Queres fazer um upgrade na tua bicicleta e comprar umas rodas de melhor qualidade, mas em segunda mão? Para além de verificar detalhadamente o estado do aro, não só externamente como internamente, deves analisar as cabeças dos raios um a um.
Aproveita e com as mãos verifica se algum raio está desapertado, torto ou - como é óbvio - se falta algum. As cabeças de aperto dos raios não são todas iguais e algumas são fabricadas em materiais menos nobres e com acabamentos de baixa qualidade. Algumas ficam com ferrugem passado pouco tempo devido às lavagens. E quem mora relativamente perto do mar ou costuma andar de bicicleta em zonas costeiras, se tiver cabeças de raios de baixa qualidade inevitavelmente ficará com essas peças oxidadas, obrigando à sua substituição.
Uma forma de confirmar o estado da roda, para verificar se está empenada, consiste em agarrar a roda pelos eixos e fazê-la rodar. Se notares alguma assimetria, é necessário desempenar a roda, o que vai acarretar custos.
Não te esqueças de confirmar o estado dos cubos e ao fazer rodar o cepo da roda traseira, através do som ficarás com uma ideia genérica do seu estado, embora só desmontando conseguirás saber em que estado estão realmente os rolamentos e os linguetes.
Há ainda outro pormenor a ter em conta em rodas de BTT em segunda mão. Imagina que tu tens uma suspensão Fox e que ao comprares umas rodas em segunda mão tentas montá-las na bicicleta, mas a dianteira não encaixa na suspensão Fox. Isto por vezes ocorre porque provavelmente essas rodas estavam montadas de série numa bicicleta equipada com uma suspensão RockShox.
Esta marca tem umas ponteiras especiais mais amplas que admitem o uso de umas tampas mais amplas para os cubos, os Torque Caps. Na prática, os Torque Caps proporcionam uma maior rigidez lateral e uma maior sobreposição entre o cubo e a suspensão. Como as ponteiras das suspensões Fox são standard, não são compatíveis com os Torque Caps, por isso, se isto acontecer tens de mudar as tampas dos cubos.
Felizmente a solução é bastante simples. Entra em contato com a marca das rodas e pergunta onde podes adquirir as tampas standard compatíveis com qualquer suspensão no mercado.