As pastilhas dos teus travões roçam nos discos? Há solução

Esta é uma das principais causas que pode transformar uma volta de bicicleta num autêntico pesadelo.
Revista BIKE -
As pastilhas dos teus travões roçam nos discos? Há solução
As pastilhas dos teus travões roçam nos discos? Há solução

Não há nada que nos chateie mais do que ter algo a travar o nosso andamento. Mas por vezes acontece... Quando a pastilha de travão roça no disco involuntariamente, é preciso resolver esse problema o mais rápido possível. 

E porque é que isto acontece? Pode dever-se a vários fatores:  

1. Rodas mal colocadas

Isto pode acontecer se tivermos um sistema de aperto rápido convencional, e é de fácil solução se tivermos colocado as rodas mal e os discos estiverem desalinhados. Neste caso, temos de nos assegurar de que o eixo dos cubos apoia perfeitamente e por igual nas extremidades do quadro ou da forqueta, antes de apertar. Se tivermos eixos passantes este problema não ocorre. 

2. Pinças mal apertadas

Pode ser que os parafusos que seguram as pinças ao quadro/suspensão não estejam bem apertados, fazendo com que a pinça se mova. Neste caso, experimenta apertar os parafusos. Por vezes, a pintura do quadro/forqueta, contaminou a rosca, impossibilitando apertar o parafuso na totalidade. Uma solução é tentar retirar o excesso de tinta ou colocar umas anilhas Growe na cabeça dos parafusos, para evitar que estes desapertem. 

3. Os pistões não recuam

Também pode acontecer que os pistões estejam secos ou sujos e não recuem adequadamente, ficando demasiado perto dos discos. Experimenta aplicar uma gota de líquido de travões DOT nessa zona, mas com muito cuidado para não contaminar as pastilhas. Verifica também o aperto do disco no cubo.  

4. Disco empenado

Convém descartar se o disco está empenado (torto). Basta comprovar visualmente rodando o aro e verificando o disco.  

5. Temperatura

Como último recurso, verifica se os teus discos não sobreaqueceram. Mas CUIDADO, NUNCA COLOQUES AS MÃOS DIRETAMENTE, pois podem estar quentes. Alguns discos perdem consistência com as altas temperaturas, embora não seja muito habitual.