comitium

Praticar desporto em casal pode ajudar a manter o relacionamento saudável

Para além do exercício físico criar bem-estar emocional e autoestima, os estudos revelaram que o exercício físico em casal tem um impacto positivo na relação.

Ana Payo, Psicoterapeuta, especializada em Terapia individual e terapia de casal. Fundadora da aplicação Founder Wefeel

Praticar desporto em casal pode ajudar a manter o relacionamento saudável
Praticar desporto em casal pode ajudar a manter o relacionamento saudável

O Verão é a altura do ano em que as relações enfrentam uma grande oportunidade para se tornarem mais fortes, não só por termos mais tempo livre, mas também por um conjunto de circunstâncias (clima, socialização, etc). No entanto, ano após ano, o Verão é um momento chave em que aumentam os divórcios e as separações e, segundo os estudos mais recentes, 33% das ruturas matrimoniais ocorrem durante este período do ano.

Ter mais tempo livre nas férias permite-nos incluir novos hábitos no nosso dia a dia, hábitos esses que podem ajudar-nos a cuidar do nosso bem-estar. Em regra, é nesta altura do ano que fazemos aquilo que deixámos para trás no Outono e no Inverno. Nós próprios criamos muitas expetativas, e quando não conseguimos fazer aquilo que temos planeado, ficamos frustrados, saltando à vista as nossas carências, repercutindo-se no casal. 

O exercício físico é básico para manter em forma o corpo e a mente, além de cuidar da relação do casal.

O EXERCÍCIO FÍSICO COMO FONTE DE BEM-ESTAR EMOCIONAL E AUXILIAR DA AUTOESTIMA  

Através da atividade física libertamos endorfinas, o que melhora o nosso humor, a nossa capacidade de concentração e ficamos mais ágeis e com mais energia positiva. O exercício físico faz com que o nosso sangue comece a circular rapidamente por todo o corpo e não somente nas zonas que estamos a exercitar. Também ativa o fluxo sanguíneo do cérebro, incrementando a sua atividade, proporcionando mais nutrientes e estimulando a plasticidade cerebral e o crescimento de novos neurónios. 

Este processo de ativação do corpo proporciona bastantes benefícios: 

  1. O exercício melhora a saúde mental e o bem-estar emocional: são libertadas endorfinas, responsáveis pelo bem-estar emocional e pela felicidade. 
  2. O exercício ajuda-nos a manter o stress sob controlo, mantendo os níveis de cortisol mais controlados e promovendo a produção de hormonas como a serotonina e a dopamina que favorecem o bem-estar e o relaxamento.  
  3. O exercício aeróbico aumenta o volume cerebral, sobretudo no lóbulo temporal, melhorando, deste modo, algumas das nossas funções cognitivas como a memória.  
  4. A atividade física fomenta a plasticidade cerebral: o exercício aeróbico continuado ativa a nerogénese, a criação de neurónios, o que fomenta a capacidade de aprendizagem e a retenção daquilo que aprendemos.
  5. A nossa autoestima melhora, somos capazes de criar objetivos e conseguir atingir resultados que aumentam o nível de satisfação.
hacer deporte en pareja puede ayudar a mantener una relacion sana bici 7 1200x690
 

Mas a estes benefícios devemos adicionar outros quando o treino é feito em casal. 

Os estudos confirmam que os casais que treinam juntos têm um impacto positivo na sua relação. 

Partilhar treinos/exercícios em casal aumenta a cumplicidade da relação e ajuda a reforçar o vínculo. O desporto em casal é uma forma fantástica para cuidar da saúde física e emocional da relação.

Estudos recentes confirmam que a prática de desporto em casal tem um efeito muito positivo na relação. Aliás, 43% dos casais admite que treinar em conjunto proporciona um nível maior de bem-estar. Quando se treina em casal, o nível de compromisso entre ambos aumenta e caso sejam criados objetivos comuns (dentro da atividade desportiva), isso ajuda a fortalecer o vínculo da relação. 

Outras pessoas neste estudo mencionaram que o desporto em casal ajuda a passar mais tempo de qualidade juntas, a cumplicidade aumenta ao partilhar interesses em comum e quanto ao exercício físico, a autoestima melhorou bem como a atração. 

Quase 25% dos casais confirmaram que um dos maiores benefícios que encontraram foi a redução do nível de stress na relação e a diminuição das discussões. 

Casais que treinam juntos, em regra permanecem juntos. 

Aproveita todos os benefícios que a prática de desporto em casal pode oferecer: 

  1. Partilha interesses e objetivos, pois isto ajuda a reforçar o vosso nível de cumplicidade e compromisso. 
  2. Sai da rotina e diverte-te, propõe atividades que permitam aproveitar as coisas boas da vida em casal.  
  3. Vive novas experiências, aproveita para praticar novos desportos em casal: correr, paddle, ténis, yoga, pilates, paddle surf... qualquer coisa que vos motive. 
  4. As vossas discussões serão reduzidas, dado que devido ao desporto libertamos o stress e mantemos os níveis de cortisol controlados, o que faz com que o nosso humor melhore, gerindo as diferenças de forma mais cordial. 
  5. A atração física aumenta, e com a prática de exercício físico aumenta a nossa autoestima.  
  6. Conhece melhor a tua cara metade, passando tempo de qualidade juntos terão tempo de conversar e conhecerem-se melhor.  
  7. Melhora a vossa intimidade sexual, dado que a atividade física aumenta a líbido e o desejo sexual. O Verão é o momento perfeito para reforçar a parte mais íntima da relação. 

Arquivado em:

Bicicleta e menstruação. Será que posso continuar a pedalar estando menstruada?

Relacionado

Bicicleta e menstruação. Será que posso continuar a pedalar estando menstruada?

6 formas de evoluíres em termos de forma física

Relacionado

6 formas de evoluíres em termos de forma física

Beber café está associado a menor risco de insuficiência cardíaca

Relacionado

Beber café está associado a menor risco de insuficiência cardíaca

Cancro da próstata e ciclismo: mitos e verdades

Relacionado

Cancro da próstata e ciclismo: mitos e verdades

Nossos destaques