FERRAMENTAS:
Para instalar um novo componente de fibra de carbono, poderemos necessitar de:
- Serra de metal. Caso seja preciso cortar um tubo. Nota que para o trabalho ficar bem feito deve ter mais de 25 dentes por polegada.
- Marcador. Para marcar a linha de corte.
- Massa de montagem para carbono. Trata-se de um gel especial granulado que evita o deslizamento dos componentes de carbono.
- Guia de corte. Essencial para um corte eficaz num tubo de carbono.
- Chave dinamométrica. Fundamental para apertar os parafusos dos componentes de carbono
- Fita métrica. Caso seja necessário medir.
PASSO A PASSO
Antes de começarmos, convém esclarecer que existem dois produtos que temos obrigatoriamente de ter em casa se tivermos componentes em fibra de carbono: uma chave dinamométrica e massa de montagem específica para carbono. Um tubo de carbono pode partir-se facilmente após receber uma pressão excessiva num determinado ponto e isso tanto pode ocorrer no quadro como noutro componente. Por vezes nem é necessária uma queda, basta outro componente bater com demasiada força ou apertarmos em demasia um parafuso. Para evitar que, por exemplo, uma manete de travão bata acidentalmente no quadro ao virar repentinamente, podemos instalar um limitador de rotação da direção. Quanto ao aperto dos parafusos dos componentes, temos de respeitar os limites máximos indicados pelos fabricantes e para tal a chave dinamométrica é mesmo imprescindível. Além disso, a massa que referimos evita que os componentes em carbono deslizem.
1. O tubo de direção é um exemplo perfeito. Este tubo deve sobressair do avanço e devemos usar um expansor específico em vez da tradicional aranha típica dos tubos metálicos.
2. Usa o marcador e marca o tubo na zona onde vai ser feito o corte.
3. Adiciona a essa marca 3 mm, caso a suspensão seja uma Lefty Ocho. Esta medida de segurança é recomendada pela Cannondale.
4. Se não tiveres uma guia, coloca fita adesiva na zona onde vais cortar, para que fique um trabalho limpo e bem feito. Usa o mesmo processo caso tenhas de cortar um guiador ou um espigão de selim. Nota que precisas de uma base estável que segure o componente em questão.
5. Usa uma lixa de 500 para limpar a parte exterior e interior. Recomendamos usar uma máscara neste processo para evitar respirar os detritos de carbono.
6. Introduz o expansor para tubos de carbono e fixa-o apertando o parafuso central antes de colocar a tampa superior.
7. Alguns guiadores de carbono já têm uma textura granulada na zona de fixação com o avanço. Se o teu não tiver usa massa de montagem.
8. Aperta os parafusos do avanço com o binário (Nm) recomendado pelo fabricante. Deves fazer isso tanto nos parafusos que abraçam o tubo da forqueta/suspensão como nos do guiador. Em regra, este valor ronda os 4,5 a 5,5 Nm.
9. Este guiador OnOff é liso na área de fixação das manetes, por isso temos de aplicar massa de montagem em toda a circunferência.
10. Aperta os parafusos com o binário recomendado pelo fabricante dos travões e lembra-te que nunca deves superar o valor indicado pelo fabricante do guiador. Neste caso, o valor é baixo, 2,5 Nm, mas a massa de montagem granulada evita que a peça se mova.
11. A montagem do espigão é muito delicada e deve ficar introduzida dentro do quadro uma quantidade mínima para evitar que se parta. Muitos quadros partem na zona das escoras devido a espigões de selim insuficientemente introduzidos no quadro. O fabricante do espigão geralmente indica uma medida mínima (por exemplo, 10 cm) e o do quadro outra (por exemplo, 12 cm). O valor mais elevado é o que devemos utilizar sempre. Coloca massa de montagem no tubo e aperta com o binário recomendado.
12. Alguns quadros de carbono têm um encaixe direto dos rolamentos. É crucial usar massa específica para rolamentos de dureza média, o que ajuda não só à fixação, mas também à sua extração futura. Se não tivermos esta massa, podemos usar massa consistente.