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MECÂNICA: como substituir os pneus tubeless

Está na hora de substituir os teus pneus? Não sabes como é que se faz, mas gostarias? Nós damos uma ajuda, explicando todos os passos.

Carlos Pinto

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Para substituir os pneus não precisas de tirar um Doutoramento. É um processo relativamente simples e rápido, mas há algumas partes que exigem um pouco de jeito (e alguma prática).

Se ainda não estás familiarizado com o processo, segue as nossas dicas e verás que afinal não é assim tão complicado. Neste pequeno vídeo resumimos os principais passos e logo em baixo neste mesmo artigo detalhamos passo a passo tudo o que tens de fazer com fotos e explicação das ferramentas utilizadas.

VÊ AQUI O VÍDEO

 

 

FERRAMENTAS

ferramentas
 
  1. Pneu novo. Antes de comprar confirma se é tubeless ready e se tem as dimensões e características que pretendes
  2. Líquido selante. Opta por um que não possua amoníaco ou outras substâncias nocivas para o meio ambiente. Além disso, há alguns selantes com produtos químicos que danificam os orings das válvulas e entopem-nas. Lê os nossos testes para teres a certeza de que não compras gato por lebre.
  3. Aplicador de líquido selante. Algumas marcas oferecem uma seringa de aplicação ou uma embalagem como esta.
  4. Desmonta. Opta sempre por um de plástico para não danificar o aro. Além disso, quanto maior for o desmonta, mais alavanca terás, facilitando todo o processo. Acredita que faz toda a diferença. 
  5. Chave sextavada. Para retirar o eixo da roda.
  6. Extrator de válvula. Para poderes inserir o líquido selante.
  7. Chave dinamométrica. Para reapertar o eixo passante com o binário adequado. 
  8. Válvula. Só precisarás de uma nova se a tua já estiver entupida, demasiado suja ou com a pipeta torta.

PASSO A PASSO:

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PASSO 1: Usa a chave sextavada para desapertar o eixo da roda. Obviamente deves usar a chave correspondente à tua roda. 

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PASSO 2: Retira a tampa da válvula e guarda num local visível. 

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PASSO 3: Desaperta a pipeta, esvaziando o pneu na totalidade.

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PASSO 4: Apoia o pneu numa bancada e começa a empurrar com os dedos polegares no pneu, para "descolar" a lateral.

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PASSO 5: Usa o desmonta para puxares para fora uma das laterais.

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PASSO 6: Aproveita para puxares com o desmonta o restante pneu para fora do aro, fazendo um movimento circular.

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PASSO 7: Agora que uma das laterais está exposta, o líquido selante que está no interior do pneu ficará visível. Usa papel absorvente ou deita esse líquido numa embalagem, mas não o reutilizes. 

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PASSO 8: Para retirar a outra lateral do pneu do aro, empurra com os polegares (como se vê na imagem). 

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PASSO 9: Caso o pneu não saia facilmente, usa o desmonta.

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PASSO 10: Como vês nesta imagem, deves passar com o desmonta pelas duas laterais para facilitar o processo. O desmonta deve ser grande para facilitar esta tarefa.

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PASSO 11: Agora aproveita para limpar bem o aro e retirar resíduos de selante que tenham ficado incrustados. Usa um produto de limpeza próprio caso a sujidade não saia facilmente.

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PASSO 12: Depois de o aro estar bem limpo, tira o pneu da caixa e verifica qual é o sentido de rotação. 

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PASSO 13: Começa pela parte superior, fazendo entrar um dos lados do pneu no aro. 

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PASSO 14: A extremidade inferior dá mais luta. Com os dedos polegares vai fazendo força para baixo até o pneu entrar.

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PASSO 15: Agora começa a encaixar o outro lado do pneu. Começa também por cima.

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PASSO 16: Depois, retira a válvula com a chave própria. 

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PASSO 17: Usa uma bomba com reservatório própria para tubeless ou, se tiveres, um compressor. 

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PASSO 18: O ideal é colocar cerca de 4 Bar (60 psi) para que o pneu entre bem nas laterais do aro. Vais escutar uns barulhos, mas isso é normal, indica que o pneu está a "ir ao sítio". 

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PASSO 19: Cuidado ao retirar a bomba, dado que o ar vai sair com pressão. Isso é perfeitamente normal. Agora coloca a quantidade recomendada de selante na embalagem ou seringa.

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PASSO 20: Vira a roda para baixo, de modo a teres acesso à válvula e insere o líquido com o aplicador. 

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PASSO 21: Insere a cabeça da válvula e aperta com a chave apropriada. Não faças demasiada força, caso contrário será difícil desapertar novamente.

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PASSO 22: Volta a encher o pneu, desta vez com a pressão recomendada pelo fabricante.

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PASSO 23: Aperta a pipeta e coloca a tampa. 

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PASSO 24: Insere a roda na bicicleta e introduz o eixo passante.

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PASSO 25: Aperta ligeiramente com a chave sextavada.

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PASSO 26: Agora com a chave dinamométrica aperta com o binário indicado na extremidade do eixo passante. 

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PASSO 27: Confirma se tudo está alinhado (disco, roda, etc).

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PASSO 28: Faz a roda girar várias vezes para espalhar o líquido selante por todo o pneu e para confirmar se não ficou algo mal montado. 


AGRADECIMENTO

Contámos com a preciosa ajuda do Luís Mories da loja Bike Fix, um Shimano Service Center totalmente equipado com todas as ferramentas necessárias para qualquer eventualidade. Além de serviço de mecânica, têm Bike Fit e aluguer de bicicletas e malas de transporte. 

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