comitium

Dicionário de tecnologia Shimano

O fabricante japonês é sem dúvida alguma um dos atores mais importantes em termos de inovação tecnológica no ciclismo, sobretudo no segmento das transmissões. Neste artigo compilamos as 30 inovações mais conhecidas.

José Gisbert

Dicionário de tecnologia Shimano
Dicionário de tecnologia Shimano

2-Piece Crankset. Trata-se do cranque direito e do eixo que estão unidos numa só peça para elevar a rigidez, reduzir o peso e facilitar a montagem ou a manutenção do conjunto. O cranque esquerdo ficará fixado ao eixo - que é estriado - através de dois parafusos Allen. 

Center Lock. É o standard em termos de união entre o disco de travão e o cubo da roda através de uma rosca e respetivo aperto. Durante muitos anos foi usado o sistema ISO com seis parafusos, mas o fabricante japonês conseguiu impôr este sistema que é mais rápido e fácil de instalar. 

Di2 (Digital Integrated Intelligence). Este sistema de mudanças eletrónicas para estrada foi estreado em 2009 com o Dura Ace Di2, e depois foi alargado a outros grupos e disciplinas como o BTT e gravel. Se compararmos com as transmissões mecânicas (ou seja, com cabo), as eletrónicas são bastante superiores em termos de rapidez e precisão. 

Di2

Direct Engagement. Trata-se do tipo de linguetes utilizados pelos cepos dos cubos Shimano Micro Spline - herdados do BTT - para o novo grupo de gravel GRX Di2 1x12, que se assemelha a um sistema ratchet. O resultado é um engate mais rígido e direto, além de um peso inferior face ao tradicional. 

Direct Engagement

Direct Mount Rear Derailleur. Como hoje em dia já não é necessário o dropout na fixação direta do desviador à patilha do quadro, o sistema fica mais leve, a rigidez é melhorada e a precisão da passagem das mudanças aumenta. Também facilita a montagem/desmontagem da roda. 

Dual Pivot Caliper. Embora os travões de aro sejam cada vez menos utilizados, o sistema Dual Pivot ainda existe e melhora substancialmente a potência de travagem e permite dosear essa mesma potência graças ao seu design de duplo pivot. 

Dual Pivot Caliper

Dynalast. Utilizada nos sapatos Shimano, a tecnologia Dynalast melhora o conforto e a transferência de potência devido ao design anatómico da parte da frente do sapato e do calcanhar, que seguem os contornos naturais do pé. 

Dynalast

E-Tube Project Cyclist. Graças a esta aplicação - disponível para telemóvel e tablets Android e iOS - podemos personalizar, atualizar, configurar ou ajustar as transmissões Shimano Di2, além dos potenciómetros e dos motores para e-bikes. 

Free Stroke. É a distância que a manete de travão percorre até que as pastilhas entrem em contato com o disco. Podemos regular esta distância através de um parafuso.

Free stroke

Hollowglide. Os pratos exteriores da gama alta da Shimano utilizam uma estrutura oca que visa baixar o peso, mas sem perder a rigidez. 

Hollowtech II. A segunda geração Hollowtech visa proporcionar um equilíbrio entre peso, rigidez e durabilidade nos cranques. Os cranques são ocos e o eixo de 24 mm está unido ao cranque do lado direito. 

Hyperglide+. Para otimizar a passagem da corrente entre a cremalheira e um dos carretos da cassete, o design dos dentes é específico, garantindo uma passagem rápida, suave e precisa das mudanças, mesmo quando pedalamos em esforço. A primeira geração Hyperglide foi lançada em 1988 e chamava-se HG, tendo sido baseada na Uniglide (UG). 

Hyperglide +

ICE Freeza. Para reduzir a temperatura dos discos quando travamos, a Shimano fabrica estes componentes aplicando uma camada interna de alumínio e duas externas de aço. Nos modelos de gama alta, há aletas de refrigeração entre a pista de travagem e a aranha de fixação ao cubo. Além disso, no modelo topo de gama a pintura ajuda a dissipar o calor. 

ICE Freeza

Micro Spline. Os grupos Shimano cujo carreto pequeno é de 10 dentes - como o novo GRX 1x12 - precisam de um cepo específico Micro Spline. A ranhura não é compatível com cassetes com carreto pequeno de 11 dentes. 

Mono-Body. As pinças de travão Shimano são construídas a partir de duas peças de alumínio unidas por dois parafusos, excepto as de gama alta Dura Ace e XTR, que são monobloco, ou seja, são fabricadas numa só peça para reduzir o peso e melhorar a rigidez. 

Mono Body

New Super SLR (Shimano Linear Response). A tecnologia SLR só é usada nos travões de aro e aumenta a suavidade da travagem graças a um revestimento interno das articulações das manetes e das pinças de travão. 

One Way Bleeding. Para prevenir o surgimento de bolhas no circuito hidráulico dos travões, o sistema de sangramento One Way Bleeding simplifica a rota.

Optbal. Em vez de utilizar o mesmo número de raios em cada lado do cubo, o design Optbal duplica a quantidade - proporção 1:2 - no lado da transmissão para equilibrar a tensão dos raios e, ao mesmo tempo, aumentar a rigidez e a resistência. 

Optball

Optislick. Outra forma de gerir a resistência dos cabos da transmissão e travagem, para além da teconologia New Super SLR da Shimano, consiste em aplicar um revestimento antifricção denominado Optislick. 

Polymer Coated Cable. Tal como o tratamento Optislick, o fabricante japonês possui outro revestimento com polímero que melhora a suavidade dos cabos das mudanças - neste caso, somente os topo de gama -. 

Polymer Coated Cable

Press-Fit. Este standard em termos de pedaleiro tem a particularidade de utilizar copos pressionados em vez de enroscados. A vantagem é o peso mais reduzido, o custo e a simplificação em termos de design, mas requer uma manutenção mais frequente. 

Press Fit

Quick-Link. Os apertos rápidos das correntes Shimano substituíram os pinos com o objetivo de simplificar a sua instalação. Assim, não é necessário usar ferramentas e na prática aumenta a resistência e a fiabilidade num ponto tão delicado. 

Quick Link

Reach Adjust. Basicamente encarrega-se de regular - através de um parafuso allen de 2 mm - a distância da manete de travão ao guiador, adaptando assim ao tamanho da mão. 

S-Phyre. Trata-se da gama superior da Shimano em termos de calçado, óculos e vestuário. S-Phyre é sinónimo de alto rendimento, qualidade e detalhes minuciosos. 

S Phyre

Servo Wave Action. Reduz a distância e o tempo desde que acionamos a manete de travão até que as pastilhas entrem em contato com o disco. Também permite elevar a potência de travagem sem aumentar o curso da manete. 

Servo Wave Action

Shadow RD, RD+ e ES. Está presente nos desviadores traseiros Shimano e trata-se do seu perfil lateral mais baixo, que reduz a probabilidade de sofrer danos. O RD+ permite - em alguns modelos de gravel - mudar a tensão da mola acionando uma pequena alavanca para estabilizar a corrente, enquanto o Shadow ES do GRX 1x12 aumenta a resistência do desviador, recuperando a sua posição após um impacto. 

SIL-TEC. O tratamento SIL-TEC -com partículas de fluor - é aplicado em alguns modelos de correntes Shimano e aumenta a durabilidade, melhora a passagem das mudanças e reduz a fricção e os ruídos. 

SPD e SPD-SL (Shimano Pedaling Dynamics). O fabricante japonês lançou o seu conhecido sistema de pedais automáticos e cleats metálicos de dois parafusos para BTT  - e agora também para gravel - em 1990. Em estrada é usado desde 2003 o sistema SPD-SL, baseado nas travessas de três parafusos. 

SPD y SPD SL

STI - Dual Control Lever. As primeiras manetes integradas criadas pela Shimano, e lançadas em 1990 com o grupo Dura Ace 7400, tiveram um impacto enorme no mundo do ciclismo. Permitem usar as mudanças sem retirar as mãos das manetes de travão, elevando exponencialmente a segurança, rapidez e conforto. 

STI

Syncronized Shift. O sistema - presente somente nos grupos Di2 - passa automaticamente de um prato para o outro sem termos de carregar no botão da manete. No modo Semi-Synchronized Shift, ao mudar de prato automaticamente sobe ou desce carretos para suavizar o salto em termos de cadência. 

Syncronized Shift

Arquivado em:

Nova coleção S Phyre da Shimano acaba de chegar ao mercado

Relacionado

Nova coleção S-Phyre da Shimano acaba de chegar ao mercado

Manutenção e ajuste da folga dos pedais

Relacionado

MECÂNICA: manutenção e ajuste da folga dos pedais Shimano e TIME

A história da Shimano em 20 ideias geniais

Relacionado

A história da Shimano em 20 ideias geniais

Tudo o que precisas de saber sobre o novo Shimano CUES

Relacionado

Tudo o que precisas de saber sobre o novo Shimano CUES

Testámos os sapatos Shimano RC3

Relacionado

TESTE: sapatos Shimano RC3

Já testámos o novo Shimano XTR Di2

Relacionado

Já testámos o novo Shimano XTR Di2

Novo Shimano GRX 1x12v passa a ser wireless

Relacionado

Novo Shimano GRX 1x12v passa a ser wireless