6 conselhos de alimentação no Verão para ciclistas

Para andar de bicicleta no Verão convém adaptar a dieta a condições ambientais diferentes, quer por uma questão de saúde, quer de rendimento.
Carlos Pinto
6 conselhos de alimentação no Verão para ciclistas
6 conselhos de alimentação no Verão para ciclistas

Já de si, o calor faz com que tenhamos menos vontade de comer, e se souberes ouvir o teu corpo, verás que os alimentos leves são os que melhor funcionam quando o sol aquece. Por isso, neste artigo damos-te alguns conselhos que tornarão a tua digestão mais fresca.

1. POUCA FIBRA

Evita os pequenos almoços ricos em fibra porque te vão provocar uma sede insaciável.

2. CUIDADO COM A QUANTIDADE

A quantidade também é um fator a ter em conta. Se comeres muito antes de sair de bicicleta vais requerer um trabalho gástrico elevado, o que por si só vai gastar bastante energia. Uma boa recomendação é comer cereais, torradas, fruta e papas infantis, de fácil digestão, tentando evitar a fibra e os alimentos muito gordos.

3. BARRAS E GÉIS

As barras energéticas e os géis têm especial importância nesta época do ano, proporcionam muita energia em pouco espaço e permitem-nos dosificar o aporte calórico ao longo da volta evitando ter o estômago muito pesado.

4. NÃO BEBAS EM EXCESSO

Se comeste muito antes de começar a tua volta de bicicleta, é normal que bebas muita água depois. Não te deixes levar pelos impulsos cerebrais do teu hipotálamo que te vão incitar a beber compulsivamente. Embora custe, deixa que o estômago faça o seu trabalho e que o líquido que ingeriste possa passar para o sangue, caso contrário estarás a sobrecarregar o trabalho do teu estômago e do rendimento em cima da bicicleta.

5. TENS DE TE ALIMENTAR

Ao chegar a casa é provável que não tenhas fome fruto do calor. Tenta ingerir pelo menos entre 50 e 100 gramas de hidratos de carbono nas primeiras duas horas, bem como algumas barras ou esparguete. Nesse momento, o músculo está muito mais recetivo e recupera mais rápido do desgaste.

6. SALADAS

As saladas e a fruta irão ajudar-te a repôr de maneira eficaz o nível de minerais e os legumes das saladas frias devem fazer parte da tua dieta durante todo o período estival devido ao seu conteúdo equilibrado em termos de fibras e hidratos de carbono.