comitium

Três conselhos para comprar a primeira bicicleta de estrada

Decidiste que vais comprar uma bicicleta de estrada? Primeiro lê este artigo.

Três conselhos para comprar a primeira bicicleta de estrada
Três conselhos para comprar a primeira bicicleta de estrada

Cada vez há mais ciclistas nas estradas portuguesas. A paixão por esta modalidade está a crescer bastante e é natural que surjam dúvidas na altura da aquisição da primeira bicicleta de ciclismo. Há quem já tenha experimentado a modalidade, com uma bicicleta mais básica e agora queira dar um passo em frente, adquirindo um modelo melhor. Existem três pilares que deves ter sempre em conta:

TIPO DE BICICLETA

Antes de comprar a bicicleta deves considerar que tipo de utilização vais dar e em que contexto. Se, por exemplo, queres uma bicicleta que te permita fazer trajetos na estrada e alguns caminhos rurais, se calhar uma bicicleta de gravel pode ser a melhor opção. Se pretendes dedicar-te ao ciclismo puro e duro, existem modelos mais específicos, uns com uma geometria mais relaxada e confortável, outros com uma posição de condução mais aerodinâmica e agressiva, portanto quando fores a uma loja, explica detalhadamente aquilo que procuras. 

Além disso, deves ter em conta se pretendes uma bicicleta unicamente para dar umas voltas curtas (máximo duas horas) ou se pretendes fazer grandes tiradas na montanha e eventualmente subir a Serra da Estrela, Senhora da Graça, etc. Os modelos "granfondo" adaptam-se melhor a quem pretende pedalar em terreno plano durante horas a fio, fruto da sua geometria. Obviamente, conseguirás enfrentar as subidas que aparecerem no teu trajeto, mas o seu conceito principal é outro. Se na maioria das vezes vais rolar. esta é a bicicleta indicada para ti. 

Outra opção a ter em conta é uma bicicleta com um formato aerodinâmico, mais leve e preparado para estradas planas. São bicicletas para voltas mais curtas. Contudo, se aquilo que pretendes é sobretudo uma bicicleta apta para estar constantemente a subir e descer montanhas, então deves escolher uma bicicleta trepadora, que é mais leve e facilita a condução em situações duras (a própria transmissão está preparada para grandes subidas). 

O ORÇAMENTO

Quando começamos a praticar uma atividade como o ciclismo, teremos sempre de fazer um investimento mais alto. Definir, de antemão, um orçamento máximo, é crucial, mas devemos ter sempre em conta que ao estarmos no início teremos sempre de adquirir as coisas básicas (óculos, vestuário, luvas, capacete, bidons, grades, ciclocomputador ou GPS, pedais, cleats, sapatos, suplementação, bolsa, kit de reparação de furos, ferramentas...). 

O mercado de bicicletas em lojas especializadas é muito amplo, por isso recomendamos visitar várias lojas e comparar. Há, inclusive, estabelecimentos em que podes comprar a crédito e algumas em que oferecem descontos em produtos específicos. 

O TAMANHO É IMPORTANTE

Se estás no início, é provável que não saibas que existem diferentes tamanhos, tal como no vestuário. Cada pessoa tem uma altura e um peso diferente, por isso há modelos adaptados a cada um. 

Na loja poderão ajudar-te a escolher o tamanho tendo em conta os teus dados (altura, peso, flexibilidade e valor entreperna). Como não podia deixar de ser, a bicicleta requer uma manutenção periódica para prolongar a sua vida útil (que pode ser de décadas), por isso considera aderir às revisões propostas pela loja. Os tamanhos atuais oscilam entre o XXS e o XXL, mas há marcas que não possuem todos eles. Daí a relevância em pesquisar em diferentes lojas. Investir em tempo (pesquisando diferentes modelos) significa em muitos casos uma poupança no PVP final e uma escolha mais acertada. 

12 conselhos se andas de bicicleta com temperaturas elevadas

Relacionado

12 conselhos se andas de bicicleta com temperaturas elevadas

Conselhos para quem adere ao gravel

Relacionado

Conselhos para quem adere ao gravel

5 conselhos para perder peso caso andes de bicicleta

Relacionado

5 conselhos para perder peso caso andes de bicicleta

A roupa adequada para andar de bicicleta com tempo quente

Relacionado

A roupa adequada para andar de bicicleta com tempo quente

Calções de ciclismo vs roupa interior

Relacionado

Calções de ciclismo vs roupa interior

Nossos destaques