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COMPARATIVO: RockShox SID vs. SID SL

A RockShox SID é a suspensão de XCO mais conhecida no mundo do XC, e continua a evoluir. Mas e se a comparássemos com a nova versão da SID SL, que sofreu melhoramentos, mas é superleve? Foi isso mesmo que fizémos e se estás na dúvida qual é a melhor opção para ti, tens mesmo de ler este comparativo.

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Comparámos a RockShox SID com a SID SL
Comparámos a RockShox SID com a SID SL

A RockShox apresentou em 2021 uma SID com baínhas de 35 mm e foi nessa altura que começou a diferenciação entre as duas opções disponíveis: SID SL para puro XC e SID para Downcountry. Se olharmos para aquilo que os atletas profissionais estão a usar na Taça do Mundo, não há propriamente uma escolha única. Por isso mesmo, decidimos testar a fundo estas duas opções e ajudar os consumidores finais a escolher o modelo que mais lhes convem. 

Até recentemente, a diferença entre estas duas suspensões era evidente, dado que em 2024 a RockShox fez alterações na SID de 35 mm para aumentar o seu rendimento. Referimo-nos à parte hidráulica da nova câmara DebonAir+, que aproveita melhor o curso disponível, mas também à parte estrutural, dado que a distância entre os casquilhos é maior e a fricção é menor. O resultado é uma suspensão com um tato otimizado e maior capacidade de amortecimento. Nenhuma destas características chegaram à SID SL, por isso ambas têm espectros de utilização bem definidos. Para uma prestação pura e dura a SID é a melhor opção e para leveza a SID SL é a que cumpre o que promete.

SID SL

 

Mas agora as coisas mudaram, fruto das novidades na SID SL, que passa a incorporar os upgrades na parte estrutural e na pneumática, além de ter sido reforçada estruturalmente para maior rigidez. O melhor disto tudo é que continua a ser muito leve, por isso agora, quando chega a altura de decidir, fica mais complicado. Vamos analisar os principais detalhes e isso irá ajudar-te a escolher o modelo mais indicado para ti.

Para recuadro tabla con pie de foto

"A a SID SL é impressionante em termos de leveza e agora tem um desempenho melhorado."

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Se vives obcecado com o peso dos componentes, a SID SL é a melhor escolha para ti. A boa notícia é que a nova é tão leve como a anterior e funciona melhor. É mais rígida e o tato é mais sensível e linear que a versão anterior devido à sua maior câmara de ar, sendo recomendável colocar 8 a 10% mais ar. 

Esta suspensão não só é mais leve do que a SID (170g na mesma versão), mas também permite à bicicleta usar discos de 160 mm, o que aumenta a leveza total, dado que a SID de 35 mm só é compatível com discos a partir de 180 mm. Portanto, como vemos, só aqui há uma diferença de 200 a 220g. 

"A SID é mais rígida e adaptada a condições exigentes de XC"

Convém mencionar que a nova SID SL já não é compatível com adaptadores sobredimensionados de cubos de 31 mm de diâmetro - as denominadas Torque Caps -, que proporcionam rigidez na parte dianteira, só permitindo os convencionais de 19 mm. No entanto, isto é compensado pela eliminação de folgas prematuras que a versão anterior frequentemente sofria.

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Quanto ao comportamento em XC, embora a SID SL tenha melhorado bastante, a SID com baínhas mais largas e mais curso, continua a ser mais precisa e absorvente. É uma suspensão que, mantendo a firmeza e tato de XC, é muito eficiente quando o terreno fica muito técnico. Pode não ser tipo "manteiga" como outras suspensões de 120 mm, mas em situações exigentes e rápidas, sentimos que aproveita muito bem o curso e não afunda em demasia, permitindo manter a estabilidade. 

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Se tens uma bicicleta com suspensão de 120 mm e queres atualizar.
Aqui em princípio, sugerimos a SID porque é a única com este curso, embora se instalares a SID SL com 110 mm obtenhas uma mudança geométrica, ângulos mais verticais, guiador mais baixo e mais agressividade nas subidas. Não é o mais ortodoxo, mas é viável.
 
E se a tua bicicleta tiver uma suspensão de 100 mm. 
Neste caso, embora existam versões de 100 m da SID, talvez seja melhor apostar na SID SL, porque com menos curso não vais aproveitar realmente as vantagens em termos de comportamento da SID. Com a SID SL poderás ter 110 mm à frente ou mesmo 100. Se antes tinhas 100 mm, ao montar esta suspensão de 110 mm o teu ângulo de direção ficará mais relaxado, o que é a tendência nos últimos anos em XC. Além, claro, de passares a ter mais curso. 
 
Caso tenhas uma rígida....
Supomos que te importas muito com o peso e se assim for a SID SL é a melhor aposta. Além disso, não há muitas hardtail que tenham uma geometria adaptada a 120 mm de curso dianteiro. 
 
"O tipo de bicicleta que tiveres será decisivo na escolha"
 
Se fores um ciclista muito leve...
Se estás na dúvida entre as duas e és leve, talvez a SID SL se adapte melhor a ti, dado que responderá com mais margem e não precisa de tantos reforços estruturais. 
 
Caso sejas mais robusto...
Se o teu peso está acima da média, a exigência será obviamente maior em termos de resposta, por isso é necessário uma suspensão com mais rigidez estrutural e curso, como a SID.
 
Se és uma mulher...
Em princípio, és mais leve do que um homem, por isso aplicamos a mesma norma anterior e, à priori, é provável que as capacidades da SID SL sejam suficientes para ti. Contudo, se gostas muito de descidas ou tens uma bicicleta com 120 mm de curso, a SID é a melhor opção. 
 
Se na tua zona abundam estradões e não existem zonas técnicas...
Neste caso, devido às circunstâncias, as exigências são menores e é provável que a SID SL se ajuste melhor ao uso que vais dar. 
 
Se vives num lugar cheio de singletracks perigosos...
Vais divertir-te mais nesses trilhos com a SID. 
 
Se pretendes usar o Flight Attendant…
Neste caso poderás aproveitar as vantagens do amortecimento automático em ambas. Além disso, a RockShox atualizou o sistema, tornando-o apto para bicicletas com amortecedor sem Flight Attendant ou rígidas. Já testámos este sistema e embora não seja tão ágil em termos de resposta como quando há sensores à frente e atrás, ao ajustar o BIAS e as zonas de esforço conseguimos um comportamento satisfatório. 
 
Se gostas de usar pneus mais largos.
A nova SID SL é compatível com pneus de até 2.4", tal como a SID, portanto poderás escolher qualquer uma das duas. 
 

IRMÃS, MAS NÃO GÉMEAS

Estas são as diferenças entre a RockShox SID e a RockShox SID SL:

Tabla comparativa   SID vs SID SL

RESUMINDO

As duas funcionam da mesma forma, só que a SID é mais rígida do que a SID SL, e tem ligeiramente mais curso. A SID é para utiizadores mais corpulentos ou pesados, que têm uma condução mais agressiva ou costumam andar em trilhos mais técnicos e difíceis, com muitas pedras e raízes. 

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Obviamente também é uma boa opção se tens uma bike de XCO ou Downcountry de 120 mm e queres manter o curso das suspensões compensado, ou tens uma com menos curso e queres dotá-la de maior capacidade, mais rigidez, curso, distância entre eixos e virtuosismo da direção. 

A SID SL é a melhor opção para pessoas mais baixas ou leves, que possuem bicicletas rígidas ou de suspensão total com 100 mm. Ou eventualmente para quem costuma andar em terrenos pouco técnicos. 

Poderás encontrar mais detalhes em www.sram.com/es/rockshox/products.

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