comitium

A roupa adequada para andar de bicicleta com tempo quente

As autoridades sanitárias advertem todos os anos para a importância de nos resguardarmos do calor intenso e da radiação solar nos meses de Verão. Isso quer dizer que não devemos andar de bicicleta nestes meses? Depende.

JORGE LÓPEZ / FOTOS: GONZALO MANERA

A roupa adequada para andar de bicicleta com tempo quente
A roupa adequada para andar de bicicleta com tempo quente

Nos meses quentes, para além de uma correta hidratação é necessário fazer uma boa gestão da temperatura corporal. A roupa, o calçado e o capacete ajudam a refrigerar, por isso propomos algumas opções que estão à venda no mercado.

CAPACETE: A cabeça é provavelmente a parte do corpo que mais precisa de arrefecer. Devemos procurar um capacete altamente ventilado, com bastantes orifícios (e aberturas generosas).

ÓCULOS: Quando as temperaturas sobem, os olhos sofrem devido à radiação solar. Além disso, o ar quente também é um problema. Protege sempre a tua vista com óculos e lentes de boa qualidade (não compres em sites óculos baratos pois em vez de estares a fazer um bom negócio estarás a danificar a tua retina). 

JERSEY: É preferível que tenha um fecho integral para ajudar a regular a temperatura, no entanto é mais importante a qualidade do tecido. Não optes por peças de algodão, pois acumulam o suor. 

LUVAS: Ter as mãos secas assegura um melhor controlo da bicicleta. Lembra-te que mesmo que esteja uma temperatura muito alta, deves mesmo usar luvas pois em caso de queda são a única ajuda que tens. Além disso, podes limpar o suor da cara às mesmas.

CALÇÃO: Para situações de calor excessivo, preferimos o baggy ao calção de licra, pois um bem ventilado garante um fluxo de ar enquanto um calção justo pode chegar a "ferver". É uma questão de gosto. 

MEIAS: A ventilação do pé é muito importante para o conforto. De nada serve termos uns sapatos ventilados se levarmos umas meias demasiado grossas ou pouco respiráveis.  

SAPATOS: No início, é normal pensar que uns sapatos servem para todo o ano, mas a experiência fará com que percebas que isso é um mito. Coberturas microperfuradas, painéis em rede e solas ventiladas são os melhores aliados para dissipar o calor que se acumula nos pés. 

Arquivado em:

Treino com calor. 12 conselhos.

Relacionado

Treino com calor. 12 conselhos.

Joaquim Carvalho, em representação da Shimano, recebeu os prémios BIKE DO ANO 2021

Relacionado

Shimano já recebeu os prémios BIKE DO ANO 2021

9 razões pelas quais andar de bicicleta é a maneira mais segura de viajar durante e após a pandemia

Relacionado

9 razões pelas quais andar de bicicleta é a maneira mais segura de viajar durante e após a pandemia

Os melhores videos