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Já testámos a nova transmissão SRAM Eagle Mechanical Transmission

A SRAM acabou de apresentar o novo grupo de BTT Eagle 90, a primeira transmissão mecânica a adotar o desviador Full Mount (o mais robusto fabricado pela marca) e que é praticamente indestrutível. Já o estamos a testar e poderás ler aqui em exclusivo nacional as primeiras impressões.

José Luis Arce

Já testámos a nova transmissão SRAM Eagle Mechanical Transmission
Já testámos a nova transmissão SRAM Eagle Mechanical Transmission

As novas Eagle 90 e 70 Mechanical Transmission são as primeiras transmissões mecânicas da SRAM com desviador Full Mount fixado diretamente ao quadro (não requerem dropout e o quadro deve estar preparado para o sistema UDH - Universal Derailleur Hanger). Além disso, são compatíveis entre si e com os restantes componentes T-Type (cassetes, correntes, etc). Cada grupo está disponível em duas versões, uma exclusivamente para bicicletas elétricas de BTT e outra para bikes de BTT convencionais. A principal diferença reside nos cranques e no manípulo de mudanças, os restantes componentes são idênticos. 

SRAM Eagle 90 Mechanical Transmission

SRAM Eagle 90 Mechanical Transmission

SRAM Eagle 70 Mechanical Transmission

SRAM Eagle 70 Mechanical Transmission

DESVIADOR

Eagle 90 (205 €) = 390 g. Eagle 70 (135 €) = 415 g

Trata-se do desviador mecânico mais robusto vez fabricado pela SRAM e com mais possibilidades de reparação. Dispensa o dropout, portanto fixa-se diretamente no quadro pelas duas faces da escora traseira, através do sistema patenteado UDH implementado pela marca. Além de proporcionar uma fixação realmente eficaz, é altamente resistente a pancadas, proporciona rigidez e favorece a precisão na passagem das mudanças. 

Cambio Eagle 90 vs Eagle 70

Desviador Eagle 90 vs Eagle 70

Este desviador prescinde dos tradicionais parafusos de ajuste, tanto os que aproximam a polia da cassete, como os que limitam o movimento nas extremidades, simplificando a sua montagem e afinação. Ocasionalmente poderá ser necessário fazer um microajuste no tensor do manípulo de mudanças ou substituir o cabo ou a mangueira, mas nada de especial. Convém esclarecer que a desmultiplicação é distinta das anteriores transmissões mecânicas da SRAM - X-Actuation - , portanto este sistema é incompatível com o Eagle Drivetrain. 

Tal como acontece nos desviadores T-Type eletrónicos, a caixa das roldanas In-Line está inclinada para fora, o que favorece o alinhamento da corrente com a cremalheira. O modelo Eagle 90 mantém a corrente engrenada no prato dianteiro graças ao tensor Type 4, idêntico ao que encontramos nos desviadores eletrónicos GX, XO e XX Transmission. A roldana inferior com dentes alternados (largo/estreito) também influencia o comportamento. Por sua vez, o desviador Eagle 70 difere do Eagle 90 no tipo de material usado na caixa das roldanas, além de possuir um novo Drag Spring que mantém a corrente em tensão. 

Despiece completo de los cambios mecánicos Eagle: 90 (izquierda), 70 (derecha)

MANÍPULO

Eagle 90 (55 €) = 133 g. Eagle 70 (35 €) = 145 g

Os novos manípulos são específicos e não são compatíveis com outros sistemas ou versões, por terem uma desmultiplicação diferente. O Eagle 90 fica conetado ao guiador através de uma braçadeira independente ou integrada ao SRAM Matchmaker X das manetes de travão, ficando mais próximo do punho. O manípulo Eagle 70 possui uma braçadeira própria. Os botões foram reposicionados para favorecer a ergonomia e a superfície de contato com o polegar é ampla. Além disso, o botão inferior de alumínio possui uma superfície que oferece mais aderência. 

Existem dois manípulos, um de duplo clic e um exclusivamente para elétricas (Single Clic) pensado para evitar desgastar prematuramente a corrente, limitando cada clic a uma só passagem de mudança. Ambos encaixam na perfeição nos travões SRAM Stealth, oferecendo uma estética visualmente limpa e ordenada. 

El mando Eagle 70 presenta las dos mismas opciones de accionamiento, y una abrazadera solidaria al mando

O seu tato é muito nítido e com o polegar notamos logo a transição de um carreto para outro, sendo possível modular a força, se for necessário. Gostaríamos que o tato fosse um pouco mais "seco", embora esta percepção possa estar influenciada pelo comprimento do curso do cabo. O botão que liberta a mudança atua de carreto em carreto nos dois manípulos, sendo muito direto e imediato. Os botões estão desenhados para funcionar só com o polegar, clicando para a frente, sem opção de usar o dedo indicador. 

Há também um comando remoto para espigões telescópicos mecânicos, que deve ficar alojado na parte esquerda do guiador. Este comando tem a mesma estética do Eagle 90 e 70 e é compatível com a braçadeira Match Maker X, com três pontos de fixação. Pesa 45g e custa 45€. 

Mando SRAM Eagle para tijas telescópicas mecánicas

Comando SRAM Eagle para espigões telescópicos mecânicos

CASSETE

XS-1275 (300 €) = 444 g. XS-1270 (240 €) = 565 g

A cassete tem um alcance de 520%, ou seja, um carreto pequeno de 10 dentes e um grande de 52. O escalonamento foi atualizado face à versão Drivetrain (a transmissão mecânica que requer um dropout), sobretudo no segundo e terceiro carreto, que agora têm 38 e 44 dentes, respetivamente. A cassete Eagle 90 (XS-1275) é específica para cubos traseiros com cepo SRAM XD e está desenhada para funcionar idealmente com uma linha de corrente de 55 mm, como todas as transmissões de nova geração. A cassete Eagle 70 (XS-1270) é compatível com cepos estriados de 8 a 10 velocidades. 

Permitirte cambiar en cualquier momento, pedaleando a toda potencia

Os oito primeiros carretos estão unidos por pequenos pinos e os restantes formam um bloco. O revestimento de níquel dos nove carretos inferiores tornam a cassete mais silenciosa e duradoura. No caso da cassete Eagle 70, é possível substituir o conjunto do 8º ao 12º carreto. O sétimo carreto tem uma marca vermelha que facilita a afinação da transmissão, basta seguir os mesmos passos que o sistema Eagle Transmission AXS.

A cassete de 12 velocidades tem um design dos dentes X-Sync, com 44 pontos de engrenagem, permitindo passar as mudanças mesmo em esforço ou aplicando ao máximo a potência. Esta característica é uma das virtudes das transmissões T-Type. Se ainda não tiveste oportunidade, experimenta!

CORRENTE

GX​​ Eagle (60 €) = 285 g. Eagle 70 (35 €) = 270 g. 

As correntes Flattop têm um design assimétrico, com a parte exterior plana e a interior côncava, o que faz com que sejam as mais resistentes fabricadas pela SRAM. Ainda por cima são produzidas na fábrica da marca em Coimbra! Neste caso, a corrente é a mesma usada no grupo SRAM GX, a qual é conhecida graças aos seus elos sólidos e extraordinariamente resistentes que conseguem suportar uma elevada carga, incluindo bicicletas elétricas. 

Eagle Mechanical Transmission es el primer grupo mecánico del mundo contar con anclaje Full Mount en vez de una débil patilla de cambio

CRANQUES

Eagle 90 (170 €) = 823 g. Eagle 70 (100 €) = 895 g

Os cranques são fabricados em alumínio forjado e incluem um prato T-Type em aço estampado de 32 dentes fixado através de oito parafusos Torx T20 no caso do Eagle 90 (são comptaíveis com os de grupos superiores), e no caso do Eagle 70, a fixação é de três parafusos. Os pratos possuem 3 mm de deslocamento para oferecer uma linha de corrente de 55 mm (distância do centro do quadro ao centro do prato), tal como acontece nas transmissões T-Type mais recentes da SRAM. Incluem dois protetores de resina que podem ser retirados, que são específico para o tamanho do prato, os quais são iguais aos utilizados no XO e GX (cujos pratos também são aptos para cranques Eagle 90). O design dos dentes segue o padrão largo/estreito para reter a corrente ao redor do prato. 

Bielas desde 150 mm especificas para bicis eléctricas

Os cranques Eagle 90 Transmission estão disponíveis de 155 a 175 mm de comprimento em incrementos de 5 mm, e o eixo DUB Wide de alumínio 6061 está embutido no cranque esquerdo para oferecer mais rigidez. Os cranques Eagle 70 Transmission só estão disponíveis em três comprimentos: 165, 170 e 175 mm. Existem cranques Eagle 90 Transmission específicos para bicicletas elétricas, de 150 a 170 mm de comprimento, com interface para motores SRAM Powertrain, Brose e Bosch. Os cranques Eagle 70 para motores elétricos só são compatíveis com eixos ISIS e estão disponíveis em 160, 165 e 170 mm. 

A SRAM quer tornar acessível a cada vez mais pessoas os benefícios da tecnologia T-Type, nomeadamente a fiabilidade, durabilidade e simplicidade. Caso algum componente se parta, há peças de reposição para quase tudo. No entanto, para nós, uma das maiores vantagens deste sistema é o facto de ser mecânico, portanto não temos de estar preocupados com a carga da bateria e apenas temos de fazer uma limpeza e manutenção. 

Toda la transmisión se monta fácilmente y es prácticamente indestructible

Poderás conhecer todos os detalhes em www.sram.com.

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