A RockShox apresentou em 2021 uma SID com baínhas de 35 mm e foi nessa altura que começou a diferenciação entre as duas opções disponíveis: SID SL para puro XC e SID para Downcountry. Se olharmos para aquilo que os atletas profissionais estão a usar na Taça do Mundo, não há propriamente uma escolha única. Por isso mesmo, decidimos testar a fundo estas duas opções e ajudar os consumidores finais a escolher o modelo que mais lhes convem.
Até recentemente, a diferença entre estas duas suspensões era evidente, dado que em 2024 a RockShox fez alterações na SID de 35 mm para aumentar o seu rendimento. Referimo-nos à parte hidráulica da nova câmara DebonAir+, que aproveita melhor o curso disponível, mas também à parte estrutural, dado que a distância entre os casquilhos é maior e a fricção é menor. O resultado é uma suspensão com um tato otimizado e maior capacidade de amortecimento. Nenhuma destas características chegaram à SID SL, por isso ambas têm espectros de utilização bem definidos. Para uma prestação pura e dura a SID é a melhor opção e para leveza a SID SL é a que cumpre o que promete.
Mas agora as coisas mudaram, fruto das novidades na SID SL, que passa a incorporar os upgrades na parte estrutural e na pneumática, além de ter sido reforçada estruturalmente para maior rigidez. O melhor disto tudo é que continua a ser muito leve, por isso agora, quando chega a altura de decidir, fica mais complicado. Vamos analisar os principais detalhes e isso irá ajudar-te a escolher o modelo mais indicado para ti.
"A a SID SL é impressionante em termos de leveza e agora tem um desempenho melhorado."
Se vives obcecado com o peso dos componentes, a SID SL é a melhor escolha para ti. A boa notícia é que a nova é tão leve como a anterior e funciona melhor. É mais rígida e o tato é mais sensível e linear que a versão anterior devido à sua maior câmara de ar, sendo recomendável colocar 8 a 10% mais ar.
Esta suspensão não só é mais leve do que a SID (170g na mesma versão), mas também permite à bicicleta usar discos de 160 mm, o que aumenta a leveza total, dado que a SID de 35 mm só é compatível com discos a partir de 180 mm. Portanto, como vemos, só aqui há uma diferença de 200 a 220g.
"A SID é mais rígida e adaptada a condições exigentes de XC"
Convém mencionar que a nova SID SL já não é compatível com adaptadores sobredimensionados de cubos de 31 mm de diâmetro - as denominadas Torque Caps -, que proporcionam rigidez na parte dianteira, só permitindo os convencionais de 19 mm. No entanto, isto é compensado pela eliminação de folgas prematuras que a versão anterior frequentemente sofria.
Quanto ao comportamento em XC, embora a SID SL tenha melhorado bastante, a SID com baínhas mais largas e mais curso, continua a ser mais precisa e absorvente. É uma suspensão que, mantendo a firmeza e tato de XC, é muito eficiente quando o terreno fica muito técnico. Pode não ser tipo "manteiga" como outras suspensões de 120 mm, mas em situações exigentes e rápidas, sentimos que aproveita muito bem o curso e não afunda em demasia, permitindo manter a estabilidade.
"O tipo de bicicleta que tiveres será decisivo na escolha"
IRMÃS, MAS NÃO GÉMEAS
Estas são as diferenças entre a RockShox SID e a RockShox SID SL:
RESUMINDO
As duas funcionam da mesma forma, só que a SID é mais rígida do que a SID SL, e tem ligeiramente mais curso. A SID é para utiizadores mais corpulentos ou pesados, que têm uma condução mais agressiva ou costumam andar em trilhos mais técnicos e difíceis, com muitas pedras e raízes.
Obviamente também é uma boa opção se tens uma bike de XCO ou Downcountry de 120 mm e queres manter o curso das suspensões compensado, ou tens uma com menos curso e queres dotá-la de maior capacidade, mais rigidez, curso, distância entre eixos e virtuosismo da direção.
A SID SL é a melhor opção para pessoas mais baixas ou leves, que possuem bicicletas rígidas ou de suspensão total com 100 mm. Ou eventualmente para quem costuma andar em terrenos pouco técnicos.
Poderás encontrar mais detalhes em www.sram.com/es/rockshox/products.