O mercado das rodas de cross country é vasto, mas a maioria das marcas - mesmo as nacionais - foca-se demasiado na concepção e produção, desvalorizando um ponto crucial: mostrar ao mercado e, sobretudo ao consumidor final, que possui um produto de qualidade. Obviamente nem todas as marcas têm o poder financeiro dos grandes players, mas sem divulgação e promoção, não há milagres.
Uma das marcas que mais tem crescido é a Progress, sendo atualmente uma referência neste segmento de mercado. A sua coleção é vasta, tem preços muito interessantes e está constantemente a inovar tecnologicamente.
Além disso, está presente ativamente no mundo da alta competição, patrocinando as equipas Primaflor-Mondraker e Klimatiza-Orbea, portanto são rodas testadas em condições reais. A versão topo de gama para Cross Country chama-se GPX Nitro 2 e já tivemos a oportunidade de a testar.
Primeiro, temos de recuar até Novembro de 2024, altura em que a Progress apresentou a tecnologia de produção de aros SPR, que permite produzir aros mais finos - reduzindo significativamente o peso -, mas sem comprometer a resistência. Na produção destas GPX é usada a geração mais recente de fibra de carbono - Toray T1000 - com resina de grafeno, a mais compacta.
Passados alguns meses a marca apresentou outra inovação: os novos cubos Nitro 2. Basicamente sáo mais leves, têm uma aba direita com um diâmetro maior, o que otimiza o ângulo de colocação dos raios para equilibrar a tensão entre os lados, proporcionando mais rigidez lateral. Têm rolamentos cerâmicos e os existentes no cepo têm 7 mm. Além disso, a roda livre tem 48 dentes e quatro linguetes de duplo engate.
As rodas que testámos têm estas inovações, além de 28 raios Sapim Aero CX de perfil plano. Vêm montadas com fita tubeless e válvulas, além de duas práticas bolsas de transporte.
As rodas estão disponíveis em quatro cores e no nosso caso recebemos as com logotipos brancos. Pesam 1.328 gramas o par (valor confirmado na nossa balança), já com as fitas. É um valor extraordinário para umas rodas com uma largura interna de 30 mm, sendo ideal montar pneus entre 2.2 e 2.4".
Optámos por montar uns pneus Continental CrossKing e Specialized Fast Track com pressões de 1,1 / 1,3 bar, bem como mousses para a máxima fiabilidade. Como peso 76 kg (estas rodas podem ser usadas por ciclistas que pesem até 95 kg), este valor é o ideal.
Até agora já andámos mais de 2.000 km com elas, incluindo em lama, pó, pedras e raízes. As rodas comportaram-se sempre muito bem e até agora nunca empenaram. A única coisa visível é uma ou duas pequenas marcas externas no aro de algumas pancadas (inevitáveis) em pedras, em rockgardens mais exigentes.
O som do cepo é nítido e agradável e a transferência de potência é muito direta, algo essencial em rodas de XCO. Raramente os linguetes não engatam imediatamente e quando isso acontece ouvimos um som metálico, mas o linguete seguinte dá logo conta do recado sem qualquer problema.
Quanto à montagem dos pneus nos aros, foi fácil e vedaram perfeitamente, inclusive com uma bomba de pé tradicional sem reservatório. Bastou tirar o obus da válvula e voilà. Mas em contrapartida tirar os pneus tornou-se uma tarefa mais complicada, por estarem tão justos. Por isso, tivemos de recorrer a desmontas.
Em todo o caso, a pontuação do teste é muito positiva. Se procuras umas rodas rápidas, precisas e fiáveis, não encontrarás muitas alternativas no mercado a este preço. Pelo menos com esta qualidade.
FICHA TÉCNICA
Opções: Lefty, cepo XD ou MicroSpline. 4 cores
Peso: 1.328 g (com fita de aro)
Preço: 1.790 €.
+ info: https://progresscycles.com