemos ter uma sensação de total liberdade no pé, em especial na zona dos dedos. Se sentimos alguma pressão, provavelmente temos de comprar um ou dois números acima.
Mesmo assim, continuamos a ver casos de ciclistas que mesmo usando sapatos com a largura adequada, continuam a sofrer este tipo de adormecimentos. Nestes casos, recuar o cleat ao máximo pode melhorar os sintomas. Deixamos aqui um conselho, caso optes por recuar os cleats: para manter a mesma extensão da perna quando estiveres a pedalar, baixa o selim na mesma proporção (ou seja, os mesmos milímetros que recuaste o cleat no sapato). Em alguns casos, a solução passa por perfurar a sola do sapato e colocar os cleats na parte do meio.
Às vezes, o problema é causado porque a pressão na região do metatarso é excessiva porque o arco do pé mal repousa sobre a planta do pé. Nestes casos, uma palmilha que dê mais suporte ao arco plantar pode ser a melhor solução. Outra possível causa, embora menos provável, é pisares o pedal mais com a parte externa do pé do que com a parte central. Isto pode ser corrigido, separando um pouco os pés dos cranques, ou seja, pedalando com os pés mais separados da bicicleta. Uma cunha interna pode ajudar a resolver este problema.
CONSELHOS FINAIS
Se encontraste uma marca de sapatos que nunca te deu problemas, não mudes de marca. E se depois de seguires estes conselhos continuares a ter dor, desconforto ou adormecimento nos pés, consulta um especialista desportivo que tenha experiência com ciclistas.