comitium

Sabes porque é que quando treinas o teu desempenho melhora?

A resposta a esta pergunta tem explicações metabólicas e fisiológicas que nos ajudam a entender melhor o processo de treino.

Yago Alcalde

Sabes porque é que quando treinas o teu desempenho melhora?
Sabes porque é que quando treinas o teu desempenho melhora?

Um dos motivos que nos leva a sair cada vez com mais frequência para andar de bicicleta é o facto de que quantas mais vezes pedalarmos, menos nos custa, mais rápido andamos e mais longas são as nossas voltas... e com menos esforço. Mas afinal, que processos ocorrem no nosso corpo para que isso aconteça? É simples: estamos a treinar! Neste artigo vamos mostrar o que acontece quando submetemos o nosso corpo ao treino:

  • O treino baseia-se em submeter o corpo a um determinado stress. Em função do stress a que é submetido, o organismo desenvolve uma série de defesas para estar melhor preparado perante outro "ataque" de características similares.

  • Estas defesas implicam ativar uma série de mecanismos conhecidos como adaptações ao esforço, que podem ser muito diversas.

  • Quando repetimos os estímulos de forma constante, as alterações são cada vez maiores. A parte má, é que depois de os estímulos terem cessado, grande parte das adaptações produzidas se perdem, ou seja, voltam aos níveis iniciais.

  • As adaptações que se produzem no nosso organismo costumam dividir-se nas centrais e nas periféricas. As centrais são as que decorrem a nível cardíaco e pulmonar, enquanto as periféricas são as que sucedem a nível muscular.

  • As principais adaptações centrais são um aumento do tamanho do coração e um aumento da força de contração do mesmo. Além disso, há um aumento do volume sanguíneo, pelo que a quantidade de oxigénio que pode ser transportado aumenta.

  • A nível muscular, as principais adaptações são um aumento no número de capilares por fibra muscular. Os capilares são os vasos sanguíneos de menor tamanho responsáveis por fornecer oxigénio às células musculares.

  • A nível mitocondrial, também é produzido um aumento tanto no número como no tamanho das mitocôndrias. As mitocôndrias são os órgãos celulares encarregues de fornecer a maior parte da energia necessária para a atividade celular.

  • Estas melhorias no transporte de oxigénio fazem com que o organismo seja mais eficiente, utilizando as gorduras como combustível com a consequente poupança de glicogénio. Por isso, demoraremos mais tempo até ficarmos cansados quanto mais treinados estivermos.

Arquivado em:

Os melhores videos