Todos temos um coração que bombeia sangue por todo o corpo, mantendo-nos vivos. Mas sabias que os músculos dos gémeos também ajudam o coração e são cruciais para uma boa circulação sanguínea?
Geralmente, as pessoas pensam que os gémeos são músculos implicados somente na caminhada, corrida, ciclismo, equilíbrio, etc, que nos permitem ser mais eficazes no movimento, mas não temos em conta a sua real importância.
Os gémeos são importantes porque bombeiam o sangue, ajudando a voltar ao coração, dado que o sangue nas pernas tem de fazer um percurso contrário à gravidade desde os pés até ao tronco. Ou seja, graças à ajuda dos músculos das pernas - dos gémeos em particular -, que atuam como uma bomba, o sangue é empurrado para cima através de um processo de contração e compressão das veias.
Para o retorno venoso, os músculos, contraem e relaxam comprimindo as veias das pernas. Estes movimentos ajudam a empurrar o sangue desoxigenado de volta para o coração e pulmões.
Cada vez que o músculo dos gémeos se contrai, as válvulas unidirecionais dentro das veias das pernas abrem e o sangue é empurrado para cima, até ao coração. Quando o músculo está relaxado, as válvulas fecham, o que impede que o sangue flua para trás, em direção aos pés.
Estar sentado ou de pé sem mover os músculos das pernas sobrecarrega o coração, dado que o sangue e linfa se acumulam nas pernas. O "segundo coração" só começa a bombear quando as pernas se mexem. Obviamente quando as pessoas passam muitas horas sentadas ou em pé, estão a prejudicar o coração. Contrair e relaxar os músculos pode evitar a acumulação de sangue.
Quando os músculos dos gémeos estão fracos ou passam muito tempo sem atividade - por exemplo, quando estamos deitados na cama ou sentados muito tempo no sofá -, o sangue pode ficar acumulado nas extremidades inferiores, provocando retenção de líquidos, inchaço e problemas circulatórios como varizes.
Se estiveres em pé demasiado tempo também estarás a prejudicar o retorno venoso.
Conselhos para manter os gémeos em forma:
- Estes músculos ativam-se de forma natural ao caminhar. Basta caminhar diariamente ou levantar de vez em quando e caminhar, se trabalharmos sentados.
- Evita passar muitas horas sentado ou inativo em pé.
- Evita saltos altos e sapatos desconfortáveis.
- Exercita os teus gémeos diariamente, fazendo alongamentos e contrações.
- Se vais viajar e passar muito tempo sentado, experimenta tirar os sapatos e mover os dedos dos pés ou contrair os músculos de vez em quando.
- Podes fazer movimentos usando o calcanhar e a ponta dos pés.
- Aproveita as escadas do teu prédio ou do edifício onde trabalhas para manter a forma física dos gémeos.
- Levanta as pernas de 15 em 15 minutos antes de dormir para reduzir o inchaço.