Preparámos este comparativo de grupos mecânicos 1x12 que a SRAM tem atualmente no seu catálogo (SX, NX, GX, X01 e XX1), mas antes de entrarmos em detalhes, vamos recordar a história.
Em Maio de 2016, a SRAM lançou no mercado os primeiros grupos monoprato de 12 velocidades, o X01 e o XX1, estreando uma tecnologia chamada Eagle que mudou para sempre a história das transmissões de BTT. Esta tecnologia praticamente eliminou a necessidade de utilização dos desviadores dianteiros, dado que o rácio de desmultiplicação chegava a 500%, um valor comparável com a maioria das transmissões de 2x11 velocidades existentes nessa altura.
Para alcançar estes valores, a SRAM desenvolveu um cepo que permitia usar um carreto pequeno de 10 dentes, dado que o existente até essa altura era incompatível. Foi nessa fase que surgiram os cepos XD.
Em 2020, a SRAM deu um passo em frente no desenvolvimento da tecnologia Eagle, lançando no mercado as cassetes 10-52 para os grupos GX, X01 e XX1, incrementando o rácio de desmultiplicação (520%). Para tal, foi necessário redesenhar a transmissão.
TECNOLOGIAS EM COMUM
Todos estes grupos têm em comum algumas tecnologias ou características que contribuem para o seu funcionamento. Neste artigo, explicamos as mais importantes:
X-SYNC2: trata-se de um entalhe nos dentes das cremalheiras que retem melhor a corrente, reduzindo ao máximo a fricção. Este design também evita a acumulação de lama e reduz o desgaste.
DUB (durable unified bottom bracket): é, no fundo, um sistema desenhado pela SRAM que visa aligeirar, melhorar e unir o conjunto formado pelo eixo dos cranques e os rolamentos do pedaleiro. Este sistema utiliza um eixo de alumínio leve e sobredimensionado de 28,9 mm de diâmetro integrado no cranque esquerdo, o qual, junto com um cartucho de rolamentos, melhora significativamente a rigidez, o peso e a durabilidade de todo o pedaleiro.
X-HORIZON: limita o movimento do desviador em relação ao eixo horizontal, tornando impossível fazer comutações de mudanças involuntárias e reduzindo a força necessária para essa comutação.
CAGE LOCK: no fundo, é um sistema simples que permite bloquear a base do desviador que aloja as roldanas numa posição que facilita retirar ou colocar a roda traseira e a corrente.
ZERO LOSS: significa que quando carregamos no manípulo de mudanças, a comutação é imediata. Em todos os manípulos é possível subir até 5 carretos quando carregamos a fundo, embora exista uma versão específica para e-bikes (em todos os grupos) que só permite subir um carreto de cada vez, para evitar danos na transmissão (nas e-bikes, como já referimos várias vezes em outros artigos, o desgaste da transmissão é muito maior).
GRUPOS EAGLE 1X12
Antes de mostrarmos os detalhes, fazemos um sumário das características gerais e do foco de cada grupo: o SX não está à venda como grupo completo, ou seja, destina-se a montagens OEM (fábricas), no entanto, alguns dos seus componentes são vendidos individualmente no mercado. Tanto o SX como o NX têm uma importante característica: as cassetes que utilizam, praticamente idênticas em termos de peso e método de fabrico, só podem ser montadas em cepos tradicionais HG, por isso, o seu carreto mais pequeno é de 11 dentes. Esta característica faz com que estes dois grupos sejam os mais baratos com a tecnologia Eagle, dado que não implicam o uso de uma roda traseira com cepo XD.

Ao compararmos as características, o GX destaca-se por ser o grupo mais equilibrado em termos de relação peso/preço/funcionamento/durabilidade. Além disso, a SRAM lançou no mercado em 2020 um grupo GX com cranques de carbono que é 100g mais leve do que o grupo com cranques de alumínio e a um preço muito mais baixo do que os topo de gama X01 e XX1, a rondar 750€ (neste artigo publicamos uma tabela com os preços recomendados de venda ao público).
O X01 e o XX1 são os grupos topo de gama e, embora partilhem muitas características, têm objetivos diferentes. O X01 é um grupo desenhado para disciplinas mais agressivas, como o Enduro e o Trail, por isso, é mais robusto, embora a diferença de peso face ao XX1 seja de somente 60 gramas. No XX1 tudo no seu desenvolvimento foi pensado na poupança de peso, como veremos mais adiante.
Quanto ao tato e funcionamento, temos de confessar que todos os grupos, desde que devidamente afinados, funcionam perfeitamente. No entanto, à medida que subimos na gama, nota-se claramente uma melhoria que é mais notória qualitativamente. Falamos sobretudo em termos de tato, de nitidez.
TABELA DE PESOS E PREÇOS
Nesta tabela, mostramos os pesos reais de cada grupo e de cada componente, bem como o preço por grama de cada componente. Adicionámos ainda um dado curioso, mas significativo: calculámos o incremento de preço que supõe a redução de peso em percentagem. Por exemplo, entre o grupo GX e o X01, há uma diferença de peso de pouco mais de 14%, o que supõe um incremento de preço de 109%. Mas essa diferença também é notória entre o X01 e o XX1: embora a diferença de peso seja de somente 4%, o incremento de preço é de 39%.
COMPARATIVO GRUPOS MECÂNICOS SRAM EAGLE 1X12 (Peso em gramas) |
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Grupo/componente | XX1 | X01 | GX | NX | SX |
Cranques com pratos | 435 | 483 | 638 | 650 | 780 |
Cassete | 377 | 369 | 454 | 631 | 631 |
Desviador traseiro | 271 | 289 | 298 | 352 | 347 |
Manípulo | 122 | 126 | 125 | 111 | 128 |
Corrente | 260 | 260 | 268 | 275 | 275 |
TOTAL | 1.465 | 1.527 | 1.783 | 2.019 | 2.161 |
Preço recomendado | 1.824€ | 1.286€ | 614€ | 455€ | 387€ |
Preço €/grama | 1,25 | 0,84 | 0,34 | 0,23 | 0,18 |
PERCENTAGEM DE POUPANÇA EM TERMOS DE PESO | |||
XX1 vs X01 | X01 vs GX | GX vs NX | NX vs SX |
4,06% | 14,36% | 11,69% | 7,03% |
INCREMENTO PERCENTUAL NO PREÇO | |||
XX1 vs X01 | X01 vs GX | GX vs NX | NX vs SX |
41,84% | 109,45% | 34,95% | 17,57% |
DIFERENÇAS ENTRE OS COMPONENTES
É importante assinalar que, raro as exceções que referimos neste artigo, os diferentes componentes destes grupos são compatíveis entre si, o que pode ser uma grande vantagem dado que podemos misturar em função da utilização que vamos dar.
CRANQUES E CREMALHEIRAS
Começando pelos cranques e pelas cremalheiras, as SX, que pesam 780g, são as mais pesadas. São 130g mais pesadas que as NX e 140g mais pesadas que as GX.As SX estão disponíveis com um comprimento de 155 a 175 mm, enquanto a NX e a GX estão disponíveis de 165 a 175 mm. Tanto os cranques SX, como NX e GX são fabricados em alumínio, no entanto existe uma versão GX de carbono bastante mais acessível do que os X01 e XX1. Por falar em X01 e XX1, os seus cranques estão disponíveis de 165 até 175 mm e destinam-se a usos diferentes.
Os X01, apesar de pesarem 483g, são os mais robustos do ecossistema Eagle, e os X01 são os mais leves (435g), um peso incrível. Ambos têm uma estrutura cónica mais leve, mas sem comprometer a rigidez e estão disponíveis em duas decorações distintas, Signature e Oxy Red.
MANÍPULOS DE MUDANÇAS
Nos manípulos, as diferenças de peso são mínimas (não chegam a 15g), sendo o comando NX curiosamente o mais leve. Em todos os casos, há duas versões disponíveis, a normal que permite subir até 5 velocidades e a e-mtb que só permite subir uma mudança de cada vez para preservar a transmissão das e-bikes. O comando SX é o único que não é compatível com Matchmaker, o sistema de fixação direto que aloja na braçadeira da manete de travão. Por outro lado, tanto o X01 como o XX1 utilizam rolamentos de esferas e permitem variar o ângulo da alavanca. O XX1 conta com botões e tampa fabricados em fibra de carbono. Existe uma opção, um comando totativo Grip Shift que está disponível em várias versões, no qual o topo de gama XX1 tem carcaça em fibra de carbono (pesa 138g).
DESVIADORES
Quanto aos desviadores, com o SX e o NX só podem ser usadas cassetes que cheguem no máximo aos 50 dentes, enquanto GX, X01 e XX1 são compatíveis com cassetes 10-52d. O SX é o único que não possui a embraiagem "Roller Bearing Clutch". Em termos de construção, o SX e o NX utilizam pinos rebitados na gaiola, enquanto os restantes desviadores têm um sistema diferente com pinos removíveis, o que assegura um movimento mais suave e previne as folgas. Quanto ao peso, tanto o SX como o NX rondam os 350g e o mais leve é obviamente o XX1 - graças à utilização de carbono -, que pesa 270g. Por sua vez o X01 pesa 289g e o GX 298g.
CASSETES
É precisamente nas cassetes, bem como nos cranques, que encontramos as maiores diferenças em termos de peso. Como vimos, a SX e a NX têm carretos 11-50 e apenas são compatíveis com cepos HG, enquanto a GX, X01 e XX1 só podem ser montadas em cepos XD e têm um rácio de utilização mais abrangente (10-52D). A cassete SX e NX têm características muito parecidas, com carretos em aço e pesos a rondar os 630g. A GX tem carretos mais leves e conetados entre si através de 123 pinos de aço, o que permite baixar o peso quse 200g. A XX1 e a X01 são bastante parecidas e fabricadas através de um bloco mecanizado de aço, embora o último carreto seja de alumínio anodizado. Quanto ao peso, ambas têm um valor parecido a rondar os 370g. A X01 está disponível em preto, enquanto a XX1 pode ser encontrada em preto/dourado, preto/arco-íris e preto/cobre.
CORRENTES
Neste caso, as diferenças de peso são de apenas 15g. Todos os modelos usam o famoso elo Powelock e não existe uma corrente específica SX. A NX pesa 275g e tem placas de aço polido. A GX utiliza placas exteriores com tratamento de Nickel e as interiores usam um tratamento Black Oxide que baixa o peso 8g e aumenta a durabilidade. Tanto a X01 como a XX1 têm pinos ocos e pesam cerca de 260g. A X01 utiliza um tratamento Hard Chrome nas placas interiores e nos pinos, enquanto as placas exteriores adotam uma camada Nickel Plated que aumenta a resistência ao alongamento. A XX1 combina estes tratamentos com um processo chamado PVD que deposita na superfície das placas uma camada de materiais específicos em função da cor que se deseja obter. Está disponível em 4 cores (preto, dourado, cobre e arco-íris). Lembramos que estas correntes são fabricadas em Portugal, mais precisamente na fábrica da marca em Coimbra.