Se há algo que temos de reconhecer é que a Mondraker durante os seus 25 anos de existência se tem mantido fiel aos seus princípios, construindo uma identidade de marca facilmente reconhecível e definida. Hoje em dia, falar da Mondraker é identificar bicicletas com uma imagem, design e tecnologia focadas no alto desempenho.
A marca espanhola entrou no segmento de gravel - de modo tímido, digamos assim - em 2023, com o lançamento da Dusty, uma bicicleta elétrica. Passados dois anos, a marca colocou no mercado a Arid, a sua primeira bicicleta não elétrica de gravel.
Aos poucos, este modelo tem sofrido melhorias, adaptando-se aos novos tempos e oferecendo várias alternativas no segmento que mais tem crescido em toda a Europa, a par das ebikes.
A Arid está disponível em duas versões de alumínio e quatro de carbono. O preço começa nos 1.999 euros e vai até aos 7.999 euros. A versão que testámos, a Arid Carbon RR, é a segunda a contar do topo na hierarquia da marca. Tem quadro em fibra de carbono e uma montagem de alta gama, com uma transmissão SRAM Force eTap AXS de 12 velocidades, monoprato de 40 dentes (embora possa ser montado um prato duplo) e cassete 10-44.
Além disso, traz rodas Mavic Allroad Pro Carbon SL com um perfil de 42 mm. A sua configuração "respira" velocidade e reatividade, graças às características do quadro, mas sobretudo devido às rodas. De origem este modelo traz um medidor de potência SRAM 1x (com medição apenas na perna direita), integrado dentro do eixo do pedaleiro. Este componente só adiciona 40g ao peso da bicicleta e é sobretudo valorizado por quem pretende competir ou estar a par do seu atual estado de forma.
Os pneus escolhidos são os Maxxis Reaver na medida de 45 mm e rolam eficazmente, sem atrito. São um pouco estreitos se os compararmos com outros modelos de 45 mm que já testámos. Quanto à restante montagem, gostámos dos componentes OnOff, mais concretamente do guiador S9 GR Carbon, que é plano e com um flare de 16º. Também destacamos o espigão de carbono S9 15-R com 27,2 mm de diâmetro.
Por último, salientamos o sistema de armazenamento Carry-On, a solução que a Mondraker escolheu para transportar o kit anti-furo, comida ou roupa no tubo diagonal. Neste compartimento podes usar até três bolsas feitas à medida e possui um peculiar sistema de abertura/fecho com uma tampa que fica sempre presa ao quadro, o que evita que a possamos perder involuntariamente.
QUADRO
Se olharmos com atenção para o quadro desta Arid, identificamos rapidamente alguns pormenores que denotam ser da Mondraker, como o perfil dos tubos Stealth Carbon. Nesse aspeto, esta tecnologia envolve um estudo aprofundado da direção e disposição das fibras, para conseguir a melhor relação resistência/peso/rigidez/absorção de irregularidades.
Também não passa despercebido o triângulo fomado pela união das escoras e do tubo de selim. O objetivo é dotar esta zona de mais absorção, para um conforto adicional.
Por sua vez, a geometria da Arid mistura competitividade com uma posição de condução mais estável, para poder ser usada em bikepacking. Isto significa que a Mondraker decidiu não produzir uma bicicleta super especializada, como está a fazer a concorrência, apostando numa opção mais polivalente e que proporciona um bom comportamento em todo o tipo de utilizações possíveis. É sobretudo através da montagem que a Mondraker consegue fazer isso, apresentando opções para fast gravel e para viagens. Obviamente os modelos RR SL e RR são os que mais se adequam a competição e os modelos inferiores - ou os de alumínio - destinam-se a um uso mais recreativo e relaxado.
O quadro possui várias fixações no triângulo principal e na forqueta para alforges e possibilita montar pneus de até 50 mm, o que permite ter uma ideia das suas capacidades.
TESTE NO TERRENO
A Arid RR que testámos é uma bicicleta muito rápida e com grande manobrabilidade. Não tanto pela geometria do quadro, mas pela escolha de alguns componentes, como as rodas Mavic (42 mm de perfil) que reagem de imediato quando pedalamos, ou o quadro, que é rígido e transmite de imediato a potência. Em zonas rolantes conseguimos atingir facilmente velocidades muito elevadas, sendo a aceleração um dos seus pontos fortes.
Em termos de robustez estrutural, não consideramos que o quadro seja excessivamente duro no sentido vertical e se adotarmos a pressão de pneus adequada, teremos acesso a uma bicicleta super confortável.
Ficámos fãs do guiador com o seu flare de 16º, mas achámos a medida de 460 mm (para um tamanho L) um pouco excessiva. No entanto, após um período de adaptação, aprendemos a valorizar as vantagens de usar um guiador tão largo em gravel.
A curvar, se tiver a pressão de pneus adequada, é muito fiável e isso aumenta o dinamismo. Pessoalmente, escolheríamos uns pneus mais largos, para maior controlo e estabilidade em andamento. Além disso, a opção de monoprato adiciona simplicidade e funcionalidade, embora uma cassete 10-52 pudesse aumentar as aptidões em subidas, em vez da 10-46 montada de origem.
Como a geometria não é pura de competição, temos conforto suficiente para bikepacking ou viagens de alguns dias. E como bónus a marca tem à disposição esta bicicleta em cinco tamanhos, do S ao XL.
O melhor: Velocidade. Agilidade. Versatilidade geométrica.
A melhorar: Pneus demasiado estreitos. Cassete traseira com desmultiplicação curta (10-44 dentes).
FICHA TÉCNICA MONDRAKER ARID CARBON RR
- QUADRO: Arid Stealth Air Carbon com pedaleiro T47.
- FORQUETA: Tubo de direção cónico e carbono Stealth Air Carbon.
- PEDALEIRO: T47.
- DESVIADOR: SRAM Force eTap AXS 12v.
- MANÍPULOS DE MUDANÇAS: SRAM Force eTap XPLR AXS 12v.
- CASSETE: SRAM XG-1271 10-44 dentes 12v.
- CORRENTE: SRAM Force 12 v, powerlock.
- TRAVÕES: SRAM Force com discos de 160 mm nas duas rodas.
- DIREÇÃO: OnOff IS52/IS52.
- AVANÇO: OnOff Semi integrada, 31,8mm, -7º. 80 mm.
- GUIADOR: OnOff S9 GR Carbon com flare de 16º e 460 mm de largura.
- SELIM: FiZik Terra Argo X5.
- ESPIGÃO DE SELIM: OnOff S9 Carbon com 15 mm de offset. Diâmetro 27,2 mm.
- RODAS: Mavic Allroad Pro Carbo com 25 mm de largura interna. Perfil 42 mm.
- PNEUS: Maxxis Reaver 700x45 carcaça EXO Protection.
- PESO: 9,03 Kg (tamanho L, sem pedais).
- TAMANHOS: S, M, L, M/L e XL.
- PREÇO: 5.499 €.
Poderás encontrar mais informações em Mondraker.