comitium

Teste rolo de treino interativo Zycle Smart ZPro

Se procuras um rolo interativo silencioso, compatível com as principais apps e que não custe uma fortuna, lê este teste

Teste rolo de treino interativo Zycle Smart ZPro
Teste rolo de treino interativo Zycle Smart ZPro

A venda de rolos interativos tem superado todas as expetativas e já existem no mercado ofertas diferentes. Contudo, o preço destes aparelhos é relativamente elevado, e nem todos têm a possibilidade de os comprar. O Zycle Smart ZPro custa quase metade dos rolos interativos de nova geração e no fundo permite fazer o mesmo. 

Este Smart ZPro é bastante silencioso (em média durante o funcionamento emite 75db) e o seu sistema de travão é magnético. Como consegue chegar aos 1.200W de potência, inclui um sistema de arrefecimento com grelha lateral (que não convém tapar, como é óbvio), para evitar um sobreaquecimento.

O chassis é robusto, relativamente pesado e para maior estabilidade possui pernas extensíveis. O sistema de fixação ao quadro baseia-se em dois apoios laterais que necessariamente têm de ser conetados a um aperto próprio da marca. De origem é fornecido um aperto rápido, para bicicletas com o sistema quick release.

rolo Zycle 2
 

Quem - como nós - possui uma bicicleta com eixo passante, tem de comprar um eixo específico. A marca possui três opções, consoante o comprimento do mesmo e o tipo de rosca. 

Para ajustar os apoios laterais ao quadro basta usar o sistema de calhas metálicas. É um sistema um pouco mais moroso que o da Tacx, mas feito o devido aperto, é eficiente.

Este rolo inclui um apoio para a roda dianteira, o que é uma excelente notícia, pois é raro tal acontecer. Além disso, o local onde o pneu traseiro apoia no rolo inclui rugosidades, o que aumenta a tração, mas também o seu desgaste. Ou seja, aparentemente notámos mais desgaste do pneu neste rolo do que em outros que usámos

Como é um rolo interativo, requer ligação a um ponto de eletricidade. O cabo fornecido é colocado numa zona inferior de difícil acesso, algo a rever numa próxima utilização. 

De origem, traz de oferta um código que permite usar a aplicação Bkool durante três meses. Usámos esta opção e funciona perfeitamente, aliás tal como a Zwift, entre outras. O seu funcionamento, depois de devidamente emparelhado através de Bluetooth, é eficiente e permite uma experiência de utilização que simula um treino/prova real, incluindo as subidas. Notámos, contudo, algum delay nos dados apresentados e uma ligeira imprecisão (comparámos com o nosso potenciómetro). Aliás, todos os rolos têm uma certa diferenciação que não tem a ver com a calibração, mas sim com os próprios sistemas operativos e software. 

Além desta oferta (Bkool), o rolo inclui um código de ativação gratuito durante dois meses do Kinomap, uma aplicação que inclui treinos indoor. 

Quanto à estabilidade do rolo, experimentámos com uma bicicleta de tamanho L e, apesar de possuir pernas extensíveis, em sprint a pedalar em pé notámos alguma instabilidade. Por seu lado, com uma bicicleta de tamanho S tal não aconteceu. Poderá ter a ver com o peso do ciclista + bicicleta.

No cômputo geral, a experiência de utilização é bastante semelhante à de rolos bem mais caros. No fundo, simula um treino em que podemos estar lado a lado (virtualmente, como é óbvio) com outras pessoas de qualquer parte do mundo. É viciante e permite usufruir de algo que anteriormente era visto como um suplício. 

E se quisermos aproveitar as vantagens deste rolo, mas num local onde não temos acesso à rede elétrica, existe a possibilidade de adquirir uma bateria Z Power. É perfeitamente compatível com este rolo e permite a utilização entre 2 a 5h. É uma excelente opção para, por exemplo, usarmos antes de iniciarmos uma prova no exterior. 

CONSELHOS DE UTILIZAÇÃO

Aconselhamos vivamente a utilizar um tapete próprio durante o treino. A marca Zycle possui um, o qual não só absorve as vibrações provenientes do rolo, como evita que o suor danifique o chão. Se tiveres chão em madeira é mesmo urgente comprares um tapete destes.

Protege o teu quadro do suor. Usa uma toalha para limpar o suor e protege o guiador, avanço e quadro. Deves limpar muito bem a bicicleta (incluindo os parafusos da mesma) após o treino pois o suor é altamente corrosivo. 

Usa uma ventoinha pois treinar em casa implica um sobreaquecimento elevado. Além disso, usa roupa fina e o teu melhor calção (com o melhor almofadado), pois vais passar mais tempo sentado do que em pé e em regra os treinos são relativamente curtos (até 1h10), mas intensos.

Após o treino coloca a roupa a lavar. A roupa de ciclismo vai ficar empapada em suor, um ambiente perfeito para as bactérias e os fungos proliferarem, por isso lava-a de imediato ou então deixa-a a secar num estendal ao ar livre se só a fores lavar no dia seguinte. 

Bebe bastantes líquidos e isotónico. Como nos rolos suamos muito, ficamos desidratados, pelo que é essencial beber muita água durante e após o treino. Sugerimos adicionar isotónico para compensar a perda de sais minerais. 

Usa um pneu específico. Se usares um pneu tradicional, o seu desgaste será bastante rápido. Os pneus próprios para rolo não só reduzem o ruído, como duram muito mais do que os tradicionais.

Prepara a logística antes e depois. Antes de usares o rolo, confirma que tudo está em condições (apoios bem apertados, sistema bluetooth bem conetado, toalha, água, etc). Após o treino convém teres um calçado neutro (para andares dentro de casa), bebida com isotónico (para repores os sais perdidos) e uma toalha seca para não pingares o chão enquanto caminhas para o duche.

Após o duche é perfeitamente normal continuares com a pulsação um pouco elevada e a suar. Como o metabolismo está acelerado, é preciso algum tempo até estabilizar. Recomendamos beber muita água (ajuda a arrefecer) e evitar correntes de ar. Não bebas bebidas alcoólicas após um treino duro no rolo, pois ficarás ainda mais desidratado. 

Sugerimos uma vez por semana (se treinas no rolo duas ou mais vezes por semana) lavar bem a bicicleta e lubrificar (com massa) os parafusos do avanço, guiador, bem como os parafusos das grades de bidon. Lubrifica bem as restantes partes móveis. 

Também sugerimos que confirmes o estado geral do quadro e dos apertos (espigão de selim, sobretudo). O quadro sofre muita tensão quando pedalamos no rolo e convém avaliar. 

FICHA TÉCNICA: 

Preço: 449 euros

Onde comprar: aqui

Arquivado em:

Teste: rolo de treino Tacx Boost

Relacionado

Teste: rolo de treino Tacx Boost

Conselhos para treinar no rolo

Relacionado

Conselhos para treinar no rolo

Tacx lança um rolo de treino económico e silencioso

Relacionado

Tacx lança um rolo de treino económico e silencioso

Treinar no rolo: tudo o que precisas de saber

Relacionado

Treinar no rolo: tudo o que precisas de saber

Queres aprender a treinar eficientemente no rolo?

Relacionado

Queres aprender a treinar eficientemente no rolo?

Os melhores videos