Podemos fazer séries com qualquer idade? E durante todo o ano?

Existe bastante bibliografia acerca do benefício do treino por séries, mas de vez em quando surgem algumas dúvidas.
Yago Alcalde -
Podemos fazer séries com qualquer idade? E durante todo o ano?
Podemos fazer séries com qualquer idade? E durante todo o ano?

Séries em qualquer idade?

O treino à base de séries é recomendável em qualquer idade, já que o que se procura essencialmente é otimizar o tempo e submeter o organismo a estímulos que podem ser mais eficazes que os treinos nos quais não há mudanças de intensidade bruscas e intencionais. Trata-se também de organizar um pouco os treinos, já que sempre que saímos e fazemos as mesmas voltas acabamos por ter as mesmas rotinas, o que faz com que o nosso rendimento fique estagnado.

Com a idade, o que principalmente diminui é a capacidade de recuperação, já que a segregação de hormonas anabolizantes é menor, e, portanto, é necessário deixar um tempo de recuperação maior. Mas de resto, não devem existir muitas mais diferenças desde que nos tenhamos submetido a uma prova de esforço e tido uma consulta num médico especialista que tenha corroborado a nossa aptidão para realizar exercício a uma intensidade elevada.

Podemos fazer séries todo o ano?

Sim, podemos fazer as séries todo o ano. Mas como implicam um esforço especial, sobretudo a nível mental, é melhor reservá-las para os meses ou semanas prévias ao momento da temporada no qual pretendemos estar em melhor forma.

Que tipo de séries?

Também é importante diferenciar o tipo de séries, já que podem ser desde 10 segundos até 40 minutos... Ou seja, não têm nada a ver umas com as outras do ponto de vista metabólico. O ideal, para dar variedade ao treino, é fazer um pouco de tudo em função do momento da temporada. Aqueles que têm mais idade, não devem fazer séries mais de dois dias durante a semana.

Devemos fazê-las num ritmo pesado?

Não, já que os joelhos sofrerão mais do que deviam. É preferível fazê-las de modo ágil, com cadência e com uma desmultiplicação apropriada.