O que é que acontece quando juntas as melhores características do grupo topo de gama de estrada da SRAM à transmissão mais inovadora no mundo do BTT e dás um passo em frente? Possivelmente conseguirás ter acesso ao melhor grupo para gravel!
Este inovador SRAM Red XPLR AXS conta com manetes e pinças de travão do recentemente apresentado SRAM RED AXS, acompanhado de novos componentes desenvolvidos a partir da tecnologia SRAM Transmission. O resultado é uma transmissão que fica perfeitamente integrada no quadro e com uma exclusiva cassete de 13 velocidades.
MANETES ETAP
As novas manetes têm um design completamente distinto dos restantes grupos de estrada/gravel da SRAM e o conjunto composto pelas manetes e pinças é 83g mais leve do que o da versão anterior. Também são menos volumosas e mais largas, com menos perímetro e altura, deixando mais espaço entre o guiador e a manete de comutação das mudanças e travagem. Isto proporciona mais espaço para os dedos, permitindo segurar as manetes com mais conforto e firmeza.
As manetes são em carbono e são mais planas e ligeiramente mais largas na parte superior, ficando mais próximas dos dedos na parte inferior, graças à sua rotação exterior, permitindo que os dedos consigam manobrar mais facilmente a alavanca do travão. A distância ao guiador (Reach Adjust) pode ser ajustada retirando a capa de borracha frontal e introduzindo uma chave hexagonal de 2.5 mm. O ponto de contato das pastilhas de travão pode ser ajustado em três níveis com a mesma ferramenta.
O óleo usado nestes travões é o sintético DOT, no entanto o piston em vez de estar numa posição vertical, passa a estar na horizontal. Estas alterações implicam menos esforço na travagem (segundo a marca, menos 80%). Na prática permite-nos ter de fazer menos força, obtendo também mais potência de travagem, o que se traduz em menos fadiga, mais controlo e segurança.
As novas manetes do Red AXS foram desenhadas para uma posição neutra dos pulsos. Tanto as borrachas como as manetes e os botões possuem textura, para maior aderência e sensibilidade.
BOTÕES
Uma das grandes novidades das novas manetes Red AXS são os botões secundários Bonus Buttons localizados na parte superior. Estes pequenos botões estão programados de origem e permitem atuar o desviador, no entanto podem ser configurados com outras funções através da aplicação SRAM AXS, como por exemplo, ajustar o ciclocomputador ou o espigão de selim telescópico RockShox Reverb AXS.
Estes botões destinam-se a ser acionados com os polegares e, segundo a SRAM, são muito pequenos de modo a evitar acionamentos involuntários. Salientamos que existe ainda a possibilidade de colocar outro tipo de botões - os Blips AXS - em qualquer parte do guiador.
As novas manetes RED XPLR AXS são mais ergonómicas e têm uma aderência melhorada, bem como uma potência e capacidade de travagem significativamente superior a qualquer outro grupo de estrada da SRAM. Este facto e a possibilidade de travar com um só dedo faz com que seja um dos melhores lançamentos deste ano. O tato é nítido e preciso, e as manetes retornam com rapidez, permitindo ajustar de maneira independente o seu alcance (Reach Adjust), bem como o seu curso (Contact Point Adjust).
Peso: 405 g (o par)
Preço: 755 € (por unidade com mangueira e pinça de travão)
TRAVÕES HRD
O XPLR AXS também adota as pinças de travão do Sram Red AXS de estrada, que são mais rígidas e leves. Têm reentrâncias que não interferem na ventilação das pastilhas (visam sobretudo baixar o peso) e a cavidade de alojamento das pastilhas é ampla, para evitar que toquem nos discos. Por suz vez, os discos Paceline X são fabricados em aço e passam a ter uma aranha em alumínio, sendo ligeiramente mais leves. Estão disponíveis em versões de 140 e 160 mm de diâmetro, para fixação Center Lock.
A SRAM optou por uma construção em duas peças que permite deixar cada metade com mais espaço oco, aumentando também a precisão em termos de dimensionamento, para uma união mais robusta. Isto também significa que podem ser completamente desmontadas para uma limpeza exaustiva.
Os pistões estão afastados alguns milímetros face ao eixo da roda, embora as pastilhas continuem no mesmo lugar. O benefício assemelha-se ao obtido quando usamos um disco ligeiramente maior: aumenta a potência de travagem.
Peso: 143 g (dianteiro, 95 cm mangueira), 158 g (traseiro, 180 cm mangueira), 132 g (disco 160 mm)
Preço: 80 € (disco)
DESVIADOR FULL MOUNT
O novo desviador SRAM RED XPLR AXS é específico para transmissões monoprato com cassete de 13 velocidades 10-46 e quadros com ponteira UDH, dado que fica diretamente fixado.
Esta nova geração de desviadores XPLR proporciona uma maior retenção da corrente graças a uma nova embraiagem baseada na tecnologia Overload Clutch dos desviadores de BTT, localizada na articulação da caixa das roldanas, mantendo a corrente tensa e engrenada.
O desviador XPLR também recebe o Inline Cage onde estão alojadas as roldanas, o qual possui um ângulo próprio (em direção ao exterior) que deixa mais espaço para o pneu e faz com que a corrente tenha a mesma trajetória da cremalheira, deste modo a roldana superior está sempre verticalmente alinhada com a cassete. O seu design também envolve a parte frontal da roldana inferior, evitando que possam ficar presos paus ou ramos.
A roldana inferior Magic Wheel, também presente em alguns desviadores T-Type, é capaz de se manter a rodar mesmo que algum objeto fique entalado no meio, impedindo que fique bloqueada. Além disso, caso alguma peça do desviador fique estragada devido a uma queda ou pancada, existem peças de substituição.
A bateria AXS é a mesma utilizada por todos os componentes eletrónicos SRAM, pesa 26 gramas e tem uma duração estimada de até 60 horas. A luz verde indica uma duração de mais de 15h, a luz vermelha entre 6 e 15h e se piscar em vermelho, a duração será inferior a 6h.
O sistema dá prioridade à velocidade da comutação e não está preparado para mudar de carreto aplicando continuamente força nos pedais, ao contrário do SRAM Transmission. O processo de montagem e ajuste é ainda mais fácil do que num desviador T-Type, tomando o sétimo carreto como única referência, além de não possuir um botão de préajuste.
Peso: 375 g (sem bateria)
Preço: 785 € (sem bateria)
CASSETE X-DOME
O eixo central desta inovadora transmissão para gravel é a sua nova cassete de 13 velocidades com uma única combinação de 10 a 46 dentes (10, 11, 12, 13, 15, 17, 19, 21, 24, 28, 32, 38 e 46). O seu rácio passa a ser de 460% por ter mais um carreto e proporciona um escalonamento mais fechado e progressivo. A cassete de 13 velocidades tem a mesma distância entre os carretos do que a de 12 velocidades.
Peso: 287 g
Preço: 675 €
CORRENTE FLATTOP
A corrente com design assimétrico FlatTop (plana por fora e curva por dentro), é a mesma utilizada nos grupos de estrada, mas ligeiramente diferente das de BTT (a SRAM desaconselha o seu uso em estrada e gravel). Possui pinos ocos e dupla furação nos elos externos, sendo 13g mais leve. Está disponível num acabamento Rainbow (arcoíris) e tem 126 elos.
A estrutura das correntes SRAM FlatTop e o seu tratamento Hard Chrome (nos pinos e nos elos internos), faz com que a sua durabilidade seja elevada e inclusive superior à de outras correntes de estrada de 10 e 11 velocidades. Devem ser substituídas quando alongarem 0,8%, dado que uma antecipada substituição pode provocar um desgaste prematuro da cremalheira e da cassete. A SRAM possui uma ferramenta específica para determinar o seu estado.
Peso: 247 g (122 elos)
Preço: a partir de 100 €
MEDIDOR DE POTÊNCIA DZERO
Este novo medidor de potência integrado na aranha possui um prato X-Sync independente com rosca e integra tecnologia proveniente do BTT. O sistema Thread Mount permite mudar de prato (38, 40, 42, 44 ou 46 dientes - 170 €), utlizando uma ferramenta específica, tal como o potenciómetro SRAM XX SL para BTT, ao contrário dos pratos de estrada que estão conetados ao potenciómetro. Convém ter em conta que mudar o número de dentes da cremalheira pode implicar ter de modificar o comprimento da corrente para que a transmissão funcione corretamente (consulta mais informações na app SRAM AXS).
O medidor de potência RED XPLR AXS tem uma precisão de +- 1,5% e é automaticamente calibrado. Possui compensação de temperatura 10K e impermeabilidade IPX7. Utiliza uma pilha CR2032 com uma duração estimada de 200h e transmite um sinal Bluetooth de baixa energia, ANT+ e protocolo AXS.
Os cranques em carbono são ocos e esteticamente são idênticos aos do novo SRAM RED AXS de estrada. São 29g mais leves do que as anteriores e estão disponíveis em 160, 165, 167,5, 170, 172,5 e 175 mm de comprimento. O eixo sobredimensionado DUB fixado ao cranque esquerdo, específico da SRAM, é do tipo Wide, ou seja, é 5 mm mais largo do que os de estrada, para poder dar amplitude ao pneu traseiro. A denominação Wide irá sendo substituída por XPLR. Também existe a possibilidade de adquirir o conjunto de cranques sem potenciómetro (450€), e com o prato aparafusado diretamente ao cranque (730€).
Peso: 514 g (40 dentes, cranques 170 mm)
Preço: 560 € (potenciómetro, sem cranques, sem prato e sem rolamentos), 1.235 € (com potenciómetro e prato, sem rolamentos)
COMPATIBILIDADE
Para dar mais espaço aos pneus de gravel, a SRAM recomenda que o comprimento mínimo das escoras seja de 415 mm. Além disso, é imprescindível que o quadro conte com uma ponteira UDH e utilize um eixo de cranque com uma linha de corrente de 47,5 mm.
O inovador SRAM RED XPLR AXS pode ser utilizado com bicicletas de estrada ou All-Road, se for equipado com cranques monoprato aero SRAM (com eixo e linha de corrente standard de 45 mm), mas o quadro tem de ter uma ponteira UDH e um comprimento de escoras entre 405 e 415 mm.
CONCLUSÃO
Com este novo grupo para gravel, a SRAM aposta numa transmissão monoprato como única opção, aliás como acontece no mundo do BTT há cerca de uma década. Além disso, começa a implantar os desviadores de fixação direta ao quadro, como já acontece nas bicicletas de BTT. Será que isto também vai acontecer nas bicicletas de estrada?
O grupo SRAM RED XPLR AXS completo pesa 2.488 gramas, com potenciómetro, bateria, pedaleiro BSA de 68 mm, cranques de 172,5 mm, prato de 40 dentes,corrente de 114 elos e discos de 160 mm, sendo 218 gramas mais leve do que o anterior SRAM RED XPLR eTap AXS. O preço do grupo completo é de 4.465€ com potenciómetro, sem a bateria e o cartucho com os rolamentos do pedaleiro (3.960€ sem o potenciómetro).
Esta é a primeira cassete de 13 velocidades da marca, o que abre os horizontes e poderá chegar em breve ao segmento de estrada e de BTT. Trata-se de uma transmissão precisa, eficaz, intuitiva, simples, robusta e praticamente infalível que quase não requer manutenção.