A Shimano apresentou a nova versão do XTR, denominada série M9200 Di2, a qual tem um design mais arrojado, moderno e limpo. Esta mudança foi necessária, dado que a grande rival, a SRAM, investiu milhões de dólares nos últimos anos a optimizar o seu ecossistema eletrónico de BTT (AXS), lançando grupos em catadupa, enquanto a Shimano foi mais cautelosa e conservadora.

Mas esse cenário está a mudar e este lançamento é apenas a ponta do iceberg. Por enquanto só podemos divulgar que o novo XTR Di2 já está a chegar às lojas e tem características fenomenais.
MAIS RÁPIDO, ROBUSTO E SEM FIOS
O novo XTR Di2 é eletrónico, não possui fios, mas tem um sistema de comunicação entre componentes encriptado de última geração. Isto significa que na prática entre o momento que carregamos no botão do comando eletrónico (que é alimentado por uma pilha) e a atuação do desviador traseiro nem passa um segundo. Esta comutação é tão rápida, que temos efetivamente de mudar a nosa forma de passar as mudanças. Se antigamente tínhamos por hábito antecipar a passagem de uma mudança para dar tempo ao desviador de receber o sinal e por sua vez possibilitar à corrente de mudar de carreto, agora esse processo é acelerado, graças ao novo protocolo de comunicação wireless.

Além disso, toda a trasmissão foi concebida para aguentar as agruras da alta competição, com componentes robustos, aerodinâmicos e leves. A travagem também foi revista, com manetes mais integradas e próximas do guiador, para facilitar a colocação de dorsais frontais.
O desviador traseiro é uma das peças que mais impressiona. Tem um baixo perfil e um sistema de proteção novo que, em caso de embate, recua e volta à posição normal. Quanto ao estabilizador de dupla mola, ajuda a manter a corrente sob tensão, o que na prática estabiliza a transmissão, evitando saltos de corrente ou ruídos.
Há ainda outro pormenor importante: a distância entre o solo e o desviador é maior, para evitar toques acidentais em troncos ou pedras.

E agora este desviador passa a contar com uma bateria que é mais pequena do que a existente, por exemplo, no grupo SRAM, e que tem uma autonomia a rondar 340 km (dependendo do modo de utilização, obviamente). Esta bateria é removível e, tal como o carregador, é vendida à parte e inclui um cabo USB-C de carregamento. Poderás encontrar este desviador em duas versões: caixa longa (para cassetes 10-51) ou caixa curta (para cassetes 9-45).

Quanto ao novo manípulo sem fios, é uma verdadeira obra de arte. Pode ser personalizado (localização e ângulo dos botões, passagem das mudanças Multishift ou Single Shift) e é alimentado por uma pilha tipo botão. É muito ergonómico, minimalista e eficiente.


Na travagem também há novidades. Há versões para XC puro e duro, com alavancas em carbono e sistema de duplo pistão, mas também há versões para Trail e Enduro com pinças de quatro pistões e ajuste de alcance. Todos têm manetes ergonómicas (tecnologia Ergoflow), design minimalista e superleve e passa a ser usado um óleo mineral de baixa viscosidade, para assegurar uma potência de travagem elevada a longo prazo e para um comportamento melhor numa gama mais ampla de temperaturas.

A estrutura da pastilha tem sistema anti-ruído com uma placa mais longa e a alheta de refrigeração tem um design melhorado.

CASSETES: DUAS OPÇÕES
No que diz respeito às cassetes, há duas opções: 9-45 dentes (a mais leve) e 10-51. A primeira pesa 342g e mescla titânio (na parte central) com ferro e alumínio. Ambas foram desenhadas para uma comutação suave das mudanças e a sua durabilidade, segundo a Shimano, foi otimizada. Estamos obviamente a falar de cassetes com as tecnologia patenteadas Hyperglide (de 12 velocidades) e Micro Spline.

PEDALEIROS
Há dois pedaleiros, um para cada vertente. O M9200 destina-se a XC e é o expoente máximo da marca para alta competição. É fabricado em alumínio, é oco por dentro (tecnologia de construção Hollowtech II), tem um factor Q de 168 mm (o ideal para cross country) e está disponível de 165 a 175 mm. Quanto ao M9220, destina-se a Trail/Enduro e embora tenha características parecidas, é mais robusto, mas tem um eixo específico, um Factor Q diferente (176 mm) e o comprimento do cranque começa nos 160 mm.

RODAS
Embora não as tenhamos visto ao vivo, as novas rodas XTR são muito leves e robustas. Há duas versões, ambas de 29 polegadas, uma superleve para XC e outra mais reforçada para Enduro. Enquadrada na gama M9200, a versão de XC tem aros em carbono, sistema tubeless com rolamentos, raios em titânio, sistema Microspline e largura interna de 29,6 mm. Segundo a Shimano pesam 1.200g o par, um valor realmente espetacular. Quanto à versão para Enduro, também tem aro em carbono com 30 mm de largura interna, raios em aço inoxidável, sistema MicroSpline e fixação de discos Center Lock. Estas rodas para Enduro são hookless.

Quanto aos novos cubos destas rodas, possuem rolamentos e vedantes industriais que facilitam a manutenção, aumentam a durabilidade e a performance .Para além disso, o cubo traseiro tem um design melhorado do sistema de roda livre com engate direto (ângulo de 3,5 graus).

KIT UPGRADE
Está disponível um novo kit de upgrade que é composto pelo desviador traseiro, manípulo, bateria, carregador, cabo do carregador e elo (de corrente) de engate rápido. Este kit permite a quem já tem uma transmissão XTR de uma geração anterior dar o passo para o segmento eletrónico.
Lembramos que a Shimano é distribuída em Portugal pela Sociedade Comercial do Vouga. Poderás encontrar mais detalhes em scvouga.pt e em bike.shimano.com.