Segundo os cálculos da Shimano, a médio prazo, pelo menos quatro milhões bicicletas na Europa estarão equipadas com Shimano CUES. Longe dos holofotes das últimas tecnologias e desenvolvimentos, o CUES é um novo ecossistema com o qual esperam equipar o parque de bicicletas de gama média, que representa 80% do total de unidades vendidas.
Portanto, o CUES vem mudar as regras do jogo para melhor, simplificando e reduzindo o número de referências para que as loajas tenham menos stock e, indiretamente, que o consumidor final fique beneficiado, dado que a sua loja de referência não terá de ter tantas referências como antigamente, logo será mais provável ter stock das peças de que precisa. Para simplificar, podemos dizer que tudo o que está abaixo na hierarquia do Shimano Deore, passará a ser CUES.
Levar a cabo esta revolução "tranquila" dá um novo sentido à gama média de bicicletas, quer sejam de 9, 10 ou 11 velocidades e a primeira pergunta que nos vem à cabeça é: como é que a marca vai levar a cabo esta alteração já que estamos a falar de milhões de bicicletas que trazem de origem estes grupos? A Shimano tem um plano para manter as reposições necessárias dos grupos atuais durante 5 anos (aliás, por lei é obrigada), fazendo paulatinamente essa transição para o CUES, o qual conta com três versões próprias: U-4000, U-6000 e U-8000.
SHIMANO CUES 9V
SHIMANO CUES 10V
SHIMANO CUES 11V
SHIMANO CUES eMTB
Comum às três versões é a utilização do LinkGlide, a tecnologia Shimano que, ao fornecer uma maior quantidade de material e dentes especiais nos carretos, triplica a vida útil das cassetes e ajuda os utilizadores inexperientes com passagens de corrente mais suaves entre os carretos, aumentando a sua vida útil.
O QUE É O LINKGLIDE?
A tecnologia LinkGlide da Shimano baseia-se numa nova construção de cassetes, em que para além de pontos específicos para a corrente passar de um carreto para o outro, os próprios dentes das rodas dentadas foram redesenhados.
Nas cassetes com tecnologia LinkGlide, a base de cada dente é mais robusta, pois tem mais material, o que reduz a deformação e aumenta a sua vida útil, algo que é particularmente visível nas transmissões de bicicletas elétricas. Ao mesmo tempo, os dentes foram redesenhados para guiar a corrente de forma ainda mais suave, à medida que esta desliza pela cassete. Os dentes são mais rasos no exterior e mais profundos no interior. Graças a esta combinação de fatores, a passagem das mudanças é mais suave, mesmo quando é feita sob pressão.
TRÊS CARACTERÍSTICAS CHAVE
Simplicidade, versatilidade e durabilidade. Estas são as três premissas que a Shimano estabeleceu para si própria. Com a simplificação das referências, é possível otimizar a produção e simplificar a vida das lojas, que veem o seu stock reduzido. São compatíveis entre si, será mais fácil resolver qualquer problema ou incidente e a durabilidade também tem muita importância, uma vez que a tecnologia LinkGlide é um dos pilares do projeto CUES. A título de exemplo, apenas ao nível das roldanas de desviadores ou correntes, a redução será notória, havendo apenas uma referência para as diferentes versões.
U-4000: Esta é a gama mais simples para bicicletas de entrada de gama, com opções de pedaleira dupla, 9 carretos traseiros e um foco mais direcionado para bicicletas urbanas ou de trekking.
U-6000: Versões de 10 e 11 velocidades com opção de pedaleira simples ou dupla (1x10, 2x10, 1x11, 2x11). Com a tecnologia Shadow RD Plus no desviador traseiro e carretos até 11-50. Neste grupo, o cranque esquerdo está solidamente ligado ao eixo, enquanto o 4000 utiliza um sistema tradicional.
U-8000: Dos três grupos CUES, é o mais orientado para as e-MTBs, embora também possa ser utilizado em bicicletas normais, com a opção de um ou dois pratos à frente. A sua chegada permite reduzir o preço final de algumas e-MTBs com uma maior durabilidade da transmissão.
Um facto importante é que a nova gama CUES não é compatível com os grupos que substitui, uma vez que incorpora um cabo de tração de 1:5 em oposição ao habitual 1:1 dos grupos Shimano. Todo o ecossistema CUES é compatível com as novas tecnologias AutoShift e FreeShift da Shimano, destinadas a um utilizador menos especializado, proporcionando-lhe um suporte eletrónico que lhe permite realizar mudanças automáticas em função do terreno.
Além disso, a Shimano também desenvolveu travões CUES específicos de dois e quatro pistões, com um novo reservatório muito próximo do guiador e manetes mais longas, ao estilo do MT200, por exemplo.
CASSETES PARA TODOS
A nova gama CUES é composta por 9 cassetes, com 9, 10 e 11 carretos, todas elas LinkGlide com as seguintes relações de transmissão: 11-36, 11-39, 11-41, 11-45, 11-48 e 11-50 dentes. Como novidade, haverá as versões que incluem grafismos na própria cassete, algo comum na sua principal concorrente em transmissões, mas que até agora a Shimano nunca tinha colocado no mercado. A mesma corrente de 11 velocidades é utilizada em todas as cassetes, quer seja em sistemas de 9, 10 ou 11 mudanças.
NOTA IMPORTANTE
As diferentes versões do Shimano CUES são compatíveis entre si, como podes ver nestas imagens, mas não com os grupos anteriores de gama média-baixa, como os atuais Altus ou Acera. Menos número de peças significam menos stock e mais possibilidades de ter a peça necessária para o consumidor. Todos os produtos CUES também passam a ter embalagens amigas do ambiente de forma a cumprir a política ambiental da Shimano.