Para substituir os pneus não precisas de tirar um Doutoramento. É um processo relativamente simples e rápido, mas há algumas partes que exigem um pouco de jeito (e alguma prática).
Se ainda não estás familiarizado com o processo, segue as nossas dicas e verás que afinal não é assim tão complicado. Neste pequeno vídeo resumimos os principais passos e logo em baixo neste mesmo artigo detalhamos passo a passo tudo o que tens de fazer com fotos e explicação das ferramentas utilizadas.
VÊ AQUI O VÍDEO
FERRAMENTAS

- Pneu novo. Antes de comprar confirma se é tubeless ready e se tem as dimensões e características que pretendes
- Líquido selante. Opta por um que não possua amoníaco ou outras substâncias nocivas para o meio ambiente. Além disso, há alguns selantes com produtos químicos que danificam os orings das válvulas e entopem-nas. Lê os nossos testes para teres a certeza de que não compras gato por lebre.
- Aplicador de líquido selante. Algumas marcas oferecem uma seringa de aplicação ou uma embalagem como esta.
- Desmonta. Opta sempre por um de plástico para não danificar o aro. Além disso, quanto maior for o desmonta, mais alavanca terás, facilitando todo o processo. Acredita que faz toda a diferença.
- Chave sextavada. Para retirar o eixo da roda.
- Extrator de válvula. Para poderes inserir o líquido selante.
- Chave dinamométrica. Para reapertar o eixo passante com o binário adequado.
- Válvula. Só precisarás de uma nova se a tua já estiver entupida, demasiado suja ou com a pipeta torta.
PASSO A PASSO:

PASSO 1: Usa a chave sextavada para desapertar o eixo da roda. Obviamente deves usar a chave correspondente à tua roda.

PASSO 2: Retira a tampa da válvula e guarda num local visível.

PASSO 3: Desaperta a pipeta, esvaziando o pneu na totalidade.

PASSO 4: Apoia o pneu numa bancada e começa a empurrar com os dedos polegares no pneu, para "descolar" a lateral.

PASSO 5: Usa o desmonta para puxares para fora uma das laterais.

PASSO 6: Aproveita para puxares com o desmonta o restante pneu para fora do aro, fazendo um movimento circular.

PASSO 7: Agora que uma das laterais está exposta, o líquido selante que está no interior do pneu ficará visível. Usa papel absorvente ou deita esse líquido numa embalagem, mas não o reutilizes.

PASSO 8: Para retirar a outra lateral do pneu do aro, empurra com os polegares (como se vê na imagem).

PASSO 9: Caso o pneu não saia facilmente, usa o desmonta.

PASSO 10: Como vês nesta imagem, deves passar com o desmonta pelas duas laterais para facilitar o processo. O desmonta deve ser grande para facilitar esta tarefa.

PASSO 11: Agora aproveita para limpar bem o aro e retirar resíduos de selante que tenham ficado incrustados. Usa um produto de limpeza próprio caso a sujidade não saia facilmente.

PASSO 12: Depois de o aro estar bem limpo, tira o pneu da caixa e verifica qual é o sentido de rotação.

PASSO 13: Começa pela parte superior, fazendo entrar um dos lados do pneu no aro.

PASSO 14: A extremidade inferior dá mais luta. Com os dedos polegares vai fazendo força para baixo até o pneu entrar.

PASSO 15: Agora começa a encaixar o outro lado do pneu. Começa também por cima.

PASSO 16: Depois, retira a válvula com a chave própria.

PASSO 17: Usa uma bomba com reservatório própria para tubeless ou, se tiveres, um compressor.

PASSO 18: O ideal é colocar cerca de 4 Bar (60 psi) para que o pneu entre bem nas laterais do aro. Vais escutar uns barulhos, mas isso é normal, indica que o pneu está a "ir ao sítio".

PASSO 19: Cuidado ao retirar a bomba, dado que o ar vai sair com pressão. Isso é perfeitamente normal. Agora coloca a quantidade recomendada de selante na embalagem ou seringa.

PASSO 20: Vira a roda para baixo, de modo a teres acesso à válvula e insere o líquido com o aplicador.

PASSO 21: Insere a cabeça da válvula e aperta com a chave apropriada. Não faças demasiada força, caso contrário será difícil desapertar novamente.

PASSO 22: Volta a encher o pneu, desta vez com a pressão recomendada pelo fabricante.

PASSO 23: Aperta a pipeta e coloca a tampa.

PASSO 24: Insere a roda na bicicleta e introduz o eixo passante.

PASSO 25: Aperta ligeiramente com a chave sextavada.

PASSO 26: Agora com a chave dinamométrica aperta com o binário indicado na extremidade do eixo passante.

PASSO 27: Confirma se tudo está alinhado (disco, roda, etc).

PASSO 28: Faz a roda girar várias vezes para espalhar o líquido selante por todo o pneu e para confirmar se não ficou algo mal montado.
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