O roubo de bicicletas elétricas continua a ser uma das principais preocupações em toda a Europa. Para colmatar esta situação, a Bosch eBike Systems anunciou no CES 2026 de Las Vegas a adoção de uma proteção digital antirroubo, com o objetivo de reduzir drasticamente o mercado de revenda de eBikes roubadas.

A aplicação eBike Flow informa imediatamente os utilizadores quando tentam emparelhar uma eBike marcada como roubada, portanto não é possível estabelecer a conexão.
A partir de Fevereiro deste ano, os clientes podem marcar a sua eBike ou bateria como roubada diretamente na aplicação eBike Flow e de modo totalmente gratuito. Após ativada, a bicicleta ficará identificada de maneira permanente em todo o ecossistema digital da Bosch.

Também é possível sinalizar a bateria como componente roubado na aplicação eBike Flow e assim se alguém a tentar introduzir no sistema será automaticamente identificada.
IDENTIFICAÇÃO PERMANENTE E BLOQUEIO DIGITAL
Quando sinalizamos uma eBike como roubada, qualquer tentativa de conexão através da app eBike Flow vai gerar uma advertência visível tanto para o comprador em segunda mão como para os distribuidores autorizados e autoridades. Este alerta inclui os números de série dos componentes afetados e bloqueia de forma definitiva a conexão com a aplicação.
Na prática, isto implica que a eBike não possa receber atualizações sem fios nem permite ajustes personalizados dos modos de condução. Além disso, as lojas e distribuidores receberão uma notificação automática ao conetar a bicicleta ao Diagnostic Tool da Bosch, dificultando ainda mais a sua reutilização ou venda.
UM SISTEMA CENTRALIZADO COM IMPACTO GLOBAL
A nova função é baseada na assinatura digital do Smart System da Bosch. Isto significa que o motor, a bateria e o display estão vinculados a um perfil de utilizador. Ao sinalizar um componente como roubado, a informação fica armazenada e é acessível em todos os serviços digitais do Bosch eBike System.
A eliminação desta sinalização (produto roubado) só pode ser feita a partir do perfil do utilizador registado, o que reforça a segurança do sistema e aumenta as possibilidades de recuperação da bicicleta.
MAIS CONTROLO PARA FROTAS E USO PROFISSIONAL
A Bosch também ampliou as soluções para utilizadores comerciais, como serviços de eBike sharing, aluguer ou frotas corporativas. Existe a possibilidade de desativar remotamente a assistência do motor através do Bosch ConnectModule, uma funcionalidade importantíssima no caso de uso indevido ou não devolução.
Além disso, os operadores profissionais conseguem aceder a uma interface na cloud com dados em tempo real: estado da bateria, autonomia estimada, intervalos de manutenção, localização GPS, estatísticas de utilização, etc. Estas ferramentas facilitam a integração com sistemas de gestão de frotas e respondem ao crescimento do mercado profissional de eBikes.
Poderás encontrar mais informações em Bosch.











