Treino

Não usas sais minerais quando te hidratas? Cuidado!

Quando o tema é hidratação, geralmente falamos de água, mas também não nos podemos esquecer de uma parte fundamental, os sais minerais. Se não costumas usar nos teus treinos, provavelmente tens de ler este artigo para perceber a sua relevância.

Miguel Ángel Sáez

2 minutos

É importante adicionar sais minerais quando praticamos exercício de endurance

Estamos no Verão e as necessidade de hidratação aumentam. Porquê? Porque com a subida da temperatura ambiente, o nosso corpo precisa de auxiliares para se refrescar e uma forma de o fazer é suar mais, o que exige mais água. Quando estamos a pedalar, a temperatura do nosso corpo sobe e se estivermos no Verão - como é o caso - é ainda pior, atingindo valores pouco saudáveis. Isto faz com que o nosso organismo emita um alerta de modo a baixar a temperatura, para manter os 37ºC que garantem um normal funcionamento. O principal mecanismo que regula essa temperatura é a produção de suor, o que, por sua vez, gera perda de líquidos. No entanto, o suor não é formado unicamente por água, também inclui sais minerais, principalmente cloreto, sódio e magnésio. 

Esta circunstância faz com que algumas funções fisiológicas e musculares fiquem comprometidas. 

SERÁ QUE A ÁGUA TAMBÉM TEM SAIS MINERAIS?

Obviamente, a água possui sais minerais e esta concentração pode variar em função da sua origem, mas, em qualquer caso, se a concentração foi significativamente inferior à concentração de sais que o suor contém - ou seja, se for insuficiente -, é preciso repor a quantidade de sais que perdemos quando suamos. 

Por isso, por mais água que bebas, estás sempre em risco de ficar desidratado quando fazes esforços intensos ou quando treinares sob temperaturas elevadas. 

Nestas condições, suas mais e perdes mais sais. Em todo o caso, convém clarificar que nem todos suamos a mesma quantidade e nem todo o suor tem a mesma concentração de sais. Estes fatores dependem do perfil do atleta, do nível de treino, da composição corporal, do estado de hidratação prévio, do tipo de alimentação, do estado de saúde em geral, etc. Portanto, devemos ter a consciência de que quando formos treinar, sobretudo se estiver muito calor ou o treino for intenso, a água poderá não ser suficiente. 

QUE SAIS DEVEMOS USAR?

Atualmente existem inúmeros produtos no mercado que possuem sais minerais para complementar a nossa hidratação. Desde pastilhas de sódio, passando por isotónicos, bebidas enriquecidas com hidratos de carbono com adição de sais, etc. Tudo depende das tuas preferências e circunstâncias. Há quem prefira colocar pastilhas de sais no bidon, outros optam por bebidas isotónicas já aditivadas...Os sais mais comuns na nutrição e hidratação são o sódio e o magnésio, mas também podemos encontrar o cloreto, potássio e cálcio. 

Lembramos que os sais são mesmo essenciais, dado que possibilitam a condutividade elétrica da membrana muscular, ou seja, a velocidade de condução do impulso elétrico que provoca a contração muscular, e se tiveres falta de sais poderás sentir espasmos musculares involuntários ou mesmo câibras. 

Etiquetas:

Relacionados