As novas Eagle 90 e 70 Mechanical Transmission são as primeiras transmissões mecânicas da SRAM com desviador Full Mount fixado diretamente ao quadro (não requerem dropout e o quadro deve estar preparado para o sistema UDH - Universal Derailleur Hanger). Além disso, são compatíveis entre si e com os restantes componentes T-Type (cassetes, correntes, etc). Cada grupo está disponível em duas versões, uma exclusivamente para bicicletas elétricas de BTT e outra para bikes de BTT convencionais. A principal diferença reside nos cranques e no manípulo de mudanças, os restantes componentes são idênticos.
SRAM Eagle 90 Mechanical Transmission
SRAM Eagle 70 Mechanical Transmission
DESVIADOR
Eagle 90 (205 €) = 390 g. Eagle 70 (135 €) = 415 g
Trata-se do desviador mecânico mais robusto vez fabricado pela SRAM e com mais possibilidades de reparação. Dispensa o dropout, portanto fixa-se diretamente no quadro pelas duas faces da escora traseira, através do sistema patenteado UDH implementado pela marca. Além de proporcionar uma fixação realmente eficaz, é altamente resistente a pancadas, proporciona rigidez e favorece a precisão na passagem das mudanças.
Desviador Eagle 90 vs Eagle 70
Este desviador prescinde dos tradicionais parafusos de ajuste, tanto os que aproximam a polia da cassete, como os que limitam o movimento nas extremidades, simplificando a sua montagem e afinação. Ocasionalmente poderá ser necessário fazer um microajuste no tensor do manípulo de mudanças ou substituir o cabo ou a mangueira, mas nada de especial. Convém esclarecer que a desmultiplicação é distinta das anteriores transmissões mecânicas da SRAM - X-Actuation - , portanto este sistema é incompatível com o Eagle Drivetrain.
Tal como acontece nos desviadores T-Type eletrónicos, a caixa das roldanas In-Line está inclinada para fora, o que favorece o alinhamento da corrente com a cremalheira. O modelo Eagle 90 mantém a corrente engrenada no prato dianteiro graças ao tensor Type 4, idêntico ao que encontramos nos desviadores eletrónicos GX, XO e XX Transmission. A roldana inferior com dentes alternados (largo/estreito) também influencia o comportamento. Por sua vez, o desviador Eagle 70 difere do Eagle 90 no tipo de material usado na caixa das roldanas, além de possuir um novo Drag Spring que mantém a corrente em tensão.
MANÍPULO
Eagle 90 (55 €) = 133 g. Eagle 70 (35 €) = 145 g
Os novos manípulos são específicos e não são compatíveis com outros sistemas ou versões, por terem uma desmultiplicação diferente. O Eagle 90 fica conetado ao guiador através de uma braçadeira independente ou integrada ao SRAM Matchmaker X das manetes de travão, ficando mais próximo do punho. O manípulo Eagle 70 possui uma braçadeira própria. Os botões foram reposicionados para favorecer a ergonomia e a superfície de contato com o polegar é ampla. Além disso, o botão inferior de alumínio possui uma superfície que oferece mais aderência.
Existem dois manípulos, um de duplo clic e um exclusivamente para elétricas (Single Clic) pensado para evitar desgastar prematuramente a corrente, limitando cada clic a uma só passagem de mudança. Ambos encaixam na perfeição nos travões SRAM Stealth, oferecendo uma estética visualmente limpa e ordenada.
O seu tato é muito nítido e com o polegar notamos logo a transição de um carreto para outro, sendo possível modular a força, se for necessário. Gostaríamos que o tato fosse um pouco mais "seco", embora esta percepção possa estar influenciada pelo comprimento do curso do cabo. O botão que liberta a mudança atua de carreto em carreto nos dois manípulos, sendo muito direto e imediato. Os botões estão desenhados para funcionar só com o polegar, clicando para a frente, sem opção de usar o dedo indicador.
Há também um comando remoto para espigões telescópicos mecânicos, que deve ficar alojado na parte esquerda do guiador. Este comando tem a mesma estética do Eagle 90 e 70 e é compatível com a braçadeira Match Maker X, com três pontos de fixação. Pesa 45g e custa 45€.
Comando SRAM Eagle para espigões telescópicos mecânicos
CASSETE
XS-1275 (300 €) = 444 g. XS-1270 (240 €) = 565 g
A cassete tem um alcance de 520%, ou seja, um carreto pequeno de 10 dentes e um grande de 52. O escalonamento foi atualizado face à versão Drivetrain (a transmissão mecânica que requer um dropout), sobretudo no segundo e terceiro carreto, que agora têm 38 e 44 dentes, respetivamente. A cassete Eagle 90 (XS-1275) é específica para cubos traseiros com cepo SRAM XD e está desenhada para funcionar idealmente com uma linha de corrente de 55 mm, como todas as transmissões de nova geração. A cassete Eagle 70 (XS-1270) é compatível com cepos estriados de 8 a 10 velocidades.
Os oito primeiros carretos estão unidos por pequenos pinos e os restantes formam um bloco. O revestimento de níquel dos nove carretos inferiores tornam a cassete mais silenciosa e duradoura. No caso da cassete Eagle 70, é possível substituir o conjunto do 8º ao 12º carreto. O sétimo carreto tem uma marca vermelha que facilita a afinação da transmissão, basta seguir os mesmos passos que o sistema Eagle Transmission AXS.
A cassete de 12 velocidades tem um design dos dentes X-Sync, com 44 pontos de engrenagem, permitindo passar as mudanças mesmo em esforço ou aplicando ao máximo a potência. Esta característica é uma das virtudes das transmissões T-Type. Se ainda não tiveste oportunidade, experimenta!
CORRENTE
GX Eagle (60 €) = 285 g. Eagle 70 (35 €) = 270 g.
As correntes Flattop têm um design assimétrico, com a parte exterior plana e a interior côncava, o que faz com que sejam as mais resistentes fabricadas pela SRAM. Ainda por cima são produzidas na fábrica da marca em Coimbra! Neste caso, a corrente é a mesma usada no grupo SRAM GX, a qual é conhecida graças aos seus elos sólidos e extraordinariamente resistentes que conseguem suportar uma elevada carga, incluindo bicicletas elétricas.
CRANQUES
Eagle 90 (170 €) = 823 g. Eagle 70 (100 €) = 895 g
Os cranques são fabricados em alumínio forjado e incluem um prato T-Type em aço estampado de 32 dentes fixado através de oito parafusos Torx T20 no caso do Eagle 90 (são comptaíveis com os de grupos superiores), e no caso do Eagle 70, a fixação é de três parafusos. Os pratos possuem 3 mm de deslocamento para oferecer uma linha de corrente de 55 mm (distância do centro do quadro ao centro do prato), tal como acontece nas transmissões T-Type mais recentes da SRAM. Incluem dois protetores de resina que podem ser retirados, que são específico para o tamanho do prato, os quais são iguais aos utilizados no XO e GX (cujos pratos também são aptos para cranques Eagle 90). O design dos dentes segue o padrão largo/estreito para reter a corrente ao redor do prato.
Os cranques Eagle 90 Transmission estão disponíveis de 155 a 175 mm de comprimento em incrementos de 5 mm, e o eixo DUB Wide de alumínio 6061 está embutido no cranque esquerdo para oferecer mais rigidez. Os cranques Eagle 70 Transmission só estão disponíveis em três comprimentos: 165, 170 e 175 mm. Existem cranques Eagle 90 Transmission específicos para bicicletas elétricas, de 150 a 170 mm de comprimento, com interface para motores SRAM Powertrain, Brose e Bosch. Os cranques Eagle 70 para motores elétricos só são compatíveis com eixos ISIS e estão disponíveis em 160, 165 e 170 mm.
A SRAM quer tornar acessível a cada vez mais pessoas os benefícios da tecnologia T-Type, nomeadamente a fiabilidade, durabilidade e simplicidade. Caso algum componente se parta, há peças de reposição para quase tudo. No entanto, para nós, uma das maiores vantagens deste sistema é o facto de ser mecânico, portanto não temos de estar preocupados com a carga da bateria e apenas temos de fazer uma limpeza e manutenção.
Poderás conhecer todos os detalhes em www.sram.com.