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Biomecânica: o ponto morto

Sabias que quando pedalas existe aquilo a que chamamos em biomecânica o ponto morto? Neste artigo esclarecemos alguns conceitos que te vão ajudar a aproveitar ao máximo a tua pedalada. 

JON IRIBERRI

Biomecânica
Biomecânica

Quando pedalamos, há alterações de velocidade em cada rotação do pedaleiro, tanto na parte superior como na inferior da pedalada. Esta perda de velocidade ocorre devido à dificuldade motora que a perna tem em fazer força em determinadas direções, por isso acaba por "travar" involuntariamente.

cambios en la velocidad en el giro

FORÇAS QUE TRAVAM

O factor que mais gera essa travagem são os movimentos rotacionais do pé no pedal. Quando não coincidem com os movimentos do cranque, geram forças de inércia em direções diferentes da correta, desacelerando todo o conjunto. 

fuerzas que frenan

COMO EVITAR ESSA TRAVAGEM?

Uma forma de evitar essa travagem na parte inferior é um bom controlo motor do tornozelo, sobretudo no primeiro quarto da pedalada, porque se o joelho fletir vai travar o pedal e o cranque. No caso da parte superior, o fortalecimento dos músculos do quadril, bem como a melhoria da condição física geral, são fatores chave. Por vezes, um mau ajuste da altura do selim e do recuo influenciam o surgimento destes pontos. 

¿cómo evitar el freno?

PEDALADA REDONDA

Muitos ciclistas consideram que uma pedalada redonda ocorre quando aplicamos força tangencial ao longo de todo o círculo. Mas isto é falso e a ciência esclarece porquê. Quando a pedalada é fluida, isso acontece fundamentalmente porque a inércia do sistema não se encontra travada em nenhum ponto e isso provoca uma sensação de constância do ritmo de pedalada, minimizando a ação muscular. 

pedaleo redondo

 

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