Primeiro foi o SRAM Red eTap AXS, um par de meses depois foi o SRAM Force eTap AXS... e dois anos depois chegou a vez do terceiro grupo na hierarquia da marca, o Rival, que passa agora a adotar a tecnologia AXS, convertendo-o num grupo eletrónico sem fios de 12 velocidades, com novas desmultiplicações e opções de cranques com pratos 48/35, 46/33 e 43/30, bem como um novo potenciómetro integrado no pedaleiro.
Com a chegada do grupo SRAM Rival eTap AXS, a marca torna mais acessível a tecnologia sem fios (e de 12 velocidades), já que o preço do grupo completo começa nos 1.228€ e vai até aos 1.688€.
PREÇOS DO NOVO GRUPO SRAM RIVAL ETAP AXS
- 2x com potenciómetro 1.688 €
- 2x sem potenciómetro: 1.463 €
- 1x com potenciómetro: 1.453 €
- 1x sem potenciómetro: 1.228 €

MANETES RIVAL ETAP AXS HRD
As manetes do novo grupo Rival eTap AXS são notavelmente mais pequenas do que as dos grupos Red eTap AXS e Force eTap AXS, algo que, segundo a marca, permite que se adaptem melhor a todo o tipo de mãos. Estas novas manetes, que a marca assegura que não serão utilizadas no Red e no Force, não permitem a regulação do ponto de contacto - embora possibilitem o ajuste de alcance - nem é possível instalar manípulos remotos auxiliares, ao contrário do que acontece no SRAM Red (dois por manete) e Force eTap AXS (um por manete). Além disso, a manete de travão do Rival eTap AXS é de alumínio, em vez de carbono.

Tal como as gamas superiores, as manetes são compatíveis com os grupos Eagle de BTT, algo importante para aqueles que pretendem montar à la carte uma bicicleta de gravel com carretos superiores de até 50 ou 52 dentes, sobretudo agora que a marca também estreou o GX, com um preço consideravelmente mais baixo do que o XX1. Tal como as manetes do Red e do Force, utilizam pilhas convencionais CR2032, com uma durabilidade estimada de 2 anos se utilizares a bicicleta cerca de 15 horas por semana.

CRANQUES E POTENCIÓMETRO RIVAL AXS
O Rival estreia um novo potenciómetro Quarq totalmente integrado dentro do pedaleiro DUB, conseguindo assim uma estética muito limpa e uniforme. Este potenciómetro mede somente a potência no lado esquerdo, em vez da medição dupla dos potenciómetros dos grupos superiores, e inclui uma bateria AAA de lítio de longa duração - 400 horas, segundo a marca -. Tem a etiqueta de categoria IPX7 - que indica que é resistente à água - e pesa cerca de 40 gramas a mais do que a versão superior de aranha. Custa 360€, o que não deixa de ser um valor bastante atrativo.

O potenciómetro está disponível para todos os cranques do novo Rival, tanto com monoprato de 38 a 26 dentes, como nas versões 2x com pratos 48/35, 46/33 e Wide 43/30. Os cranques são de alumínio polido, enquanto a versão Wide com pratos 48/30 está otimizada para ser utilizada com pneus de até 700x45c ou 27,5x2,1”.
Para utilizar estes cranques mais largos é necessário usar um desviador específico. A versão monoprato Wide oferece uma linha de corrente mais ampla para bicicletas de gravel com pneus largos e é compatível com eixos traseiros de 135, 142 e Boost (148 mm).

DESVIADORES, CASSETE E CORRENTE RIVAL ETAP AXS
O desviador dianteiro foi otimizado para os novos pratos X-Range com menos dentes do que os tradicionais introduzidos pela SRAM nos grupos AXS e utiliza a tecnologia Yaw, que elimina a necessidade de regular a manete. Por seu lado, o desviador Rival eTap AXS Wide é necessário para utilizar os cranques 43/30, caso queiramos usar pneus de gravel de até 45 mm.

Quando o Red eTap AXS foi lançado no mercado, o desviador traseiro surpreendeu-nos devido ao seu sistema de embraiagem hidráulica Orbit, que também foi adotada no Force eTap AXS. O novo Rival não tem a mesma tecnologia, mas inclui um mecanismo de retenção por mola que na prática atua de maneira similar. Também usa rolamentos cerâmicos.
O desviador é compatível com transmissões monoprato e de prato duplo, com cassetes 10-28, 10-30, 10-33 e 10-36. Ou seja, não é compatível com as cassetes 10-26, mas inclui de série a tecnologia Wide que a marca estreou no grupo Force para que funcione com um carreto grande de até 36 dentes.

As baterias são exatamente iguais às dos grupos Red e Force eTap AXS e são compatíveis com os desviadores dianteiros e traseiros, o que é bastante útil. A sua duração estimada é de um mês ou 1.000 km, embora segundo os nossos testes tenhamos notado que dura mais do que o valor referido. Para sabermos a carga, basta olhar para os Leds dos desviadores ou então se emparelharmos o grupo com ciclocomputadores Garmin ou Wahoo através da conetividade ANT+ saberemos a carga no display do aparelho.

Uma das grandes novidades do novo Rival é a estreia de uma cassete de 12 carretos 10-36. O cepo é o habitual desde que a Sram introduziu as 12 velocidades, ou seja, o XDR.

Tal como nos grupos Red e Force eTap AXS, para utilizar o novo Rival eTap AXS é necessária uma corrente específica com tecnologia Flattop e com a parte superior plana.
PESOS DO SRAM RIVAL ETAP AXS
O novo grupo com tecnologia sem fios da Sram pesa, dependendo da configuração, aproximadamente 3.2 kg. Ou seja, é 700 gramas mais pesado do que o Sram Red eTap AXS e cerca de 200 gramas mais do que o Force. Estes são os pesos de cada componente do Rival eTap AXS:
- Manetes e pinças de travão: 845 g
- Discos: SRAM Paceline Center Lock 156 g (unidade de 160 mm); 137 g (unidade de 140 mm)
- Cranques com potenciómetro: 893 g (prato duplo 48/35)
- Cassete: 282 g (10-30), 338 g (10-36)
- Desviador dianteiro: 180 g (desviador largo 182 g)
- Desviador traseiro: 366 g
- Corrente: 266 g (120 elos)