A SRAM já nos tinha dito que o sistema eletrónico sem fios Transmission, que não precisa de ajuste na montagem e dispensa o tradicional dropout, iria chegar a mais tipos de utilizadores. Agora, a marca acabou de apresentar um novo grupo, que por enquanto só estará disponível nas montagens de fábrica - ou seja, não estará à venda ao público - destinado a bicicletas de gama média, com a fiabilidade e precisão que todos conhecemos dos grupos superiores.
DESVIADOR TRASEIRO S-1000
O grupo S-1000 é composto pelo novo desviador traseiro, que é esteticamente semelhante ao GX, mas tem a bateria mais integrada. Possui placas exteriores que podem ser substituídas (em caso de queda), tal como a jaula que alberga as roldanas, e incorpora o novo Drag Spring Cage Damper, um design que filtra as vibrações, para evitar saídas de corrente. O acabamento em preto confere-lhe um design moderno e é compatível com todos os manípulos e cassetes dos grupos Transmission T-Type.
CRANQUES S-1000
Estes cranques são fabricados em alumínio forjado, são compatíveis com os protetores dos grupos superiores e os pratos são de alumínio ou aço, com fixação de 8 parafusos. Quanto às medidas dos cranques, vão dos 155 aos 175 mm.
Além disso, o S-1000 também está disponível numa versão específica para ebike, que é mais robusta e compatível com motores SRAM, Brose ou Bosch (nas medidas entre 150 e 170 mm).
CASSETE XS 1270
A nova cassete SRAM XS 1270 é compatível com todas as transmissões T-Type da SRAM e com uma linha de corrente de 55 mm.
A grande novidade face à cassete NX para o sistema Spline, é que neste caso tem um carreto de 10 dentes, que fica integrado no próprio aperto e não em duas peças, como acontece no NX, que só está disponível em 11-52. Esta nova cassete XS-1270 tem uma amplitude de 10-52 dentes (12 velocidades), e possui um acabamento cromado em níquel para a máxima suavidade, durabilidade e ausência de ruído.
NOVOS TRAVÕES SRAM DB8 STEALTH
Estes travões, ao contrário das novidades que mostrámos antes, estarão à venda nas lojas.
Estes novos DB8 têm design Stealth, ou seja, o depósito está muito mais próximo do guiador, com o objetivo de proporcionar a máxima integração possível. Além disso, permite colocar mais facilmente dorsais de provas à frente do guiador. Cada travão custa 148 euros.
Para uma manutenção mais fácil, usa óleo mineral Maxima e as pastilhas são exatamente as mesmas usadas nos travões Code. Têm 4 pistões e, segundo a marca, são tão potentes como os Code. E antes que perguntes, sim, têm ajuste de alcance (embora seja necessário usar uma ferramenta).
Poderás encontrar mais informações em www.sram.com.