Se usarmos a bicicleta no rolo de forma muito esporádica (um dia de “castigo") não teremos de nos preocupar demasiado, mas se formos utilizar a bicicleta durante várias semanas e de forma prolongada, é conveniente ter em conta alguns aspectos para não a estragar. Vê os 10 conselhos:
1 – PROTEGE OS PARAFUSOS
Treinar no rolo faz com que se sue mais do que quando o fazemos na estrada e grande parte deste suor (que é altamente corrosivo) cai sobre a parte dianteira da bicicleta. Para que a ferrugem fique longe dos componentes, sobretudo dos parafusos, usa um pouco de óleo ou spray de teflon nas cabeças desses parafusos. Podes fazer o mesmo nas roscas pois geralmente descobrimos ferrugem ao desapertar parafusos após um longo período de tempo.
2 – LIMPEZA E LUBRIFICAÇÃO DA CORRENTE
Em casa a transmissão não é afetada pelos mesmos agentes que ao ar livre como lama, pó ou água, mas a pedalada numa sessão de rolo é constante, ou seja, se o treino é de uma hora, estamos uma hora sem parar de pedalar. Além disso, as cargas pesadas das séries implicam que a transmissão sofra uma grande sobrecarga, portanto o óleo da corrente também é submetido a mais trabalho e a sua eficácia reduz, como é óbvio. É frequente que após alguns dias a treinar no rolo se note a corrente a “arranhar", especialmente se a transmissão estiver um pouco desgastada. Verifica frequentemente a lubrificação da corrente.
3 – TENS A SUSPENSÃO BLOQUEADA?
Se usas uma bicicleta de estrada isto não te afecta, mas se tens uma de BTT, sim. Em rolo, notamos que a suspensão funciona constantemente sobretudo nos momentos de séries. O normal seria bloqueá-la para evitar o seu movimento, contudo isso não é recomendável pois os mecanismos internos sofrem mais do que deveriam o que a fará parar de trabalhar prematuramente. É preferível acumentar a pressão da suspensão (se for a ar) para reduzir ao mínimo estas oscilações. Não te esqueças de voltar a colocar a pressão que tinhas anteriormente quando voltares para os trilhos.
4 – SENTA-TE DE MODO A ESTARES CONFORTÁVEL
Quando estamos a treinar no rolo quase não mudamos a posição em cima da bicicleta passando muito tempo sentados no mesmo ponto. Até pode parecer que aquele selim, habitualmente tão cómodo, está a deixar de o ser. Tenta com diferentes posições encontrar a forma mais cómoda para pedalares. Também podes experimentar elevar o guiador um pouco para aliviar a zona lombar e pescoço.
5 – ALIVIA A RESISTÊNCIA (NO FIM)
Os rolos mais funcionais do mercado (de tipo magnético ou de fluido) têm uma função que, ao accionar, pressiona o rolo contra o pneu da bicicleta para criar resistência à rotação da roda. No fim do treino não te esqueças de tirar esta função não só para aliviar a pressão da estrutura do rolo, como também a pressão contra o pneu para que este não se deforme.
6 – VERIFICA O APERTO
Se costumas fazer séries no rolo, já deves ter reparado que a força exercida é bastante elevada e que é o guiador, a forqueta, as rodas e o próprio rolo que sofrem mais as consequências. Dependendo do tipo de fixação das rodas ao rolo, é possível que o aperto - sobretudo se não for de eixo passante - se solte um pouco, o que pode originar um desaperto total e, consequentemente, uma queda. Verifica sempre se a bicicleta está bem presa antes de cada sessão e abana-a lateralmente colocando a mão sobre o selim para confirmar que não oscila.
7 – OBSERVA OS PNEUS
Reter o ar a 100% é praticamente impossível sobretudo se usamos tubeless, portanto é perfeitamente normal alguma perda de pressão diária. Aconselhamos verificar este ponto com frequência para que o treino seja eficaz, mas também porque um pneu com pressão baixa torna-se mais ruidoso e provoca mais vibrações.
8 – CUIDADO COM OS TRAVÕES
Se tens um rolo de transmissão direta e a tua bicicleta tem travões de disco, ao tirar a roda traseira, não te esqueças de colocar um separador entre as pastilhas de travão para evitar que os pistons se juntem ao acionar acidentalmente a manete de travão. É normal esquecermo-nos e tocarmos nos travões sem querer, por isso coloca o separador. Se já não tens o separador original podes sempre socorrer-te de uma mola da roupa.
9 – NÃO REUTILIZES A TOALHA
Geralmente, quando acabas a sessão de treino em rolo, a tua toalha está, na melhor das hipóteses, bastante húmida e na pior, completamente encharcada. Nunca a deixes em cima de qualquer parte da bicicleta e se possível, coloca-a afastada num sítio onde haja alguma corrente de ar para evitar o surgimento de ferrugem onde menos esperas, sobretudo se tens uma transmissão eletrónica. O teu vestuário no final também estará todo suado e o único sítio onde o deves “guardar" é na máquina de lavar. E lembra-te que após alguns meses a treinar no rolo, deves verificar o estado do guiador, retirando as fitas. Geralmente o efeito corrosivo do suor costuma danificar estes componentes.
10 – USA UM TAPETE DE ESPUMA
Um tapete ou toalha de espuma vai evitar que os nossos vizinhos sofram demasiado quando estamos a fazer exercício. Se não quiseres pagar por um tapete dos fabricantes de rolos, podes usar um daqueles de yoga. Não isola o ruído a 100%, mas tudo o que pudermos fazer para minimizar ruído e vibrações para os vizinhos, ajuda.