comitium

Os melhores tipos de música para treinar

Seja em qual for a atividade desportiva, a música é um companheiro de exercício para muitos de nós – sobretudo para os ciclistas, devido ao exercício contínuo. As horas a fio nos rolos, em aulas de spinning, ou mesmo nos trilhos, podem mesmo beneficiar duma motivação adicional. Uma seleção de música pode ajudar a entrar no ritmo e reduzir o esforço percebido.

Pixabay

Os melhores tipos de música para treinar
Os melhores tipos de música para treinar

Nem todos os tipos de música são indicados para o exercício físico, já que podem provocar o efeito oposto e dificultar mesmo a concentração. Os géneros musicais mais adequados para a atividade física são os que ajudam ao desportista a ficar motivado e concentrado, especialmente naqueles dias que falta motivação. Para definir o que torna uma música motivante, consideramos os elementos musicais mais desejados durante os treinos, como um ritmo acelerado, letra motivadora, graves e instrumentais.

Música Eletrónica

Devido ao ritmo elevado presente nos instrumentais da música eletrónica, esta é das opções mais comuns durante os treinos e exercícios desportivos. Está provado que a música eletrónica consegue provocar reações emocionais no corpo humano. O seu ritmo acelerado contribui para o aumento da frequência cardíaca, da pressão arterial e da ansiedade, permitindo um melhor desempenho durante os treinos.

Por isso, a música eletrónica costuma estar presente em alturas de alta intensidade. No que toca ao exercício físico, aulas de spinning são um exemplo de atividade que requer um desempenho elevado. Com a playlist certa, os efeitos da música eletrónica conseguem mesmo aumentar a performance de cada um para acompanhar a intensidade no spinning.

Música Rock

A música rock pode estimular de forma semelhante à música eletrónica, devido a ter um ritmo também elevado. Trata-se de um género favorito de muitos, onde para além dos efeitos de estimulação emocional e físicos, conta com os vocais e letras dos artistas. Isto significa que a música rock, no contexto desportivo, consegue promover mais ação através da canalização de motivação e energia – especialmente para quem seja fã do género.

Os clássicos de rock são uma prova de que continuam a ser muito populares. Em alguns canais do Youtube que acompanham eventos, é possível ver como frequentemente os desportistas profissionais preparam as provas e competições nos treinos acompanhados com música.

Para além dos desportistas, também os jogadores e apostadores conseguem encontrar online uma variedade das slots mais divertidas com música para acompanhar todas as rondas de cada jogo. Este é o caso da slot Guns N Roses, inspirada na música original da banda de rock, e que oferece bónus para jogar em slots enquanto mantém os jogadores entretidos.

Música Pop

A música pop é também das preferidas pois, além da nostalgia, provoca o sentimento de bem-estar e, consequentemente, de positividade – e uma mente positiva é uma mente mais motivada. Para quem é um fã da música pop, a principal motivação é obtida através do prazer musical, que possui um crescente impacto emocional positivo durante os treinos. Este efeito pode mesmo tornar-se uma distração contra os sentimentos de aborrecimento, desmotivação e desconforto.

A cultura pop é, por norma, associada a músicas e tempos agradáveis que tornaram um dos géneros mais populares. Por ser um estilo incontornável, facilmente é possível encontrar playlists de música para todos os treinos e preferências em várias plataformas online, como Spotify, YouTube, Deezer e outras.

Contudo, é importante saber quando ouvir e quando não ouvir música durante a atividade física. O ciclismo na estrada é um exemplo de quando é imperativo não usar música, para estar atento ao trânsito e aos arredores. Além disso, é necessário escolher o volume apropriado para não danificar a audição, e para garantir que seja um suplemento agradável na rotina de treinos.

A verdade é que cada desportista tem uma opinião e um resultado diferente no que toca aos treinos e exercícios com música. Descobrir qual o impacto da música na sua rotina de atividades físicas certamente irá ajudar a conhecer melhor como aperfeiçoar certas capacidades, como resistência e motivação, bem como a optimizar a sua performance.

Arquivado em:

O capacete com walkie talkie, música, compatibilidade com telemóvel, luz de travão e aviso SOS

Relacionado

O capacete com walkie talkie, música, compatibilidade com telemóvel, luz de travão e aviso SOS

Treino de qualidade nos rolos

Relacionado

Treino de qualidade nos rolos

10 dicas para a tua bicicleta se vais treinar nos rolos

Relacionado

10 dicas para a tua bicicleta se vais treinar nos rolos