comitium

O que é que devemos levar na mochila?

Quando andamos de bicicleta podem ocorrer situações previsíveis e imprevisíveis. Estar preparado para qualquer eventualidade é uma mescla de experiência e planificação. Aprende a escolher aquilo que levas e evita surpresas.

JORGE LÓPEZ / FOTOS: GONZALO MANERA

O que é que devemos levar na mochila?
O que é que devemos levar na mochila?

NOÇÕES BÁSICAS:

  • Embora possa parecer que o tempo vai estar estável, confirma sempre a previsão meteorológica.
  • Nos meses frios e chuvosos, leva peças de roupa adicionais como um impermeável, um gorro, umas meias ou umas luvas.
  • Nos meses de calor evita pedalar dentro do horário em que vai fazer mais calor. Leva sempre muita água e protetor solar (no mínimo FPS 30).
  • Os sais e as bebidas isotónicas são grandes aliadas na reposição de líquidos e na manutenção do desempenho, sobretudo em momentos de maior sudação.
  • Os óculos são recomendáveis sempre, mas no Verão são mesmo obrigatórios. Para além de protegerem os teus olhos do sol e dos insetos, evitam que os ramos das árvores ou a terra magoem essa zona tão sensível.
  • Poupa tempo. Por vezes, a preparação pré-volta demora uma eternidade. Se fores organizado demorarás cada vez menos tempo.
  • Se formos fazer uma volta longa, é melhor planificá-la. Saber onde iremos comer, onde há fontes de água potável ou cafés, que esforço físico envolve... Quanto menos deixares ao acaso, melhor.
  • Avisa sempre alguém antes de saíres (qual vai ser o teu caminho, paragens, com quem vais e a que hora esperas regressar).
  • Já experimentaste fazer viagens com a bicicleta? Descobre novas regiões, culturas, pessoas, países, gastronomia...

A BASE

O que é que devemos levar na mochila?

 

BOLSA DE TRANSPORTE: Existem de vários tamanhos e materiais e podem ser colocadas em vários sítios. Se vais fazer voltas curtas, podes deixar a mochila em casa e usar apenas uma bolsa.
DESMONTAS OU TACOS E APLICADOR: Sem eles a reparação de furos pode ser um calvário. Não te esqueças de os levar sempre. MULTI-FERRAMENTA: A bicicleta tem vários parafusos que podem requerer um reaperto em qualquer altura. Uma multi-ferramenta traz tudo aquilo de que precisas. DOCUMENTOS: É importante (além de obrigatório) estar sempre identificado (com o cartão de cidadão). E se tens alguma patologia clínica, leva também um papel devidamente plastificado a mencionar o tipo de doença, características, contato do médico e outras indicações clínicas que aches relevante (tipo de sangue, por exemplo). COMIDA: É recomendável levar algum alimento. As barras, os géis e as gomas energéticas são um formato muito fácil de transportar. BOMBA: A bomba é obrigatória em cada saída e pode-te salvar de um apuro Também recomendamos levar uma botija de CO2 e aplicador. CÂMARA: Embora possamos levar apenas os remendos, nós gostamos de levar sempre uma câmara de ar.
REMENDOS: Nunca sabes quantas vezes vais furar, por isso mais vale ser precavido. DINHEIRO: Podes ter de comprar uma garrafa de água ou comida. É preferível levar dinheiro em vez do cartão multibanco pois há cafés que não o aceitam em compras inferiores a 5 euros.
ÁGUA: É imprescindível em qualquer volta, por mais curta que seja, sobretudo no Verão. A desidratação afeta muito o rendimento. 
LUZ DE PRESENÇA: Se por algum motivo (um furo, por exemplo) tiveres de regressar mais tarde a casa e ficar escuro, a luz irá salvaguardar a tua visibilidade. TELEFONE: Tanto para fazer como para receber chamadas. Não te esqueças de o recarregar sempre antes de cada volta.

VOLTAS MÉDIAS E LONGAS

O que é que devemos levar na mochila?

 

MOCHILA: Escolhe uma específica para andar de bicicleta. Se tiver um sistema integrado de hidratação, vários bolsos/compartimentos e uma ergonomia específica para garantir conforto, bem como para assegurar de que as costas conseguem respirar, melhor ainda. MULTI-FERRAMENTA: Quantas mais opções tiver, mais problemas podemos solucionar. As mais completas incluem um troca-correntes. CÂMARA DE AR: Se numa volta curta é recomendável, numa longa é mesmo obrigatório. Mesmo que leves remendos, estes podem não ser suficientes, ou se a câmara se rasgar, a única opção é mesmo colocar uma nova. REMENDOS: Se queres poupar tempo quando estás a reparar um furo, usa os que já possuem cola. DESMONTAS: Nunca saias de casa sem eles. São leves, pequenos e ocupam pouco espaço. De preferência leva sempre três, pois se um se partir os outros dois resolvem o problema. BOMBA DE AR: Existem opções baratas, leves e de qualidade. Se já tens a tua há anos, talvez seja uma boa altura para trocar, pois como tudo na vida, as bombas não duram para sempre (os o-rings vão perdendo eficácia).
TELEFONE: Além de ser útil num caso de emergência, o telemóvel também pode servir para nos ajudar caso estejamos perdidos (usando apps de navegação, por exemplo).
LUZ: O excesso de confiança ou motivação pode fazer com que percorramos uma distância maior do que aquela que tínhamos pensado, e por vezes esses excessos fazem com que regressemos a casa já de noite. É importante levar uma luz traseira bem como uma dianteira.
DINHEIRO: O dinheiro faz o mundo girar, além de assegurar de que poderás comer uma sandes e uma cerveja para repor as energias no fim da volta. E porquê? Porque mereces! COMIDA: Nas voltas longas precisamos de nos alimentar bem. Se a tua volta dura mais de duas horas, leva sempre comida sólida. DOCUMENTOS: Cartão de crédito, cartão de cidadão, cartão do seguro de saúde, carta de condução… nunca sabes quando é que vais precisar deles, por isso leva sempre. LUBRIFICANTE: Em terrenos poeirentos ou em dias chuvosos a nossa corrente pode perder a lubrificação começando a funcionar mal. Por isso, lubrifica-a sempre.
ABRAÇADEIRAS/ZIP TIES: Servem para múltiplas coisas e são muito resistentes. Estas tiras de plástico podem-nos ajudar a resolver as avarias mais complexas.
GOPRO: É provavelmente o acessório de que menos iremos precisar, mas quando começares a perceber como é que funciona, será certamente uma das tuas companhias de eleição. PIN DE UNIÃO: É uma boa solução para colmatar uma corrente partida. É um método rápido, simples e sem a necessidade de ferramentas.

O que comer ao pequeno almoço antes de ir pedalar

Relacionado

O que comer ao pequeno almoço antes de ir pedalar

10 razões pelas quais os desportistas deveriam comer um abacate por dia

Relacionado

10 razões pelas quais os desportistas deveriam comer um abacate por dia

Alimentos naturais que se podem comer durante a prática de ciclismo ou BTT

Relacionado

Alimentos naturais que se podem comer durante a prática de ciclismo, gravel ou BTT

Beber apenas água é suficiente?

Relacionado

Beber apenas água é suficiente?

Dicas para escolher os melhores pneus para o Inverno

Relacionado

Dicas para escolher os melhores pneus para o Inverno

12 dicas para andar de bicicleta com temperaturas elevadas

Relacionado

12 dicas para andar de bicicleta com temperaturas elevadas

4 truques para melhorares nas subidas longas

Relacionado

4 truques para melhorares nas subidas longas

Truques para manter a forma no inverno

Relacionado

Truques para manter a forma no inverno

Truques para conseguir uma pedalada mais redonda

Relacionado

Truques para conseguir uma pedalada mais redonda