Embora a incidência de dormência nas mãos seja elevada, nem sempre sabemos exatamente quais são as causas. Por esta razão, vamos rever as razões pelas quais podes ter este desconforto que te faz perder a sensação de contacto com o guiador, manetes dos travões, mas também com as mudanças ou o comando do espigão telescópico.
1 - A POSIÇÃO NA BICICLETA
O primeiro fator que pode causar dormência é uma posição na bicicleta que coloca uma elevada percentagem de peso nas mãos e no guiador. Esta situação ocorre quando utilizamos um avanço demasiado longo e/ou demasiado inclinado no sentido negativo (invertido) e, consequentemente, um guiador demasiado baixo e afastado do tronco. Isto obriga-nos a colocar o tronco muito para a frente, o que aumenta o peso que recai sobre as mãos. Esta tensão excessiva nesta região anatómica pode provocar uma compressão de um dos nervos que passam pelo punho e pela mão, que são o nervo radial, o nervo ulnar e o nervo mediano. Qualquer um destes nervos pode ser comprimido ao passar pelo pulso ou pelas suas terminações na mão se estas estruturas estiverem sob demasiada tensão. Em todo o caso, estamos a falar de uma pressão elevada apenas na zona de apoio do guiador, das mãos e dos pulsos.
2 - NERVO COMPRIMIDO
Por vezes, mesmo que tenhamos tudo bem ajustado na bicicleta, também podemos sofrer de dormência nas mãos. Neste caso, a dormência ocorre devido à compressão de um nervo cujas terminações alimentam também a mão ou os dedos. Esta compressão do nervo ocorre geralmente num ponto mais elevado do pulso. No antebraço, por exemplo, na parte superior do braço ou mesmo a nível cervical. Neste sentido, existem situações como a síndrome do túnel cárpico, por exemplo, que é causada por uma pressão excessiva no interior do canal por onde passam os tendões dos dedos e o nervo mediano. Da mesma forma, devido à compressão dos diferentes canais por onde passam os nervos, alguns deles podem ficar sob pressão e causar-nos a perda de sensibilidade nas mãos.
3 - MÁ CIRCULAÇÃO
Outra razão pela qual podemos perder a sensibilidade nas mãos quando andamos de bicicleta é a falta de irrigação sanguínea. Neste caso, a causa é a compressão dos vasos sanguíneos. Os ciclistas que já têm problemas de circulação nos membros, como os braços ou as mãos, antes de andarem de bicicleta, são mais propensos a sentir dormência. É evidente que os ciclistas mais velhos podem ter uma maior incidência, uma vez que sofrem uma maior restrição de fluxo à medida que os anos passam.
COMO EVITAR ESSA DORMÊNCIA
Para evitar ou reduzir o risco de sofrer de dormência nas mãos, em primeiro lugar, devemos verificar a posição na bicicleta. Provavelmente devemos aumentar a altura do guiador ou reduzir o comprimento do avanço. Para reduzir a pressão sobre as mãos, se for esse o motivo, podemos também utilizar luvas com melhor acolchoamento na palma ou utilizar punhos mais macios, como os de silicone ou de espuma.
DICAS PRÁTICAS:
a) Sentado e apoiado numa mesa, com a outra mão apoiada nos dedos, mobiliza o nervo ulnar esticando e fletindo o cotovelo. Faz 10 repetições e 5 segundos de manutenção da posição.
b) Sentado numa cadeira, coloca o braço a 90° do corpo. Estica o cotovelo para cima, como se estivesses a empurrar o teto com a palma da mão. Repete 10 vezes e mantem a posição durante 5 segundos.