Quem nunca perdeu a paciência enquanto está a arranjar algo? Praticamente todos! Mas com estes conselhos e dicas do Jens Kraft, não só te converterás num melhor mecânico, como também passarás a ser uma pessoa mais relaxada. A parte melhor é que os seus truques não só vão ajudar a otimizar o teu trabalho, como não exigem a utilização de ferramentas caras ou equipamentos especiais.
Quer se trate de encontrar a pressão ideal dos pneus, evitar que a corrente bata na escora traseira ou tornar uma suspensão mais eficaz, com estes conselhos vais poupar tempo, dinheiro e ansiedade. Por exemplo, sabias que podes melhor o ponto de pressão dos teus travões sem um kit de sangramento? Ou que com uma pequena peça que custa 4 euros conseguirás facilitar o encaminhamento da mangueira de travão através do quadro? E que, em alguns casos, pode ser melhor voltar a usar câmara de ar em vez de líquido selante? Explicamos porquê neste artigo.
TUDO EM ORDEM?

AJUSTAR AS MANETES DOS TRAVÕES COM UMA APP
O smartphone pode ser o teu aliado em várias situações relacionadas com a tua bicicleta. Descarrega uma aplicação que sirva de nível ou medidor de ângulos para ajustar com precisão a inclinação das manetes de travão, consoante as tuas preferências.

INCLINAÇÃO DO SELIM
A aplicação também serve para ajustar a inclinação do selim. Simplesmente coloca o telemóvel por cima do selim e ajusta-o até que fique na posição horizontal.

AVANÇO ALINHADO
Para alinhar perfeitamente o avanço com a roda dianteira, existem ferramentas como este laser da AliExpress que custa somente 8,50 euros. Basta colocá-lo por cima do avanço, alinhar e voltar a apertar.
PURGAR OS TRAVÕES?

Não tens um kit de sangramento dos travões à mão? A solução é um ziptie: aperta a manete do travão com força e depois coloca o ziptie e deixa-o assim durante a noite. O resultado será um travão completamente funcional. O truque é simples: ao comprimir o líquido dos travões, as bolhas de ar sobem até ao depósito de compensação e já não regressam ao sistema. Por isso, a manete deve ser o ponto mais alto da bicicleta para que este truque funcione. Além disso, esta dica também permite ajustar o ponto de pressão dos travões quando já estão bem purgados.
FITA ISOLADORA PARA EVITAR QUE OS CABOS BATAM UNS NOS OUTROS E NO QUADRO

É incomodativo ouvir o constante bater dos cabos. Se precisas de uma solução rápida e não tens braçadeiras especiais à mão, podes usar uma simples fita isoladora. Envolve os cabos que estiverem mais próximos uns dos outros, de modo a não provocarem ruído. Além disso, a fita isoladora negra costuma ser mais elegante do que os batentes ou braçadeiras à venda no mercado.
TPU EM VEZ DE TUBELESS

Costumas mudar de pneus com frequência? Em vez de usar líquido selante, usa uma câmara de ar leve de TPU. Estas câmaras de poliuretano termoplástico pesam muito menos do que as tradicionais (embora sejam bastante mais caras). Este novo material proporciona uma baixa resistência ao rolamento e uma excelente proteção contra furos.
PROTETOR DE ESCORA

Para além de ser incomodativo, o barulho da corrente a bater na escora pode danificar seriamente a pintura do quadro. A chamada "Slapper Tape", como a fita VHS, oferece uma solução que se adapta facilmente à forma do quadro. A versão mais recente, a 3.0, agora mede 140 mm de largura em vez de 70 mm, o que permite que envolva completamente a escora traseira. A estrutura tridimensional dos relevos amortece eficazmente quando a corrente bate, suavizando e eliminando esses ruídos.
LUBRIFICAR AO CONTRÁRIO

Já ponderaste lubrificar os retentores da tua suspensão? Embora os fabricantes já ponham óleo suficiente no interior, com o tempo este fica acumulado na parte inferior e já não consegue lubrificar adequadamente os anéis de espuma e os retentores. Por isso, de vez em quando deixa a tua bicicleta virada ao contrário, o que irá tornar a tua suspensão mais suave e sensível. Com o tempo, o óleo ficará contaminado com pó e resíduos. Nessa altura será necessário fazer uma revisão da suspensão. Dependendo do tempo de uso, a tua suspensão precisará de uma manutenção regular e poderás confirmar de quanto em quanto tempo o deverás fazer no site do fabricante.
SEMPRE NOVO COM CELOFANE

Os danos também podem surgir por usarmos ferramentas que não são as mais adequadas. Se não tens as chaves de alumínio da Fox, podes simplesmente colocar uma capa de plástico entre a chave de aço e a suspensão, assim a superfície permanecerá intata. Nota que antes de abrir a suspensão para mudar os espaçadores de volume (tokens), deves retirar o ar totalmente para evitar acidentes.
MEDIDOR DE PRESSÃO DE PNEUS

Nada é mais importante do que a pressão dos pneus. É ela que define a segurança e o conforto da bicicleta. Com um medidor de pressão, como este da Schwalbe que custa 18 euros, terás acesso ao valor exato. No caso dos pneus tubeless, o valor recomendado oscila entre 1 e 1,17 bar e se usas câmara de ar deve andar entre 1,5 e 2,2 bar.
CONETAR A MANGUEIRA

Queres instalar um travão novo e necessitas de passar a mangueira pelo interior do quadro? Basta usar o adaptador Sram Barb (que custa a partir de 4 euros). Esta pequena peça de alumínio tem uma rosca nas duas extremidades, o que permite unir facilmente a mangueira antiga com a nova. O orifício no centro serve para inserir uma chave sextavada fina que atua como alavanca quando queremos enroscar. Quando as duas mangueiras estiverem conetadas, basta puxar a mangueira antiga através do quadro e a nova seguirá automaticamente.










