Há alguns meses tivemos a oportunidade de testar a Beeq M500, uma bicicleta versátil com um design diferente. A M700 Wild dá um passo mais em direção ao todo-o-terreno com uma imagem mais próxima das habituais bicicletas de montanha. Partilham muitos pontos em comum, como o material do quadro e a motorização, mas com pequenas diferenças. A M700 Wild tem rodas de 27,5 polegadas no tamanho pequeno S/M (até 1,75 m), enquanto no tamanho grande L/XL (a partir de 1,75 m) foram escolhidas rodas de 29 polegadas, de forma a adequar as reações da bicicleta à maior envergadura dos ciclistas mais altos e pesados. A Beeq M700 Wild está disponível em vermelho ou preto, e é vendida exclusivamente no seu site.
Destaques: Posição de condução confortável. Motor potente e silencioso. Geometria melhorada.
O quadro é em alumínio 6061 hidroformado, generosamente moldado com um tubo diagonal concebido para alojar uma bateria semi-integrada de 504Wh. E é aí que reside a diferença fundamental em relação à M500, não só em termos de design, mas também em termos de desempenho. Na M500, o motor está posicionado horizontalmente, o que permite que a bateria seja posicionada mais abaixo para maior estabilidade e confiança no manuseamento. Nesta M700 o motor está alinhado com o tubo inferior, a bicicleta torna-se mais ativa nas suas reações ao ter a bateria mais acima, mas ao mesmo tempo ganha muita distância ao solo, para ultrapassar degraus sem medo de bater no motor. No tubo inferior fica a cablagem para o conetor de carregamento da bateria. O motor Brose Drive S tem um potente binário de 90 Nm e 250 W de potência nominal, e está montado num chassis de alumínio, uma disposição clássica como qualquer BTT. O acesso à bateria é feito manualmente, removendo uma tampa de plástico, e é libertada com uma chave de segurança. No quadro há uma variedade de roscas para instalar um guarda-lamas traseiro na ponte entre as escoras e os dropouts, bem como alforges. Temos a opção de instalar dois porta-bidons, nos tubos diagonal e vertical, e também um descanso. A pintura utilizada para proteger o quadro, muito resistente a riscos, é um pormenor a ter em conta.
O motor BROSE de 90NM agora mais integrado no formato do quadro e menos exposto aos impactos.
AGILIDADE NOS TRILHOS
A Beeq M700 Wild é confortável e ágil, com uma posição de condução direita, determinada por um tubo de direção alto, que eleva o guiador e alivia a tensão nas costas. Nos trilhos, move-se muito bem, com uma manobrabilidade que considerámos ideal para passeios fáceis, dentro do limite de 25 km/h de assistência do motor. A velocidades mais altas em terreno fácil não há problema, de facto é possível andar acima desse valor, uma vez que o motor Brose tem muito pouco atrito interno, mas em terreno técnico (sobretudo em velocidades elevadas) deixa de estar no seu ambiente ideal, pelo menos com rodas de 27,5". Obviamente que com rodas de 29 polegadas o aprumo é maior. Se andarmos com esta M700 a velocidades "normais", estaremos na sua “zona de conforto”, e mesmo em descidas lentas e técnicas estamos perfeitamente seguros, com um guiador alto que posiciona automaticamente a bicicleta para trás e a sensação de tombar sobre o guiador desaparece. Como já referimos, o motor também está protegido neste tipo de descidas, uma vez que se encontra alojado numa posição mais alta.
Conduzir a Beeq M700 é um verdadeiro prazer. Está equipada com punhos de formato anatómico e pneus largos que filtram os mais pequenos ressaltos dos trilhos. A suspensão SR Suntour Raidon funciona a ar e a óleo, com um bloqueio muito firme, e tem rebound ajustável, proporcionando uma sensação surpreendentemente suave e progressiva para corresponder ao peso extra da e-bike.
O quadro está pronto para o uso diário, com a opção de instalar um descanso, guarda-lamas ou porta-bagagens. A M700 é adequada para deslocações diárias, passeios de fim de semana e até mesmo para quem viaja ocasionalmente. Outros detalhes interessantes encontrados na área do dropout incluem a colocação da pinça de travão e o uso de um eixo sem alavanca, que é mais compacto e mais leve do que o familiar aperto rápido.
DESMULTIPLICAÇÕES ROLADORAS
A gama de relações da transmissão está orientada para uma utilização em trilhos sem grandes declives, com uma cassete de aço SRAM de 11 velocidades, de 11 a 42 dentes. Estas mudanças são rolantes e requerem mais energia para ultrapassar rampas íngremes. Em termos de potência, não há problema, o potente Brose consegue mover o carreto de 42 dentes sem problemas, mas à custa de perder uma certa autonomia. Vale a pena notar que as subestimadas cassetes de aço são muito mais resistentes e ajudam a poupar muito dinheiro a longo prazo.
O Brose é um motor silencioso, com um nível de ruído muito baixo. Também não tem fricção interna quando rolamos sem assistência, o que nos permite pedalar em troços planos com o motor desligado. Nas descidas, com a corrente sem tensão, não emite qualquer ruído de engrenagem ou de chocalho, algo de que nenhuma outra marca se pode gabar.
O sistema Brose, com uma autonomia garantida de mais de 60 km, permite alterar a assistência nos diferentes modos a partir do próprio ecrã do guiador, bem como selecionar a informação que aparece no ecrã ou a forma como essa informação é apresentada. De série, as assistências não requerem qualquer reajuste, com um bom escalonamento entre os modos Eco, Tour, Sport e Boost, todos caracterizados por uma entrada e saída de impulso gradual e muito silenciosa, e com potência mais do que suficiente para superar qualquer tipo de rampa que se interponha no caminho.
Gostamos do ecrã Brose. É compacto (embora um pouco exposto em caso de queda) e muito prático, com muita informação a cores. Os campos de dados apresentados podem ser personalizados, tal como os modos de assistência, de acordo com os nossos gostos ou necessidades.
A melhorar. Bateria de 504Wh. Apenas 2 tamanhos disponíveis.
FICHA TÉCNICA
- Quadro: Alumínio 6061 hidroformado.
- Suspensão: SR Suntour Raidon 34 LOR DS. 110mm de curso.
- Motor: Brose Drive S Mag.
- Bateria: 522Wh.
- Display: Brose Allround.
- Cranques: Alumínio.
- Desviador: SRAM NX.
- Manípulo: SRAM NX.
- Cassete: SRAM PG1130. 11-42d. 11 vel.
- Corrente: KMC e11.
- Travões: Shimano MT400.
- Direção: FSA.
- Avanço: FSA V-Drive 60mm. 6°.
- Guiador: FSA V-Drive Flat. 740mm.
- Punhos: Ergon Grip GA30.
- Selim: Selle San Marco X3.
- Espigão de selim: FSA Gossamer 31.6x350mm.
- Rodas: aros de alumínio 30mm / cubos Shimano MT400.
- Pneus: Maxxis Rekon 27,5x2,6”.
- Peso: 26 Kg (tamanho S/M, sem pedais).
- Tamanhos: S-M, L-XL.
- Preço: 2.599€.
- Site: www.beeq-bicycles.com