3 conselhos para renderes mais em terreno plano

No BTT não estamos constantemente a subir ou a descer. Andar em plano em teoria implica menos sofrimento do que em subida, mas se quiseres empregar um ritmo forte e seguir outro atleta, não há volta a dar... é preciso sofrer.
Carlos Pinto
3 conselhos para renderes mais em terreno plano
3 conselhos para renderes mais em terreno plano

Em plano também se ganham e perdem provas, inclusivé podemos chegar a sofrer mais a pedalar em plano do que nas próprias subidas. Andar em terreno plano é uma especialidade na qual os atletas mais fortes podem fazer valer a sua lei, já que neste terreno a relação peso-potência não é tão impactante. Se acabas sempre por ceder quando o teu grupo aumenta a velocidade, estes três conselhos podem ajudar-te.

1. ATENÇÃO AO TERRENO ONDE ANDAS

Tens de estar muito atento aos obstáculos do terreno e antecipar possíveis ressaltos, pedras e mudanças de direção. Para tal deves olhar em frente (e não exclusivamente para a roda do indivíduo que segue à tua frente) e prever os movimentos dele para evitar possíveis toques ou quedas. Isto faz com que poupes energia, que evites perder a roda do teu companheiro e que te sintas mais seguro e confiante.

2. COLOCA-TE NA RODA

Quando a velocidade é alta, não desvalorizes o trabalho que o teu companheiro à tua frente está a fazer, puxando contra o vento. Segue os conselhos que referimos, ou seja, coloca-te na roda dele, pois estarás a reduzir o teu esforço entre 5 e 30% (a ritmo elevado).

3. PREPARAÇÃO PARA ANDAR EM PLANO

Se potência não é a tua praia, faz séries em plano "arrastando" toda a desmultiplicação que conseguires mover mantendo uma cadência de 60 pedaladas por minuto. Faz séries de 2 a 4 minutos de duração. Recupera suavemente entre séries (durante o mesmo tempo que a série que acabaste de fazer). O número de séries depende obviamente do teu nível, mas em qualquer caso termina o teu treino quando vires que o teu rendimento desceu muito face às primeiras séries (para teres uma noção, fazer 6 séries de 2 ou 3 minutos é um bom valor).