FERRAMENTAS
Para substituir as pastilhas e discos, bem como para reajustar a posição das manetes de travão precisamos de:
- Paquímetro. Serve para comprovar o desgaste das pastilhas e dos discos. Só assim saberemos se está na altura de os substituir.
- Chaves Allen. Para desmontar as pastilhas e ajustar a posição das manetes de travão.
- Chave Torx. Os parafusos dos discos são sempre T25.
- Chave dinamométrica. Serve para apertar com o binário adequado.
- Chave de fendas. Serve para modificar o tato dos travões Shimano.
- Pastilhas. Existem várias opções no mercado. A Galfer comercializa diferentes compostos, portanto é uma marca a valorizar.
- Discos. Tal como acontece nas pastilhas, há inúmeras opções. Estes Galfer Disc Wave foram desenvolvidos para eliminar ruídos e vibrações durante a travagem.
PASSO A PASSO…
Uma boa travagem não depende exclusivamente das pastilhas e dos discos. Embora neste artigo ensinemos a substituir ambos, lembramos que se as manetes não estiverem devidamente ajustadas, não conseguiremos tirar partido da sua potência, dado que os pulsos ficarão mais fatigados ao adotar uma curvatura pouco ergonómica. Os travões são um elemento de segurança, por isso é necessário dedicar algum tempo periodicamente.
1. Desmonta el passador. Habitualmente é um parafuso comprido com um clip de segurança na extremidade.
2. Puxa as pastilhas para fora.
3. Comprova a espessura das pastilhas com o paquímetro. Se a zona de travagem medir 0.5 mm de altura ou menos está na hora de as substituir.
4. Antes de colocares as pastilhas novas deves empurrar os pistões para a sua posição original. Utiliza uma ferramenta específica ou um desmonta de plástico. Faz esta tarefa devagar e pouco a pouco, tentando que não se torçam.
5. Prepara as pastilhas novas. A Galfer possui estas compatíveis com travões Shimano Deore XT com três compostos diferentes: Standard (pretas), com uma grande potência de travagem e elevada durabilidade; Pro (verdes), para uma travagem máxima, mas menos duração; e Advanced (vermelhas), com um rendimento muito elevado em condições lamacentas e elevado nível de sujidade. Não te esqueças de colocar a mola entre ambas.
6. Agora vamos ver o estado dos discos. Se tens notado que as pastilhas roçam nos discos ou existem irregularidades na zona de travagem está na altura de os substituir. E se notares que o desgaste ultrapassa 1,5 mm, é mesmo imperativo que os substituas o quanto antes.
7. Monta o disco novo, da mesma forma que o anterior. Se queres aumentar o diâmetro do disco (por exemplo, passar de 160 para 180 mm), terás de instalar um adaptador para a pinça de travão. E não te esqueças de apertar os parafusos segundo a ordem que mostramos nesta fotografia, para uma fixação mais uniforme.
8. Cuidado com a força de aperto dos parafusos. Geralmente as roscas dos cubos são frágeis. O ideal é usar uma chave dinamométrica (que permite regular o binário de aperto em Nm). Geralmente deve-se apertar a 6 Nm. Se não tiveres esta ferramenta, usa uma Torx T25 pequena.
9. A posição das manetes é fundamental para um bom desempenho entre força e fadiga muscular. Segura a ponta do guiador e reajusta a posição das manetes, fazendo com que o dedo indicador alcance a ponta da alavanca do travão.
10. Na posição de condução que geralmente adotas nas descidas, modifica o ângulo das manetes de travão para que fiquem alinhadas com os antebraços. Deste modo os músculos vão trabalhar de forma mais harmoniosa e não provocará tensão excessiva nos tendões.
11. Ajusta o alcance da manete em repouso, para que fique debaixo da primeira falange do dedo indicador.
12. Algunos modelos de travão têm regulação de tato. Ou seja, sem modificar a proximidade das pastilhas ao disco, simula um curso com mais ou menos tensão. Na Shimano esta tecnologia chama-se Free Stroke.