Estas rodas Industry Nine que testámos são um daqueles componentes que, tanto em termos de qualidade como de desempenho, são de um nível superior. Isso é visível nos pequenos detalhes, nos acabamentos, mas também no seu comportamento.
O primeiro detalhe que convém ressalvar é que são produzidas à mão na Carolina do Norte (Estados Unidos da América). Além disso, a própria Industry Nine fabricada cada um dos componentes destas rodas, desde os cubos, passando pelos raios e aros, algo raro nesta indústria.
Dentro da gama, estas Solix XC Carbon que testámos são o modelo mais específico para bicicletas todo o terreno de baixo curso, ou seja, as de XC e Maratonas. São fabricadas em carbono - embora também exista uma versão com aro em alumínio - e pesam 1.388 gramas o par, um valor que não é o mais baixo do mercado, mas que tem uma ressalva. Geralmente as rodas que pesam abaixo de 1.380g têm um limite de peso (ciclista) muito baixo e são frágeis, enquanto estas são muito rígidas e robustas em qualquer condição de terreno. Inclusive andámos em zonas técnicas mais próprias de Enduro do que XC e não notámos qualquer falha.
Como testámos estas Solic XC Carbon durante vários meses, incluindo algumas provas de XC e provas por etapas, tivemos a oportunidade de testar a fundo as suas capacidades. Peso 82 kg e gosto de zonas técnicas, por isso levei-as para as zonas mais agressivas que conheço para averiguar se a tensão dos raios cedia ou se o aro, após algumas pancadas em pedras e troncos ficaria amolgado, mas nada conseguiu danificá-las.
São umas rodas muito rígidas e isso é notório tanto em acelerações como nas curvas, o que possibilita curvar sem receio, mesmo abusando um pouco.
Têm 24 raios de alumínio com fixação direta ao aro (Straight Pull) e o aro é totalmente fabricado em carbono, com 30 mm de largura interna, o que permite montar pneus até 2.5". Montei uns 2.35", uma medida ideal para XC e a montagem foi fácil e sem percalços. Convém salientar que a Industry Nine confia tanto na durabilidade das suas rodas que se compromete a substituir o aro de carbono em caso de quebra por defeito de fabrico ou devido a um impacto. Não é a primeira marca a oferecer garantia vitalícia nas suas rodas, mas é algo a valorizar.
No entanto, para além da elevada rigidez, uma das principais qualidades das Solix XC Carbon é o seu comportamento dinâmico devido à excelência dos seus cubos. Basta apertar o eixo das rodas com o binário adequado (e não exceder a pressão) para ter acesso a umas rodas que rolam quase ininterruptamente como se tivessem rolamentos cerâmicos. Não têm, mas surpreendemente rolam sem qualquer atrito e o som característico mostra que são rodas de elevada qualidade.
Além disso, a resposta do cepo traseira é muito rápida, o que significa que tem linguetes bem concebidos. O cubo Solix só tem 5 linguetes, mas proporcionam 605 pontos de engate ao longo da rotação da roda, o que significa uma transmissão imediata da potência. Nesse aspeto estão entre as melhores do mundo.
Por último, destacamos o nível de acabamentos da roda. É impossível encontrar um defeito e o aro tem um acabamento em carbono brilhante que é espetacular ao vivo. Por seu lado, os cubos têm um acabamento anodizado, sendo possível escolher a cor (há 12 diferentes), tal como a cor dos raios, embora tenha um preço mais elevado.
Também é possível personalizar as rodas adicionando rolamentos cerâmicos (custa entre 400 e 500 euros), um upgrade que, muito sinceramente, vendo como rolam estas, não acreditamos que compense financeiramente.
Em suma, se procuras umas rodas de alta qualidade, montadas à mão, que podem ser personalizadas e com um toque exclusivo, estas Industry Nine são uma boa opção. Mas não são baratas...
FICHA TÉCNICA
- CARACTERÍSTICAS: Rodas topo de gama com aro de carbono, para XC e XCM, montadas à mão. Possuem 24 raios, o cepo traseiro tem 605 pontos de engate e o aro tem garantia vitalícia.
- OPÇÕES: É possivel personalizar a cor dos cubos e dos raios ou incluir rolamentos cerâmicos. Há uma versão com aro de alumínio.
- PESO: 1.388 g o par.
- Preço: 2.413,95 €.
Poderás encontrar mais informações em Industry Nine.