2-Piece Crankset. Trata-se do cranque direito e do eixo que estão unidos numa só peça para elevar a rigidez, reduzir o peso e facilitar a montagem ou a manutenção do conjunto. O cranque esquerdo ficará fixado ao eixo - que é estriado - através de dois parafusos Allen.
Center Lock. É o standard em termos de união entre o disco de travão e o cubo da roda através de uma rosca e respetivo aperto. Durante muitos anos foi usado o sistema ISO com seis parafusos, mas o fabricante japonês conseguiu impôr este sistema que é mais rápido e fácil de instalar.
Di2 (Digital Integrated Intelligence). Este sistema de mudanças eletrónicas para estrada foi estreado em 2009 com o Dura Ace Di2, e depois foi alargado a outros grupos e disciplinas como o BTT e gravel. Se compararmos com as transmissões mecânicas (ou seja, com cabo), as eletrónicas são bastante superiores em termos de rapidez e precisão.
Direct Engagement. Trata-se do tipo de linguetes utilizados pelos cepos dos cubos Shimano Micro Spline - herdados do BTT - para o novo grupo de gravel GRX Di2 1x12, que se assemelha a um sistema ratchet. O resultado é um engate mais rígido e direto, além de um peso inferior face ao tradicional.
Direct Mount Rear Derailleur. Como hoje em dia já não é necessário o dropout na fixação direta do desviador à patilha do quadro, o sistema fica mais leve, a rigidez é melhorada e a precisão da passagem das mudanças aumenta. Também facilita a montagem/desmontagem da roda.
Dual Pivot Caliper. Embora os travões de aro sejam cada vez menos utilizados, o sistema Dual Pivot ainda existe e melhora substancialmente a potência de travagem e permite dosear essa mesma potência graças ao seu design de duplo pivot.
Dynalast. Utilizada nos sapatos Shimano, a tecnologia Dynalast melhora o conforto e a transferência de potência devido ao design anatómico da parte da frente do sapato e do calcanhar, que seguem os contornos naturais do pé.
E-Tube Project Cyclist. Graças a esta aplicação - disponível para telemóvel e tablets Android e iOS - podemos personalizar, atualizar, configurar ou ajustar as transmissões Shimano Di2, além dos potenciómetros e dos motores para e-bikes.
Free Stroke. É a distância que a manete de travão percorre até que as pastilhas entrem em contato com o disco. Podemos regular esta distância através de um parafuso.
Hollowglide. Os pratos exteriores da gama alta da Shimano utilizam uma estrutura oca que visa baixar o peso, mas sem perder a rigidez.
Hollowtech II. A segunda geração Hollowtech visa proporcionar um equilíbrio entre peso, rigidez e durabilidade nos cranques. Os cranques são ocos e o eixo de 24 mm está unido ao cranque do lado direito.
Hyperglide+. Para otimizar a passagem da corrente entre a cremalheira e um dos carretos da cassete, o design dos dentes é específico, garantindo uma passagem rápida, suave e precisa das mudanças, mesmo quando pedalamos em esforço. A primeira geração Hyperglide foi lançada em 1988 e chamava-se HG, tendo sido baseada na Uniglide (UG).
ICE Freeza. Para reduzir a temperatura dos discos quando travamos, a Shimano fabrica estes componentes aplicando uma camada interna de alumínio e duas externas de aço. Nos modelos de gama alta, há aletas de refrigeração entre a pista de travagem e a aranha de fixação ao cubo. Além disso, no modelo topo de gama a pintura ajuda a dissipar o calor.
Micro Spline. Os grupos Shimano cujo carreto pequeno é de 10 dentes - como o novo GRX 1x12 - precisam de um cepo específico Micro Spline. A ranhura não é compatível com cassetes com carreto pequeno de 11 dentes.
Mono-Body. As pinças de travão Shimano são construídas a partir de duas peças de alumínio unidas por dois parafusos, excepto as de gama alta Dura Ace e XTR, que são monobloco, ou seja, são fabricadas numa só peça para reduzir o peso e melhorar a rigidez.
New Super SLR (Shimano Linear Response). A tecnologia SLR só é usada nos travões de aro e aumenta a suavidade da travagem graças a um revestimento interno das articulações das manetes e das pinças de travão.
One Way Bleeding. Para prevenir o surgimento de bolhas no circuito hidráulico dos travões, o sistema de sangramento One Way Bleeding simplifica a rota.
Optbal. Em vez de utilizar o mesmo número de raios em cada lado do cubo, o design Optbal duplica a quantidade - proporção 1:2 - no lado da transmissão para equilibrar a tensão dos raios e, ao mesmo tempo, aumentar a rigidez e a resistência.
Optislick. Outra forma de gerir a resistência dos cabos da transmissão e travagem, para além da teconologia New Super SLR da Shimano, consiste em aplicar um revestimento antifricção denominado Optislick.
Polymer Coated Cable. Tal como o tratamento Optislick, o fabricante japonês possui outro revestimento com polímero que melhora a suavidade dos cabos das mudanças - neste caso, somente os topo de gama -.
Press-Fit. Este standard em termos de pedaleiro tem a particularidade de utilizar copos pressionados em vez de enroscados. A vantagem é o peso mais reduzido, o custo e a simplificação em termos de design, mas requer uma manutenção mais frequente.
Quick-Link. Os apertos rápidos das correntes Shimano substituíram os pinos com o objetivo de simplificar a sua instalação. Assim, não é necessário usar ferramentas e na prática aumenta a resistência e a fiabilidade num ponto tão delicado.
Reach Adjust. Basicamente encarrega-se de regular - através de um parafuso allen de 2 mm - a distância da manete de travão ao guiador, adaptando assim ao tamanho da mão.
S-Phyre. Trata-se da gama superior da Shimano em termos de calçado, óculos e vestuário. S-Phyre é sinónimo de alto rendimento, qualidade e detalhes minuciosos.
Servo Wave Action. Reduz a distância e o tempo desde que acionamos a manete de travão até que as pastilhas entrem em contato com o disco. Também permite elevar a potência de travagem sem aumentar o curso da manete.
Shadow RD, RD+ e ES. Está presente nos desviadores traseiros Shimano e trata-se do seu perfil lateral mais baixo, que reduz a probabilidade de sofrer danos. O RD+ permite - em alguns modelos de gravel - mudar a tensão da mola acionando uma pequena alavanca para estabilizar a corrente, enquanto o Shadow ES do GRX 1x12 aumenta a resistência do desviador, recuperando a sua posição após um impacto.
SIL-TEC. O tratamento SIL-TEC -com partículas de fluor - é aplicado em alguns modelos de correntes Shimano e aumenta a durabilidade, melhora a passagem das mudanças e reduz a fricção e os ruídos.
SPD e SPD-SL (Shimano Pedaling Dynamics). O fabricante japonês lançou o seu conhecido sistema de pedais automáticos e cleats metálicos de dois parafusos para BTT - e agora também para gravel - em 1990. Em estrada é usado desde 2003 o sistema SPD-SL, baseado nas travessas de três parafusos.
STI - Dual Control Lever. As primeiras manetes integradas criadas pela Shimano, e lançadas em 1990 com o grupo Dura Ace 7400, tiveram um impacto enorme no mundo do ciclismo. Permitem usar as mudanças sem retirar as mãos das manetes de travão, elevando exponencialmente a segurança, rapidez e conforto.
Syncronized Shift. O sistema - presente somente nos grupos Di2 - passa automaticamente de um prato para o outro sem termos de carregar no botão da manete. No modo Semi-Synchronized Shift, ao mudar de prato automaticamente sobe ou desce carretos para suavizar o salto em termos de cadência.