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UCI anuncia novas medidas de segurança para 2021

Estas medidas - que visam melhorar a segurança no ciclismo - serão retificadas pelo CCP antes de entrar em vigor.

EFE / Foto: Bettini

UCI anuncia novas medidas de segurança para 2021
UCI anuncia novas medidas de segurança para 2021

Prevenir acidentes supervisionando os percursos, melhorar a segurança nas retas da meta e controlar o comportamento dos ciclistas em corrida são algumas das medidas que a UCI vai introduzir na temporada 2021, as quais serão retificadas pelo Conselho de Ciclistas Profissionais (CCP).

O objetivo é melhorar a segurança no ciclismo, tanto em provas do World Tour como do calendário internacional UCI. Deste modo, a Federação Internacional vai aplicar as seguintes medidas:

    • Criação dentro do Departamento de Desporto da UCI de uma posição de gerente para supervisionar a segurança nos eventos do calendário internacional. Os organizadores devem garantir acesso a este funcionário da UCI.
    • Estabelecer uma base de dados sobre incidentes e acidentes que tenham ocorrido durante os principais eventos UCI World Tour durante os últimos cinco anos, que permitirá orientar mais eficazmente as ações que a UCI deve levar a cabo em matéria de segurança em competição.
    • A implementação de um sistema para avaliar os riscos que os percursos representam. Isto terá de ser feito várias semanas antes do início das provas da UCI e os organizadores irão supervisionar os potenciais riscos.
    • A melhoria e modernização dos elementos de proteção de obstáculos utilizados nos percursos, bem como a harmonização da sinalética utilizada ao longo das provas.
    • Fortalecer a comunicação com os ciclistas ao tomar decisões importantes, bem como desenvolver um protocolo mais detalhado para a neutralização de eventos.
    • Melhorar a segurança dos setores sensíveis, em particular na zona da meta, tendo uma atenção especial às barreiras na zona da reta final.
    • Regulamentos mais estritos no que diz respeito ao comportamento dos ciclistas em alguns aspetos, como a questão dos bidons em competição e adotar comportamentos de risco, especialmente nas descidas.
    • Revisão do regulamento no que diz respeito a comportamentos como a eliminação de lixo (bidons, embalagens de barras, geis, etc) e objetos fora das áreas indicadas a esse efeito e o uso de elementos como os travões de disco e porta-bidons.
    • Serão definidas regras mais específicas para o comportamento dos condutores de motociclos e automóveis, além dos pilotos de helicópteros.

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