A nova Berria Stratos inclui na sua montagem dois destaques: o motor SRAM Powertrain com mudanças automáticas que já testámos a fundo na revista BIKE nº36 e as suspensões Flight Attendant da RockShox, neste caso exclusivamente na versão LTD. Mas esta nova bicicleta elétrica de Enduro tem muitas mais novidades.
Uma delas é a localização do motor que agora passa a estar numa posição vertical em vez de horizontal, para proporcionar um baixo centro de gravidade, melhorar a manobrabilidade e o comportamento e permitir a extração da bateria de 720 Wh pela parte inferior. Além disso, é possível aumentar a autonomia usando um range extender de 250 Wh que pode ser adicionado ao quadro.
Esta colocação do motor na posição vertical permite adotar um design mais compacto na zona traseira, ganhando espaço para o pneu (que pode ser de 2,6"). Existe ainda outra mais-valia: esta disposição do motor permite desenhar um sistema de amortecimento traseiro com uma cinemática melhorada.
Os engenheiros da marca espanhola seguiram a tendência dos últimos modelos lançados recentemente a nível estético. Este modelo também inclui aperto de selim integrado de 31,6 mm, guarda-lamas integrado nas escoras e porta de entrada específica para o range extender. A integração da cablagem também foi otimizada desde o guiador até ao triângulo traseiro.
Tratando-se de uma bicicleta de Enduro, naturalmente tem 160 mm de curso e rodas mullet. É possível ajustar o ângulo de direção e também destacamos na montagem os rolamentos de elevada qualidade ISB, a patilha UDH e a fixação postmount.
O quadro é fabricado em carbono UHM 3X com compactação EPS e na geometria destacamos o reach entre 430 e 490 mm (dependendo do tamanho), o avanço curto e a distância entre eixos entre 1208 e 1280 mm.
O sistema de amortecimento Y-Link tem uma cinemática progressiva e a marca salienta que tanto pode ser usado um amortecedor de mola como a ar.
Se for usado um sag de 25% e um prato de 36 dentes, o antisquat ronda os 120%, por isso, inclusive nas montagens sem o Flight Attendant, não será necessário recorrer frequentemente ao bloqueio. Quanto ao brake squad no ponto de sag ronda os 63%.
Todos os modelos estão equipados com a nova SRAM Transmission e quanto aos periféricos destaca-se o cockpit integrado Avant Force Condor bem como os pneus Vittoria Martello e Mazza de 2.6" e existe a possibilidade de escolher rodas Mavic E-Crossride ou Zipp Zero Moto.
Poderás conhecer a gama completa em berriabikes.com.