No início deste mês a Shimano apresentou o melhor grupo XTR de todos os tempos, onde a ausência de fios é apenas um dos pormenores. O XTR M9200 promete voltar a colocar a Shimano no topo e, como é hábito na marca japonesa, as melhores tecnologias são adotadas passado pouco tempo pelos grupos imediatamente a seguir, como o novo Deore XT M8200 Di2. O resultado é um grupo robusto, fiável e rápido, capaz de responder às exigências do BTT moderno.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
- Sistema sem fios – Totalmente encriptado, com passagem de mudanças rápida e precisa.
- Construção robusta – Desenhado de modo a sobreviver a impactos e com rebordos em curva para evitar ficar encalhado em troncos ou pedras.
- Ergonómico – As manetes e os manípulos têm um design ergonómico e são ajustáveis.
- Travagem previsível – Travagem potente, mas refinada, mesmo em espectros de temperatura diferentes.
- Mais opções disponíveis – Há mais opções de componentes, podendo ser personalizado ao gosto do cliente.
ROBUSTEZ ASSEGURADA
Tal como no novo XTR Di2, o Deore XT M8250 inclui a tecnologia Shadow ES, com um perfil mais compacto. Além disso, inclui um estabilizador e o formato do desviador traseiro tem menos extremidades salientes, desviando-se mais facilmente de obstáculos e resistindo melhor a impactos.
Caso ocorra um impacto, o desviador absorve a energia e instantaneamente regressa à posição original.
A própria bateria está bastante bem protegida com uma tampa e existe uma versão deste desviador específica para e-bikes, nesse caso com cabo, de modo a utilizar a energia fornecida pela bateria da bicicleta.
Há duas versões de desviadores traseiros: caixa longa (SGS) para cassetes 10-51 e caixa curta (GS) para cassetes 9-45.

O chassis do desviador é fabricado em alumínio, em vez de carbono (que é o caso do XTR).
CASSETE
Quanto às cassetes disponíveis, tal como no XTR há duas opções (9-45 e 10-51 dentes), mas o tipo de material usado na construção é diferente. Estas cassetes de 12 velocidades com a tecnologia Hyperglide+ e sistema de cepo Micro Spline, foram otimizadas para terem uma durabilidade superior. Assim, os dois maiores carretos são fabricados em alumínio, enquanto os restantes são em aço.

CRANQUES
Como não poderia deixar de ser, os novos cranques têm um design semelhante ao do novo XTR M9200. Mas neste caso, o compromisso baseia-se mais num equilíbrio entre resistência e peso. Há apenas uma configuração, com 55 mm de linha de corrente, Q-Factor de 176 mm, sistema direct mount e eixo em aço de 24 mm.

Há cranques de 160, 165, 170 e 175mm e quanto às cremalheiras há duas versões: 28 e 36 dentes.
COMANDOS
O comando das mudanças também não tem fios e é alimentado por uma pequena pilha. Possui dois botões que podem ser personalizados ao nosso gosto. Além disso, podemos configurar a passagem das mudanças.

TRAVÕES
Os novos Deore XT M8200 garantem uma travagem potente, mas controlada e estão disponíveis em várias configurações (dois ou quatro pistões) e sistemas de fixação.

Estes travões incluem a tecnologia Ergo Flow, bem como o sistema Servowave, tal como os XTR. Além disso, o óleo usado é novo, de baixa viscosidade.
RODAS
Há também novas rodas para XC e Enduro: as WH-M8200. Estão disponíveis em versões de 29 e 27,5 polegadas e incluem um novo cubo que requer uma manutenção reduzida e uma vedação de qualidade superior. O aro é fabricado em alumínio, adotam o sistema tubeless e têm 30 mm de largura interna. Quanto aos raios, são fabricados em aço inoxidável.

TECNOLOGIAS TAMBÉM CHEGAM AO DEORE M6200
Todas estas tecnologias chegam ao terceiro grupo a contar do topo, ou seja, o Deore, embora com materiais menos nobres. Deste modo, em breve teremos acesso a bicicletas de gama média equipadas com esta transmissão sem fios, cujas características são semelhantes às implementadas no XTR e Deore XT.

Lembramos que a Shimano é distribuída em Portugal pela Sociedade Comercial do Vouga. Poderás encontrar mais informações em bike.shimano.com.