Simon Yates e Ben Healy foram os grandes vitoriosos no Maciço Central, a primeira grande incursão na alta montanha da Volta a França. Após dez frenéticas jornadas de muito desgaste, os ciclistas vão ter um dia de descanso em Toulouse. Em todo o caso, o pior ainda está por vir, e a maioria do pelotão já começa a mostrar sinais de alguma debilidade.
O FILME DA JORNADA
Após vencer a Volta a Itália, o britânico da Visma-Lease a Bike mostrou que mantém o seu bom momento de forma e venceu de forma espetacular no alto de Mont-Dore Puy de Sancy. Yates esteve na principal fuga do dia e ganhou batendo ciclistas de grande nível como Thymen Arensman, Ben Healy, Ben O´Connor, Michael Storer, Joseph Blackmore e Anders Johannessen. Lenny Martínez ficou com a liderança da classificação da montanha e no embate entre Pogacar e Vingegaard, ambos chegaram juntos à meta.
¡Simon Yates gana en el Puy de Sancy! El campeón del Giro vuelve a triunfar en el #TDF2025
— Teledeporte (@teledeporte) July 14, 2025
Atención ahora a la pelea por la clasificación general
🔴Sigue el final de etapa #TourRTVE14j en DIRECTO https://t.co/ZyXqvvo1It pic.twitter.com/MyyI5IKcsa
O esloveno na UAE Emirates atacou na subida final e só o dinamarquês teve capacidade de responder. Aliás, o que vimos hoje vai certamente repetir-se nos próximos dias, dado que os ciclistas vão entrar nos Pirenéus. Na classificação geral, destaque para a perda de tempo de Florian Lipowitz e Matteo Jorgenson (3 segundos), enquanto Remco Evenepoel, Oscar Onley, Primoz Roglic e Tobias Johannessen perderam 6 segundos.
Foi a terceira vitória de Simon Yates na Volta a França e a 11ª numa Grande Volta. Em todo o caso, o grande vencedor no Maciço Central foi o incansável Ben Healy. O irlandês da EF Education-EasyPost fez mais uma exibição de luxo e embora não tenha sido o vencedor da jornada (nos últimos quilómetros degastou-se excessivamente a tentar a liderança da prova em detrimento de vencer a etapa), ficou com a camisola amarela, como prémio pela sua combatividade.
Tem 29 segundos de vantagem sobre Tadej Pogacar e é o novo líder da prova. Quanto a Evenepoel, é terceiro da geral, a 1m29, Vingegaard é quarto a 1m46 e Jorgenson é quinto, a 2m06. A partir de quinta feira começa a alta montanha, com etapas muito difíceis onde os ciclistas vão ter de enfrentar o Hautacam (quinta) e Luchon Superbagnéres (sábado), além da cronoesclada de Peyragudes (sexta).
La mejor defensa es un ataque #TDF2025
— Teledeporte (@teledeporte) July 14, 2025
¡Pogacar lo ha intentado en la subida final, pero no ha soltado a Vingegaard!
🔴 Sigue el post de la 10ª etapa en DIRECTO: https://t.co/ZyXqvvo1It pic.twitter.com/18VS4S4puZ
CLASSIFICAÇÕES
Results powered by FirstCycling.com