TENSÃO
Quando treinamos com elásticos, devemos ter em conta que a tensão que geram (ou seja, a resistência), é crescente. Quando os elásticos estão pouco esticados, geram pouca ou nenhuma resistência, e essa tensão aumenta à medida que estendemos a nossa alavanca de movimento, o braço ou a perna, por exemplo. É importante ter isto em conta, porque a resistência dos elásticos vai concentrar-se na última parte da nossa amplitude articular. Por outras palavras, em regra só nos esforçamos na última parte da nossa amplitude de movimento. Isto é contrário ao objetivo de quase todos os treinos, onde o maior benefício é produzido quando a força é gerada ao longo de uma ampla gama de movimentos.
COLOCAÇÃO
Um dos segredos para evitar esta falta de tensão no treino de força com bandas elásticas é utilizar bandas com a dureza ou resistência correta (estão disponíveis em diferentes níveis, dependendo da tua condição física e capacidades) e, claro, a colocação adequada das bandas para que não fiquem frouxas ou sem tensão nas fases iniciais ou ângulos do movimento. Deves ter cuidado na forma como colocas as bandas, em que pontos de apoio e deves também monitorizar a distância entre as extremidades. Tudo isto é fundamental para que ofereçam resistência desde o início e, consequentemente, otimizem os resultados do teu treino de força.
ALGUNS TRUQUES
Embora já tenhamos mencionado o principal, que é colocar a banda de forma que, desde os primeiros ângulos de movimento, esteja a gerar resistência, há outros aspetos que podes ter em conta para que o treino com elásticos possa gerar benefícios de desempenho, apesar das suas limitações. Um deles é variar os pontos de fixação dos elásticos para aumentar a sua resistência. Pisa a borracha no meio, com o pé ou com um peso, e se preferires usa uma perna de mesa, etc., para aumentar a sua tensão e produzir uma melhoria significativa no teu treino, em toda a amplitude articular. Outro aspeto que podes considerar se tiveres um elástico que não gera tensão suficiente para trabalhar um grupo muscular (por exemplo uma das pernas), é utilizar dois elásticos ao mesmo tempo para realizar o mesmo exercício. Já dissemos que para as pernas, geralmente com grupos musculares muito potentes, pode funcionar, proporcionando-nos a resistência adequada para produzir melhorias na força. Outro truque para aumentar a resistência dos elásticos é segurá-los num ponto intermédio e não no final, como estamos habituados a fazer. Assim, ao encurtar a distância entre a pega e o ponto de fixação, encontraremos mais cedo a resistência para nos mobilizarmos.