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12 conselhos se andas de bicicleta com temperaturas elevadas

Para muitos de nós o Verão é a época do ano em que temos mais tempo para treinar. O problema maior é o calor, e se não tivermos os devidos cuidados, podemos ter problemas de saúde. Neste artigo mostramos que é possível continuar a aproveitar a bicicleta, apesar do tempo quente.

Yago Alcalde

12 conselhos se andas de bicicleta com temperaturas elevadas
12 conselhos se andas de bicicleta com temperaturas elevadas

1. Evita sair de bicicleta quando as temporaturas estão demasiado altas.  

Os especialistas dizem que devemos evitar pedalar quando a temperatura está acima de 37 graus, pois corremos o risco de sofrer uma insolação. Contudo, está provado que há pessoas que lidam muito mal com o calor a partir dos 33 ou 34 graus. 

 

2. Atenção à cor da roupa que escolhes usar.

Deves usar roupas claras, pois ajuda a não acumular tanto a temperatura. Se usares roupas escuras irás sofrer muito mais quando a temperatura exceder os 30 graus. 

 

3. Bebe meio litro de água ou de isotónico antes de saires para pedalar.

Se beberes meio litro de água na hora anterior à tua volta de bicicleta, estarás a ajudar o teu organismo a estar bem hidratado e a lidar melhor com o calor, reduzindo o risco de desidratação. Muitos não sabem, mas antes sequer de arrancarem de casa, já estão parcialmente desidratados. 

 

4. Repõe os líquidos perdidos.

Isto já deves saber de cor, mas convém sempre relembrar. Deves beber entre um e dois bidons por hora. Quanto mais calor estiver e quanto mais intensa for a nossa volta, mais teremos de beber. Com o suor, além de água, também perdemos sais, especialmente sódio. Por isso, é importante ingerir uma bebida desportiva que inclua sódio nos seus ingredientes. 

 

5. Opta por um jersey que se abra totalmente.

Se puderes escolher, opta por um jersey que tenha fecho integral, para poderes abrir na totalidade numa subida, por exemplo. Isto ajuda a dissipar melhor o calor. 

 

6. Podemos ajudar a refrigerar o nosso corpo com água.

Se parares em alguma fonte, aproveita para te refrescares com um pouco de água na cabeça e pescoço (ou usa água do bidon, caso não tenhas nenhuma fonte no trajeto). Para além de ajudar a baixar a temperatura corporal, permitirá estabilizar a frequência cardíaca.

 

7- Se o objetivo for uma competição.

Se estimamos que vai estar muito calor no dia de um determinado evento em que vamos participar, é importante treinar também em condições similares, dado que o corpo precisa de habituação. Este treino fará com que o corpo se habitue e não apanhe um choque no dia da prova. 

 

8. Pesa-te antes e depois de cada volta.

Isto permitirá ter uma ideia do peso que perdemos em forma de água. Nunca deveremos perder mais de 2% do nosso peso inicial. O peso que perdemos é líquido, não é gordura. 

 

9. Confirma a cor da urina depois de cada treino.

Se estiver muito escura (ou se não estiver transparente), significa que não bebemos o suficiente.  

 

10. Protetor solar.

Nunca te esqueças de colocar protetor antes de sair de casa, por mais bronzeado que estejas. Todas as partes em contato com a radiação solar devem ser protegidas, incluindo a face, orelhas, etc. E se fores careca, usa um boné debaixo do capacete ou coloca protetor. 

 

11. Nos dias muitos quentes opta por voltas mais planas. 

Evita as voltas montanhosas, pois sobreaquecerão o organismo. Nas mais planas, sempre há alguma brisa que ajuda a refrigerar um pouco. 

 

12. O calor limita o nosso rendimento. 

Se participas em provas já deves saber isto. Nos dias quentes não conseguimos aguentar o mesmo ritmo que num dia em que estejam 15ºC. Quando o corpo aquece em demasia, entra automaticamente em modo de sobrevivência e nesse caso o cérebro obriga as pernas a baixarem o ritmo, iniciando o corpo um processo de sudação abundante, de modo a tentar baixar a temperatura. É um processo stressante para o corpo, super oxidativo e que requer a máxima refrigeração possível. 

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