Vais estrear-te no Enduro este ano? Treina no rolo apenas 1 hora por dia

Se vais fazer a tua primeira temporada de Enduro e queres ficar em forma, mas as tuas obrigações familiares e laborais não te deixam muito tempo, então só tens uma solução. Ao fim de semana podes fazer treinos mais longos e específicos, mas se durante a semana só tens uma hora disponível por dia este treino é a melhor solução...
Yago Alcalde e Carlos Pinto -
Vais estrear-te no Enduro este ano? Treina no rolo apenas 1 hora por dia
Vais estrear-te no Enduro este ano? Treina no rolo apenas 1 hora por dia

Para simplificar ao máximo e sermos práticos, como referência de intensidade vamos usar uma escala de perceção de esforço de 1 a 10 na qual o 1 significa pedalar sem carga. O 3 significa uma sensação de pedalada fácil, o 5 é uma intensidade moderada que se pode suster no tempo sem muita dificuldade e o 7 é uma intensidade que não podemos manter mais do que 15 ou 20 minutos. O 9 é uma intensidade quase máxima e o 10 significa ir a 100%. Embora usar a frequência cardíaca ou um medidor de potência seria mais preciso, no treino por sensações também é possível ajustar bastante bem a intensidade, caso consideremos mais interessante.

Para estes 45 minutos de treino, vamos propor 5 sessões-tipo que podes ir alternando e modificando.

1. Faz 2 séries de 20 minutos na intensidade 5 com 5 minutos de pausa a meio.

2. Faz 4 séries de 9 minutos na intensidade 6 ou 7 com 2 minutos de pausa entre as séries.

3. Faz 6 séries de 5 minutos na intensidade 7 ou 8 com pausas de 3 minutos a pedalar suavemente entre cada série.

4. Faz 8 séries de 3 minutos na intensidade 8 ou 9 com pausas de 3 minutos a pedalar suavemente entre cada série.

5. Faz 3 blocos de 12 minutos com séries de 30 segundos na intensidade 9 ou 10 seguidos de 30 segundos a pedalar de modo muito suave. Faz recuperações de 4 minutos entre cada bloco.