10 ideias para melhorar os teus treinos

Por vezes, pequenas alterações na planificação dos treinos, ou um detalhe que por vezes descartavas, são os segredos para que todo o treino seja muito mais rentável.
Yago Alcalde e Carlos Pinto -
10 ideias para melhorar os teus treinos
10 ideias para melhorar os teus treinos

1> Define objetivos concretos e exequíveis. Por exemplo: fazer o Alvalade-Porto Covo em menos tempo. Ou por exemplo, se só fazes o trajeto de ida (Alvalade-Porto-Covo), tenta fazer em 2021 ida e volta (Alvalade-Porto Covo-Alvalade).

2> Usar uma tabela Excel e organizar os treinos (quantas semanas de elevada intensidade, quantas séries, provas em que vais participar, etc).

3> Registar frequentemente os treinos realizados, anotando a duração, a intensidade e as sensações. Será muito útil para comparar nas temporadas posteriores.

4> Treinar significa analisar e analisar significa treinar. Tens de te habituar a analisar o teu rendimento desportivo a cada 6 (ou 8 ) semanas com algum método caseiro. O mais simples é cronometrar uma subida que tiveres perto de casa.

5> Regista o teu peso e a frequência cardíaca em repouso.

6> Dorme mais. Se não chegares a dormir 8 horas por dia, é possível que não estejas em condições de recuperar a 100% dos treinos mais exigentes.

7> Polariza a intensidade dos treinos, ou seja, quando estiveres a treinar longas distâncias, convém ir tranquilo e só deves ir ao máximo quando estás a fazer séries. Ir sempre à mesma velocidade (média-alta) faz com que não consigamos progredir tudo aquilo que podemos. Lembra-te que primeiro é necessário criar uma base - as fundações do treino - com treinos longos, mas suaves, e só depois começar a incluir treinos mais específicos, como séries.

8> Se ainda não fazes treinos no ginásio, talvez seja a altura de começares.

9> Sentes-te confortável em cima da bicicleta? Aproveitas bem a força que aplicas nos pedais? Uma análise biomecânica da tua posição pode ser uma ferramenta muito eficaz para melhorar o teu rendimento desportivo.

10> Se achas que tudo isto é muito complexo, pondera contratar um treinador. Convém ser alguém Licenciado em Educação Física, pois além de toda a teoria e metodologia de treino, tem outros conhecimentos mais técnicos.