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Tudo o que precisas de saber sobre o novo Shimano CUES

A Shimano procura, com a nova gama CUES, reunir num só produto todos os componentes que até agora estavam abaixo do Shimano Deore, ou seja, Shimano Acera, Altus ou Alivio. O CUES pretende simplificar o futuro, com menos referências e proporcionar uma maior durabilidade.

JULIO VICIOSO // FOTOS: SHIMANO

Tudo o que precisas de saber sobre o novo Shimano CUES
Tudo o que precisas de saber sobre o novo Shimano CUES

Segundo os cálculos da Shimano, a médio prazo, pelo menos quatro milhões bicicletas na Europa estarão equipadas com Shimano CUES. Longe dos holofotes das últimas tecnologias e desenvolvimentos, o CUES é um novo ecossistema com o qual esperam equipar o parque de bicicletas de gama média, que representa 80% do total de unidades vendidas.

Portanto, o CUES vem mudar as regras do jogo para melhor, simplificando e reduzindo o número de referências para que as loajas tenham menos stock e, indiretamente, que o consumidor final fique beneficiado, dado que a sua loja de referência não terá de ter tantas referências como antigamente, logo será mais provável ter stock das peças de que precisa. Para simplificar, podemos dizer que tudo o que está abaixo na hierarquia do Shimano Deore, passará a ser CUES. 

Levar a cabo esta revolução "tranquila" dá um novo sentido à gama média de bicicletas, quer sejam de 9, 10 ou 11 velocidades e a primeira pergunta que nos vem à cabeça é: como é que a marca vai levar a cabo esta alteração já que estamos a falar de milhões de bicicletas que trazem de origem estes grupos? A Shimano tem um plano para manter as reposições necessárias dos grupos atuais durante 5 anos (aliás, por lei é obrigada), fazendo paulatinamente essa transição para o CUES, o qual conta com três versões próprias: U-4000, U-6000 e U-8000.

SHIMANO CUES 9VSHIMANO CUES 9V

SHIMANO CUES 10V

SHIMANO CUES 10V

SHIMANO CUES 11V

SHIMANO CUES 11V

SHIMANO CUES eMTB

SHIMANO CUES eMTB

Comum às três versões é a utilização do LinkGlide, a tecnologia Shimano que, ao fornecer uma maior quantidade de material e dentes especiais nos carretos, triplica a vida útil das cassetes e ajuda os utilizadores inexperientes com passagens de corrente mais suaves entre os carretos, aumentando a sua vida útil. 

O QUE É O LINKGLIDE? 

A tecnologia LinkGlide da Shimano baseia-se numa nova construção de cassetes, em que para além de pontos específicos para a corrente passar de um carreto para o outro, os próprios dentes das rodas dentadas foram redesenhados.

Nas cassetes com tecnologia LinkGlide, a base de cada dente é mais robusta, pois tem mais material, o que reduz a deformação e aumenta a sua vida útil, algo que é particularmente visível nas transmissões de bicicletas elétricas. Ao mesmo tempo, os dentes foram redesenhados para guiar a corrente de forma ainda mais suave, à medida que esta desliza pela cassete. Os dentes são mais rasos no exterior e mais profundos no interior. Graças a esta combinação de fatores, a passagem das mudanças é mais suave, mesmo quando é feita sob pressão.

TRÊS CARACTERÍSTICAS CHAVE

Simplicidade, versatilidade e durabilidade. Estas são as três premissas que a Shimano estabeleceu para si própria. Com a simplificação das referências, é possível otimizar a produção e simplificar a vida das lojas, que veem o seu stock reduzido. São compatíveis entre si, será mais fácil resolver qualquer problema ou incidente e a durabilidade também tem muita importância, uma vez que a tecnologia LinkGlide é um dos pilares do projeto CUES. A título de exemplo, apenas ao nível das roldanas de desviadores ou correntes, a redução será notória, havendo apenas uma referência para as diferentes versões. 

U-4000: Esta é a gama mais simples para bicicletas de entrada de gama, com opções de pedaleira dupla, 9 carretos traseiros e um foco mais direcionado para bicicletas urbanas ou de trekking.

Cambio barato

U-6000: Versões de 10 e 11 velocidades com opção de pedaleira simples ou dupla (1x10, 2x10, 1x11, 2x11). Com a tecnologia Shadow RD Plus no desviador traseiro e carretos até 11-50. Neste grupo, o cranque esquerdo está solidamente ligado ao eixo, enquanto o 4000 utiliza um sistema tradicional. 

U-8000: Dos três grupos CUES, é o mais orientado para as e-MTBs, embora também possa ser utilizado em bicicletas normais, com a opção de um ou dois pratos à frente. A sua chegada permite reduzir o preço final de algumas e-MTBs com uma maior durabilidade da transmissão.

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Um facto importante é que a nova gama CUES não é compatível com os grupos que substitui, uma vez que incorpora um cabo de tração de 1:5 em oposição ao habitual 1:1 dos grupos Shimano. Todo o ecossistema CUES é compatível com as novas tecnologias AutoShift e FreeShift da Shimano, destinadas a um utilizador menos especializado, proporcionando-lhe um suporte eletrónico que lhe permite realizar mudanças automáticas em função do terreno.

Além disso, a Shimano também desenvolveu travões CUES específicos de dois e quatro pistões, com um novo reservatório muito próximo do guiador e manetes mais longas, ao estilo do MT200, por exemplo.

CASSETES PARA TODOS

A nova gama CUES é composta por 9 cassetes, com 9, 10 e 11 carretos, todas elas LinkGlide com as seguintes relações de transmissão: 11-36, 11-39, 11-41, 11-45, 11-48 e 11-50 dentes. Como novidade, haverá as versões que incluem grafismos na própria cassete, algo comum na sua principal concorrente em transmissões, mas que até agora a Shimano nunca tinha colocado no mercado. A mesma corrente de 11 velocidades é utilizada em todas as cassetes, quer seja em sistemas de 9, 10 ou 11 mudanças. 

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NOTA IMPORTANTE

As diferentes versões do Shimano CUES são compatíveis entre si, como podes ver nestas imagens, mas não com os grupos anteriores de gama média-baixa, como os atuais Altus ou Acera. Menos número de peças significam menos stock e mais possibilidades de ter a peça necessária para o consumidor. Todos os produtos CUES também passam a ter embalagens amigas do ambiente de forma a cumprir a política ambiental da Shimano.

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