A Shimano apresentou recentemente o novo XTR Di2, um grupo de BTT mais robusto, rápido e totalmente eletrónico. Como é hábito na marca nipónica, as tecnologias adotadas nos grupos topo de gama transitam para os grupos médios, por isso também o Deore XT Di2 inclui estas tecnologias, embora com materiais (e pesos) diferentes. Neste artigo mostramos todo o proceso de montagem e num artigo posterior publicaremos o teste. Se entretanto quiseres ler o teste ao XTR Di2, clica aqui.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE A TER EM CONTA
Antes de comprar qualquer peça da transmissão para a tua bicicleta deves primeiro analisar a compatibilidade. Por exemplo, não compres uns travões e umas manetes de mudanças sem ver se são compatíveis (I-Spec ou braçadeira), nem um pedaleiro sem confirmar se tens o eixo adequado. A primeira coisa que sugerimos é verificar as especificações da tua bicicleta atual e se pretenderes fazer um upgrade vê com a marca que acessórios são compatíveis. Assim evitas chatices e ter de trocar um manípulo ou um desviador porque não é compatível.
Além disso, neste artigo mostramos como se faz, recorrendo à ajuda de uma loja especializada, a BikeFix, e com o selo Shimano Service Center, ou seja, todo o processo foi feito por um mecânico com experiência e formação na área. Se não sentes confiança ou não tens os conhecimentos necessários para a montagem destes produtos, é sempre melhor recorrer a uma loja especializada. Lembramos que embora a montagem seja simples, são necessárias ferramentas específicas e há alguns conhecimentos que só quem trabalha diariamente na área tem.
FERRAMENTAS

Decidimos mudar toda a transmissão de uma Specialized Epic Evo, a qual vinha equipada com SRAM NX, rodas de alumíno da própria Specialized e travões SRAM Level T. O objetivo era fazer um upgrade funcional, ou seja, passar de uma transmissão mecânica para uma eletrónica e, apesar de sabermos que a diferença de peso não iria ser muito elevada (os grupos eletrónicos são mais pesados do que os mecânicos) conseguimos, no conjunto, descer o peso da bicicleta quase meio quilo.
Montámos toda a transmissão Deore XT Di2, incluindo as rodas. Estes foram os passos que seguimos após desmontar todos os componentes e retirar a suspensão, avanço e guiador, para facilitar o processo.
VÊ AQUI O VÍDEO
PASSO A PASSO
1 - Começámos por inserir a mangueira do travão traseiro pela escora do lado esquerdo. Este quadro tem uma guia interna que facilita o processo.

2 - A extremidade da mangueira deverá sair no orifício junto à testa do quadro. Caso não saia, pode estar preso no quadro e se olhares pela zona onde entra o tubo da suspensão conseguirás visualizar se há algum impedimento para a mangueira sair. Caso seja necessário, encaminha-a para o orifício.

3 - Depois de puxares a mangueira o máximo possível, chegou a altura de fixar o travão ao quadro, usando os mesmos adaptadores. Não precisas de apertar muito, dado que depois terás de fazer um microajuste quando montares a roda.

4 - Agora instala o travão dianteiro na fixação da suspensão. Como a mangueira não vai passar pelo interior do quadro, aperta os parafusos com o binário adequado.

5 - Instala a manete do travão dianteiro e aperta o parafuso de fixação ao guiador. Não precisas de apertar com muita força, porque depois terás de ajustar o ângulo correto na parte final de todo o processo.

6 - Nós optámos pelo acoplamento do manípulo de mudanças I-Spec à manete de travão traseiro. É preciso apertar o parafuso e colocar na nossa posição favorita.

7 - Agora já podemos instalar o conjunto manete de travão esquerdo + manípulo de mudanças no guiador. Basta apertar o parafuso da braçadeira que coneta ao guiador.

8 - A bateria do desviador e o respetivo carregador são vendidos à parte, portanto não te esqueças de comprar estes acessórios. Depois de carregar na totalidade a bateria, é preciso inseri-la no compartimento do desviador. Basta pressionar na pequena alavanca e puxar para cima a tampa para a retirar e inserir a bateria. Depois é necessário voltar a colocá-la. No vídeo mostramos em detalhe o processo.

9 - Instala o desviador na fixação do quadro e aperta o parafuso correspondente.

10 - Agora vamos instalar o pedaleiro. Primeiro é preciso lubrificar a zona do eixo e inserir os copos, enroscando primeiro à mão (no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio). Depois é necessário usar uma chave própria para eixos, específica para cada modelo.

11 - É necessário fazer o mesmo no lado oposto. Neste caso, o sentido de aperto é igual ao dos ponteiros do relógio.

12 - Os cranques e a cremalheira são vendidos à parte. É preciso introduzir a cremalheira pela parte interna do cranque e encaixar no sistema de dentes específico. Depois é necessário introduzir o anel de aperto e usar a ferramenta adequada para apertar.

13 - Agora lubrifica o veio do cranque do lado direito (ou seja, naquele onde instalaste a cremalheira) e introduz na zona do eixo pedaleiro.

14 - Introduz o cranque do lado esquerdo.

15 - Introduz o parafuso de fixação central e aperta-o. Depois terás de apertar os parafusos laterais do respetivo cranque.

16 - Vamos voltar aos travões, começando pelo do lado direito do guiador. Retira as proteções brancas de plástico. Usa um guardanapo para evitar contaminar as restantes peças com o óleo.

17 - Agora agarra na mangueira correspondente e simula o encaixe na extremidade da manete, rodando o guiador para ver se tem margem suficiente. Depois agarra na guilhotina e corta a mangueira nessa zona.

18 - Encaixa o batente (fornecido no kit de travão) e empurra-o para dentro (a nossa guilhotina tem dupla função: corta mangueiras e serve de compressor de batentes). Depois insere a mangueira na zona de entrada, ou seja, na manete de travão e aperta com uma chave de bocas. Faz o mesmo processo no outro travão.

19 - Instala os pedais. Não te esqueças de colocar massa na rosca.

20 - Chegou a altura de tratarmos das rodas novas. Inserir a cassete é simples, basta alinhar com os dentes do cepo. A própria cassete tem marcas que facilitam o processo.

21 - Não te esqueças de apertar com alguma força o anel de fecho. É crucial todos os carretos estarem bem encaixados, caso contrário pode haver assimetrias na passagem das mudanças.

22 - Coloca os discos - não te esqueças de confirmar a direção de rotação - e aperta o anel de fecho.

23 - Depois de colocares os pneus (neste artigo explicamos como) já podes instalar a roda traseira e apertar o eixo passante. Confirma se os discos não batem nos calços de travão e aperta os restantes parafusos. Monta também a roda dianteira e faz o mesmo.

24 - Instala a corrente usando como apoio o carreto mais pequeno, passando pelas roldanas do desviador.

25 - Depois de passares a corrente por cima da cremalheira junta as duas extremidades e vê que quantidade precisas de cortar. Usa um quebra-corrente.

26 - Liga os elos da corrente e depois puxa com força até ouvires um ruído, de modo a que os elos fiquem no sítio, ou então usa um alicate específico que alonga a corrente.


27 - Falta emparelhar o desviador com o manípulo e com a app Shimano E-Tube. O manípulo já traz de fábrica duas pilhas, portanto o processo é fácil. Depois de descarregar a app, tens de te registar, criar uma conta e depois clicar num botão alojado no desviador que inicialmente vai piscar com a cor azul. Se seguires as indicações da app, verás que é fácil. Basta clicar novamente no botão até piscar amarelo e ajustar os limites do desviador. Usando os botões do manípulo é fácil conseguir que tudo fique bem alinhado. No fim, tens de desvincular da app para que possas usar a transmissão (enquanto o sistema está emparelhado não funciona livremente). Na app consegues saber o estado da bateria.
AGRADECIMENTO
Contámos com a preciosa ajuda da loja Bike Fix, um Shimano Service Center totalmente equipado com todas as ferramentas necessárias para qualquer eventualidade. Além de serviço de mecânica, têm Bike Fit e aluguer de bicicletas e malas de transporte.