É a primeira vitória de Jakub Otruba em 2025 e a também a estreia a vencer com a camisola da Caja Rural - Seguros RGA, numa fase da época em que começa a dar sinais de evolução, depois de uma presença bem sucedida nos campeonatos nacionais da Chéquia.
A 1ª etapa do 48º Grande Prémio Internacional de Torres Vedras teve animação desde o início. Se na passagem pela primeira Meta Volante do dia, ao Km20, em Alenquer, Rúben Fernandes, da Anicolor / Tien21 saiu vencedor, logo a seguir começou a formar-se aquela que viria a ser fuga do dia.
Pau Llaneras, da Illes Baleares Arabay, e Fabrizio Crozzolo, da Technosylva Maglia Rower Bembibre Cycling Team foram os primeiros a isolar-se, juntando-se mais tarde Diogo Pinto, da Credibom - LA Alumínios - Marcos Car, e César Guavita, da GI Group Holding - Simoldes - UDO. O espanhol da Illes Baleares Arabay, depois de vencer a Meta de Montanha de 3ª categoria na Ota, acabaria por perder o contacto com a fuga e, mais tarde, foi substituído no quarteto por Elia Blum da Elite Fondations Cycling Team.
Numa etapa com muitos pontos de interesse, as contagens de Montanha foram divididas por César Guavita, ao KM 76,5, e Fabrizio Crozzolo, ao KM 97,3, ciclista que já havia conquistado o primeiro Ponto Quente do dia ao KM 82,6. Já as Metas Volantes foram dominadas por Diogo Pinto, que venceu ao KM 56,1, ao KM 111,7 e ao KM 116,8.
À entrada para os derradeiros setenta quilómetros, reviravolta na frente, com Fabrizio Crozzolo e Elia Blum a soltarem-se dos seus companheiros e a verem, mais tarde, Jakub Otruba, da Caja Rural - Seguros RGA compor um trio que conseguiu a maior margem do dia, superando os dois minutos de vantagem sobre o pelotão. No KM 140,8 Elia Blum venceu a passagem pela Meta Volante, enquanto no Ponto Quente do KM 152,2 foi Fabrizio Crozzolo a conquistar bonificação.
Novo golpe na frente com o último dos ciclistas a chegar na frente, Jakub Otruba, a escapar-se e a seguir sozinho. O pelotão já reagira com a vantagem de dois minutos conseguida pelos fugitivos e perante a enorme exigência na passagem pela Arruda dos Vinhos e na aproximação à meta, gerava-se a ideia de que a etapa poderia acabar com uma chegada em pelotão. O checo da Caja Rural - Seguros RGA tinha, no entanto, resistência para se manter isolado, acabando também por subir ao segundo lugar da classificação geral.
O pelotão, composto por 44 ciclistas, chegou à meta 52 segundos depois, com German Tivani, da Aviludo - Louletano - Loulé, e Sergi Gari, da Caja Rural - Seguros RGA a fecharem o pódio da etapa.
Rafael Reis, da Anicolor / Tien21, mantém a Camisola Amarela I Oeste Comunidade Intermunicipal I, com 16s de vantagem sobre Jakub Otruba e 17s sobre Tiago Antunes, da Efapel Cycling, que desceu um lugar no pódio. O líder da geral mantém também a Camisola Castanha I Junta de Freguesia de S.Maria, S. Pedro e Matacães I que distingue o melhor português em prova. A Camisola Verde I Transportes Vilas Boas I foi conquistada por Jakub Otruba, líder da classificação por pontos, enquanto a Camisola Azul I Rações Valouro I foi entregue a Fabrizio Crozzolo, líder da classificação da montanha. A Camisola Branca I Colchões Bom Repouso I foi envergada por Diogo Pinto, líder da classificação das Metas Volantes, com Lucas Lopes a manter a liderança da Juventude e segurou a Camisola Laranja I IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude I. A Anicolor / Tien21 mantém-se como líder da classificação por equipas.
NOTA
117 ciclistas alinharam à partida, com Afonso Campino (Porminho Team), após queda no Prólogo, a não estar entre os que partiram para a 1ª Etapa. Desistiram durante a etapa sete ciclistas: Keegan Swirbul (Efapel Cycling), Diogo Oliveira (Feirense - Beeceler), Peter Cevini (AP Hotels & Resorts / Tavira / SC Farense), Joshua Anderson (X-Speed United), Tomás Gaspar (Porminho Team), Theodor Obhlozer e Francisco Santos (Óbidos Cycling Team).
A 2ª etapa começa amanhã, pelas 11h45, no Bombarral, terminando no Alto do Montejunto, com chegada prevista para as 15h39.