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DICAS: como afinar as mudanças mecânicas

As tuas mudanças já não entram como antigamente? Provavelmente está na altura de fazer uma afinação. Verás como é fácil. Basta seguir estes passos. 

Iván Mateos // Fotos: César Cabrera

Como afinar as mudanças mecânicas
Como afinar as mudanças mecânicas

Afinar as mudanças pode ser a tarefa mais simples... ou a mais complicada, depende de cada caso. Basicamente o que tens de fazer é ajustar a tensão do cabo para que todos os elementos (manípulo, desviador e cassete) trabalhem em sintonia. No entanto, por vezes entram em jogo fatores externos que afetam o funcionamento, e é aí que o assunto se complica. Se a tua bicicleta é nova e está em boas condições, tudo é mais fácil, mas se já tem milhares de quilómetros percorridos, se a transmissão está suja ou levou alguma pancada, será um pouco mais difícil manter o equilíbrio de todos os componentes da transmissão e para deixar tudo impecável já é necessária alguma experiência e perícia. Segue estes passos e começa a praticar em casa. 

FERRAMENTAS

Depende da marca e do modelo do desviador. Para este Shimano XTR utilizámos as chaves de 2 e 4 mm. 

Herramientas

PASSO A PASSO…

PASSO 1: Confirma se o dropout está alinhado com o desviador. A gaiola das roldanas deve estar perpendicular. 

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PASSO 2: Empurra o desviador para o carreto grande e força-o ainda mais. A corrente não deve cair para o lado da roda. 

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PASSO 3: Se a corrente cair para o lado da roda, aperta o parafuso na parte superior. Se não chegar a subir, desaperta-o ligeiramente. A roldana superior deve ficar alinhada precisamente abaixo do carreto. 

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PASSO 4: Puxa o desviador em direção ao carreto pequeno e força-o ligeiramente mais para este lado. A corrente não deve sair em direção ao quadro.  

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PASSO 5: Se a corrente cair em direção ao quadro, aperta o parafuso inferior. Se não chegar a baixar, desaperta-o ligeiramente. A roldana deve ficar precisamente debaixo do carreto. 

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PASSO 6: Verifica a folga entre desviador e a cassete. Como vês, há uma marca que deve coincidir com o carreto maior. 

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PASSO 7: Se for necessário alterar a altura, podes ajustar usando o parafuso correspondente. Aperta-o para afastar; desaperta-o para aproximar.

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PASSO 8: Agora vamos começar a fazer a afinação final. Começa por comprovar o cabo. Carrega no botão do manípulo e coloca a corrente no carreto pequeno. 

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PASSO 9: Repara na posição do cabo no desviador. Tira uma foto, se precisares, para não te esqueceres. 

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PASSO 10: Desaperta ligeiramente o parafuso para soltar o cabo, mas sem separar as peças.

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PASSO 11: Agora que o cabo está solto, verifica se o mesmo circula bem dentro da mangueira. Se não circular livremente pode ser necessário substituí-la. 

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PASSO 12: Volta a colocar o cabo na posição original e aperta o parafuso. O cabo não deve ficar nem demasiado tenso, nem demasiado folgado. 

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PASSO 13: Clica no manípulo das mudanças para subir um carreto. A corrente deveria subir para o segundo carreto sem qualquer problema. 

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PASSO 14: Se a mudança no segundo carreto entrar bem, deve fazê-lo em todas as restantes. Se a precisão varia consoante o carreto, o problema pode estar no dropout, que pode estar torto. 

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PASSO 15: Se não subir tranquilamente para o segundo carreto, roda o tensor um clic no sentido anti-horário e testa. Se saltar diretamente para o terceiro carreto, retira tensão. 

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PASSO 16: Se não encontrares o ajuste perfeito, pode ser que o cabo esteja sujo ou o dropout esteja torto. O alinhamento pode ser feito, mas sugerimos substituir por um novo. 

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