Não há mistério: a durabilidade requer uma manutenção completa e regular. Os pedais de encaixe podem durar uma eternidade, sendo provavelmente um dos componentes que duram mais tempo, mas requerem cuidados mínimos, tais como lubrificação externa e interna e a correção imediata de qualquer folga. Nestes pedais Shimano com eixo tipo "cartucho", que tem esferas e cones, o ajuste é feito como nos eixos tradicionais, aproximando o cone e fixando-o com a porca. Existem outras marcas no mercado que utilizam rolamentos ajustáveis, mas são muito raras.
Em vez disso, a maioria baseia-se no conceito aqui representado pela Time: um rolamento selado sem qualquer ajuste na extremidade do eixo e um casquilho de fricção perto do cranque. Em pedais deste tipo, a lubrificação frequente é crucial para não desgastar o casquilho de fricção. A folga indica que a massa foi esgotada (simplesmente pelo uso, ou por lavagem) e deve ser substituída, uma vez que a própria massa ocupa um espaço entre o eixo e o casquilho e corrige a folga. Vamos ver como se faz.
FERRAMENTAS
- Chave inglesa. Dependendo do modelo de pedal podes precisar de um tamanho ou do outro.
- Chaves de bocas. Em diferentes tamanhos. Para estes Shimano utilizámos 7, 10, 11 e 15 mm.
- Alicate de pontas. Necessário para os pedais Time em que trabalhamos, em outros pedais pode ser necessária uma chave Allen ou uma chave de fendas.
- Extrator Shimano. Indispensável para remover o eixo de alguns pedais Shimano.
PASSO A PASSO - PEDAIS SHIMANO
PASSO 1> Usa o extrator Shimano para soltar a porca de plástico que fixa o eixo. Deve sair à mão, mas podes usar um torno ou uma chave de 36 mm. Desaperta seguindo o sentido indicado.
PASSO 2> Com o pedal extraído, o eixo e os rolamentos ficam visíveis. Como vamos aproveitar a oportunidade para limpar e lubrificar, vamos começar por desmontar os rolamentos, soltando a porca que fixa o cone.
PASSO 3> O cone, que é a pista sobre a qual as esferas rodam, é removido à mão. Tem cuidado com as esferas, de modo a não perderes nenhuma. Faz uma verificação visual da pista do cone para descartar qualquer dano.
PASSO 4> O corpo do pedal repousa sobre este cilindro para rodar. Nas suas extremidades estão os dois rolamentos de esferas. Cuidadosamente, puxa-o para longe do eixo.
PASSO 5> Coloca todas as esferas num pedaço de papel para as limpar. A melhor maneira de o fazer é dobrar o papel sobre elas e enrolá-las entre as duas camadas de papel. Toma nota: neste caso, há 12 esferas em cada linha.
PASSO 6> Limpa cuidadosamente o resto dos elementos: eixo, casquilhos, cones, roscas, a porca de plástico que fixa o eixo... Inspeciona as pistas onde as esferas rodam, se encontrares canais ou ranhuras, a rotação suave já não é garantida.
PASSO 7> Inicia a montagem das peças. Aplica alguma massa lubrificante de rolamento e "cola" a primeira fila de esferas. Para o fazer, podes usar uma fita embebida em massa.
PASSO 8> Insere o casquilho, certificando-te de que a linha inferior de esferas está bem suportada entre o casquilho e a pista do eixo. Depois lubrifica a parte superior e insere as esferas restantes.
PASSO 9> Enrosca no cone, com a pista virada para as esferas e a porca. Introduz o cone até que a folga entre o casquilho e o eixo seja eliminada. Nesta altura, enquanto seguras o cone, fixa a posição apertando a porca.
PASSO 10> Aplica massa externamente no eixo e na porca de plástico, e monta tudo para fechar o pedal. Como podes ver, o extrator Shimano é feito de plástico, o que significa que só precisas de o apertar levemente. Verifica a rotação.
PASSO A PASSO - PEDAIS TIME
PASSO 1> Muitas marcas partilham o sistema de eixos da Time (CrankBrothers, Bontrager, Exustar, HT,... ). Neles encontrarás uma tampa exterior que dá acesso à desmontagem do eixo. Remove-a com um alicate.
PASSO 12> Debaixo da tampa encontrarás uma porca roscada até à extremidade do eixo. Terás de a desapertar com a chave apropriada. Sob a porca está um rolamento selado sem manutenção. Se tiver folga, precisa de ser substituído.
PASSO 13> Uma vez removido o eixo, olha para o interior do orifício do pedal. Aí podemos ver o casquilho de fricção, que gira diretamente sobre o eixo do pedal. Verifica o desgaste. Se estiver bem lubrificado, durará anos.
PASSO 14> Limpa bem o eixo, prestando especial atenção à pista sobre a qual desliza o casquilho de fricção, que se pode identificar porque tem um polimento mais fino para reduzir o atrito.
PASSO 15> Lubrifica o eixo com massa lubrificante de Teflon. A massa lubrificante criará uma película fina entre o eixo e o casquilho, o que deverá eliminar completamente a folga. Se a folga persistir é porque um dos elementos está demasiado gasto.
PASSO 16> Volta a montar o pedal em ordem inversa, terminando com a tampa exterior de plástico. Debaixo desta tampa, adiciona um pouco de massa, que pode atuar como uma barreira extra contra a entrada de humidade.