comitium

SRAM Maven, os travões mais potentes da marca

Os novos Maven são os travões mais potentes da SRAM. Destinam-se a Downhill, Freeride e e-bikes, cumprindo na perfeição aquilo que prometem.

JULIO VICIOSO / FOTOS: SRAM

SRAM Maven, os travões mais potentes da marca
SRAM Maven, os travões mais potentes da marca

À primeira vista, os novos Maven deixam antever que não são uns travões normais. O mais apelativo nas suas grandes pinças são os quatro parafusos que parecem ser colocados intencionalmente de lado para que sejam vistos, unindo as duas metades, reforçando tanto esteticamente como estruturalmente. 

SM Maven Asset 10 FourBoltsForPower

Os pistões têm 18 e 19,5 mm de diâmetro e as pastilhas de travão têm um aspeto descomunal, sendo a sua substituição feita pela parte inferior das pinças, em vez de ser pela superior, como acontece na maioria dos travões. As pastilhas estão disponíveis em dois compostos, sinterizadas, com um composto mais duro e portanto mais duradouras (são recomendadas para ambiente húmido), e orgânicas, que são as standard, com um composto mais abrangente e menos possibilidade de ruído. Estes dois compostos são os mesmos usados nas pastilhas de travão dos SRAM Code.

SM Maven Web Asset 07 v01

A SRAM assegura que a melhor qualidade de travagem é obtida quando o travão já ganhou alguma temperatura após a utilização. De facto, o design das pinças foi criado para ajudar a dissipar em parte o calor, mas a marca não recorreu a sistemas de ventilação para baixar a temperatura em descidas longas, dado que o desempenho se mantém quando os travões alcançam uma boa temperatura. As juntas também possuem um material especial para favorecer a qualidade da travagem. 

SRAM Maven

Confessamos que quando os experimentámos pela primeira vez ficámos surpreendidos com o poder de travagem, o qual está muitos furos acima de qualquer outro travão da marca fabricado até hoje. A própria SRAM recomenda montar um tamanho menor de disco do que o que habitualmente usamos. Há três tamanhos - 180, 200 e 220 mm -, todos eles com 2 mm de espessura e com o sistema de fixação de 5 parafusos. A marca argumenta que este sistema de fixação aumenta a potência de travagem 7%, ao comparar com o Center Lock. Os adaptadores (20P-1 e 20P-2) são exclusivos para os Maven, e não devem ser montados os já conhecidos 20P. 

SM Maven Web Asset 05 v01

Uma forma de sabermos se estamos a aproveitar todo o desempenho que queremos destes travões é ver a cor dos braços dos discos HS2 junto à zona de contato com as pastilhas. Se o metal não tiver nenhuma cor, isso significa que não estamos a conseguir que os travões atinjam uma temperatural ideal de travagem, por isso a recomendação é mudar para um diâmetro menor. Se ficar com a cor ocre/bronze, é sinal de que os travões estão a trabalhar numa temperatura ideal, e se a cor for arco-íris, é sinal de que excedeu a temperatura ideal, portanto convém mudar para um diâmetro maior. 

CURIOSIDADE 

O tamanho do disco influencia o poder de travagem. Por exemplo, por cada 20 mm adicionais em termos de diâmetro, a potência cresce 14%. Portanto, se mudares de 180 para 220 mm a potência aumentará 28%! Isto acontece porque os Maven são 50% mais potentes do que, por exemplo, os SRAM Code. 

Esteticamente são impressionantes e em andamento confirmam aquilo que prometem

Também destacamos o facto de os Maven serem os primeiros travões da SRAM a utilizar óleo mineral, em vez de líquido de travão DOT, algo que poderá ser alargado à restante gama em breve. As manetes, tal como as dos novos travões DB8, têm o design Stealth que é mais paralelo ao guiador e permitem ajustar o alcance da manete nas três versões disponíveis e o ponto de contato das pastilhas nas versões superiores, Silver e Ultimate. Os Maven não são compatíveis com as manetes dos Code e são fabricados em alumínio. Segundo os dados da marca, requerem menos 32% de força na manete para a mesma potência de travagem. 

005018237000 AM DB MVN ULT SPLASH RED EXPERT KIT c 3q

A tecnologia Swinglink que aumenta o poder de travagem durante o curso da manete, multiplica a força que os pistões exercem sobre o disco quando a acionamos. Esta tecnologia não é nova e está presente noutros travões da marca, mas prova que a SRAM está a aproveitar os pontos fortes dos travões existentes - ou pelo menos o seu conceito - e a partir daí está a desenvolver todo um conjunto para aumentar a capacidade de travagem. 

COMO É QUE FUNCIONAM?

Os Maven já não abrandam, agora param mesmo. Se apertarmos as manetes com força a potência de travagem é descomunal. Aliás, sugerimos que se um dia montares estes travões na tua bicicleta tenhas algum cuidado inicial, porque a sua potência coloca-os mesmo num patamar superior. 

SM MAVEN 11262

As primeiras impressões com que ficámos indicam isso mesmo, que estes travões podem lutar de igual para igual com as melhores marcas, quer sejam as orientais, quer sejam as europeias. A SRAM tem uma reputação a manter e parece-nos que a longo prazo estes travões vão continuar a surpreender-nos tal como quando aconteceu quando os recebemos na nossa redação. 

GAMA

Existem três versões (ou níveis de preço) destes travões que terão um foco acentuado no segmento das e-bikes de Enduro e nas bicicletas com curso mais generoso (All Mountain, Freeride e Downhill), onde a grande capacidade de travagem é extremamente importante. 

- SRAM Maven Bronze

É a opção mais básica dos SRAM Maven e a principal diferença face aos modelos superiores é a manete que não possui ajuste do contato das pastilhas. Além disso, usa casquilhos em vez do rolamento Swinglink, e a pinça em vez de ser forjada é estampada. Está disponível na cor "Dark Polar" e o kit completo custa cerca de 440 euros.

SRAM Maven Bronce

- SRAM Maven Silver

É a versão intermédia e dispõe de regulação do contato das pastilhas através da manete, bem como o Swinglink. Pesa entre 360 e 370g (o peso nas três versões é similar), está disponível em preto anodizado e custa cerca de 640 euros

SRAM Maven Silver

- SRAM Maven Ultimate e Kit Ultimate 

O modelo topo de gama partilha com o Silver as especificações, sendo possível optar pelo Kit Ultimate que é a versão com as pinças vermelhas e que, para além dos travões, inclui dois discos de 200 mm, 1 de 180 e outro de 220 mm, sendo possível realizar diferentes combinações. O Kit também inclui o óleo Maxima, dois conjuntos de pastilhas, adaptadores, um kit de sangramento e uma bolsa. Custa 699 euros

SRAM Maven Ultimate

Poderás obter mais informações em www.sram.com.

Arquivado em:

SRAM apresenta os novos travões Bronze

Relacionado

SRAM apresenta os novos travões Bronze

Eis os novos travões SRAM Stealth

Relacionado

Exclusivo: eis os novos travões SRAM Stealth

Teste: travões Sram Code RSC

Relacionado

Teste: travões Sram Code RSC

4 razões que geralmente implicam uma travagem deficiente

Relacionado

4 razões que geralmente implicam uma travagem deficiente

Sigma Blaze, a luz com sensores de travagem e de luminosidade

Relacionado

Sigma Blaze, a luz com sensores de travagem e de luminosidade

Hayes apresentou versão limitada dos travões Dominion A4

Relacionado

Hayes apresentou versão limitada dos travões Dominion A4

Nunca faças isto aos travões da tua bicicleta

Relacionado

Nunca faças isto aos travões da tua bicicleta