Há alguns anos, o pelo corporal era um símbolo inquestionável de masculinidade. No entanto, as coisas mudaram e as nossas prioridades e bem estar também. Atualmente, a depilação masculina deixou de ser um tema quase sussurrado nos balneários ou nas pausas para beber café durante os treinos, convertendo-se num tema falado abertamente. Aliás, é uma tendência que se espalhou exponencialmente.
Nos últimos cinco anos, a depilação masculina cresceu de forma incrível e não se trata apenas de uma questão de vaidade. O homem atual procura higiene, conforto e cuidado pessoal. Por isso, se planeias dar este passo, mas não sabes como funciona e se dói, continua a ler este artigo. Neste artigo rompemos todos os tabus relacionados com esta prática.
4 RAZÕES QUE LEVAM OS HOMENS A DIZER ADEUS AO PELO
Para além de esteticamente ser mais atrativo, depilar a laser tem outras vantagens:
O PRINCIPAL RECEIO... SERÁ QUE DÓI?
Sejamos honestos... Não estamos a falar de uma massagem relaxante, mas o desconforto é muito menor do que imaginas. E a percepção de desconforto varia de pessoa para pessoa e consoante a zona corporal.
Atualmente existem equipamentos de nova geração com sistemas de arrefecimento integrado que adormecem a zona que está a ser depilada pelo laser, reduzindo drasticamente o impacto. Além disso, as sessões são rápidas (duram entre 20 a 30 minutos).
NÃO TE FIES NOS MITOS: A CIÊNCIA PROVA QUE É SEGURO
Existem muitos mitos relacionados com a depilação a laser. E muitos homens têm receio porque leram um artigo numa rede social ou num site sem qualquer validade científica. Neste artigo desmontamos os mitos mais famosos:
- "Afeta a la fertilidade": FALSO. O laser só penetra alguns milímetros na camada superficial da pele até chegar ao folículo capilar. Portanto, não chega aos órgãos internos nem afeta a produção de esperma. Não existe nenhum estudo que associe o laser à infertelidade.
- "Causa disfunção erétil": FALSO. O mecanismo da ereção és vascular e nervoso, enquanto o laser atua ao nível da epiderme. São sistemas completamente independentes.
- "É só para homossexuais.": ABSURDO. As estatísticas de centros especializados mostram que mais de 70% dos seus clientes são homens heterossexuais. Muitos deles vão a essas clínicas acompanhados das suas parceiras. Não podemos esquecer que o autocuidado não se limita à orientação sexual.
- "O pelo volta a crescer mais grosso": AO CONTRÁRIO. Após cada sessão, o folículo enfraquece. Isto faz com que o pelo que cresce novamente se torne cada vez mais fino, claro e disperso até desaparecer.
QUANTAS SESSÕES SÃO NECESSÁRIAS E QUANTO CUSTA?
A depilação a laser não é magia. O crescimento do pelo ocorre em ciclos, e o tratamento a laser só é eficaz quando o pelo está na fase ativa de crescimento. Portanto, a remoção completa dos pelos requer entre 8 e 10 sessões, com intervalos de 4 a 6 semanas entre elas.
- Nas sessões 1-3, notarás uma redução de 30-40%.
- Nas sessões 4-7 a mudança será radical: 70% de redução do pelo
- A partir da sessão 7 a redução de pelo poderá chegar a 95%
Depois do tratamento completo, a maioria dos homens só precisará de 1 ou 2 sessões de manutenção por ano para obter resultados ótimos.
Quanto ao preço, depende da clínica onde fores. Há packs com depilação só nas pernas e outros que incluem parte superior e costas. Quanto à zona genital, pode oscilar entre os 490 e os 800€. Parece muito dinheiro, mas se somares o que gastas em lâminas de barbear de boa qualidade, espuma e tempo (que hoje em dia é um bem precioso) durante 5 anos, verás que o laser não só é uma boa opção como acaba por ser mais barato.
PREPARAÇÃO PARA A DEPILAÇÃO A LASER
Se decidiste avançar e fazer a depilação íntima masculina, segue estes conselhos para que a tua primeira sessão seja perfeita:
- 24-48 horas antes: depila a zona com uma lâmina de barbear (não uses cera). É necessário que o pelo esteja rente à pele para que a energia do laser possa atingir diretamente o folículo.
- No dia da sessão: toma um duche antes de ires à clínica e não uses cremes nem óleos. Além disso, usa roupa interior de algodão que não aperte, e se fores muito sensível, podes tomar um ibuprofeno 30 minutos antes. Informa o especialista se estiveres a tomar qualquer medicamento ou se tens algum problema de pele.
- Depois da sessão: é normal sentir uma leve vermelhidão durante as primeiras 24 a 48 horas. Aplica aloe vera pura ou um creme calmante e evita exercícios físicos intensos ou saunas nas primeiras 48 horas. Além disso, não te depiles até que o especialista recomende.
- Paciência: os pelos não caem imediatamente. Levará de 1 a 3 semanas para que se desprendam do folículo. Após esse período, vais notar áreas sem pelos onde antes havia pelos e, a cada sessão, essas áreas aumentarão de tamanho até cobrirem toda a área tratada.
Não te esqueças de confirmar se a clínica está autorizada e certificada, e tenta saber se usam tecnologia de nova geração.








